Café com Chai



terça-feira, 22 de maio de 2012

Moda - Roupas Típicas do Punjab

Aqui vou mostrar um pouco da roupa típica feminina usada no norte da India, o Salwar Kameez. Tradicionalmente as mulheres usam com a calça bem larga. Já os modelos com calças mais justinhas (chamadas de pijama) você verá nas mulheres mais jovens pois já é um pouco mais moderno, fashion.

 Particularmente acho muito lindo o salwar kameez. A mulher fica muito feminina, bonita e sem vulgaridade. Mostra que a mulher pode ficar bonita sem precisar usar roupas curtas ou super decotadas.


Shalwar kameez - India

Kameez ou shalwar kameez é um conjunto composto por 3 peças, popular no norte da Índia e também no Paquistão É um vestido tradicional do Punjab ao norte da Índia e que por isso é também chamado de "Punjabi dress", "Punjabi suit" e em português "Conjunto Punjabi"  e este é o traje nacional, tanto para homens e mulheres na India, Paquistão e no Afeganistão. Às vezes, ao invés de de Salwar é pronunciado shalwar mas basicamente ambos estão se referindo a mesma roupa. A palavra kameez é derivado do latim camisia (camisa ou túnica), da qual, provavelmente, fez o seu caminho em várias línguas europeias (Chemise) e também em árabe, a provável fonte imediata para kameez.



O  kameez, ou salwar, consiste em:
Salwar ou shalwar  (calça bem larga)
Kameez (camisa longa ou túnica)
dupatta (estola ou xale)

Salwar  é uma calça bem solta, bem larga. Tradicionalmente é pregueada.  Normalmente, o tamanho da calça tradicional, na região da cintura é quase o dobro do tamanho da cintura real para torná-lo confortável de usar. Salwar é bem folgada na área da coxa para bastante conforto.

Kameez tradicional é normalmente uma camisa longa até o joelho e com mangas. Com a modernidade e a influência das roupas ocidentais já é possível encontrar sem mangas, em forma de regata.




Dupatta ( lenço ou xale) é terceira peça do conjunto. Geralmente usam em torno da cabeça ou pescoço


Para as mulheres muçulmanas, a dupatta é uma alternativa menos rigorosa em comparação ao chador e burca.

Para as mulheres Hindus e Sikhs (especialmente do norte da Índia, onde kameez é mais popular), a dupatta é necessária quando a cabeça deve ser coberta, em um templo ou na presença dos mais velhos. Para outras mulheres, a dupatta é simplesmente um acessório elegante que pode ser usado sobre um ombro ou envolto ao redor do colo e sobre os ombros.



Paquistão Salwar Kameez 

kameez  continua a ser o traje nacional do Paquistão. É amplamente usado por homens e mulheres no país. Principalmente algodão é escolhido como o principal tecido, pois ajuda  a gerir o calor da região. O salwar é uma calça vagamente larga, que cai ao longo da perna, e é presa na cintura com a ajuda de um cordão ou um elástico. A cintura do salwar é o dobro do tamanho real da cintura para proporcionar conforto.

O kameez é quase sempre mais fechado no pescoço e com mangas mais longas, nunca com decotes. Ele cobre a frente e as costas da mulher e uma dupatta deve ser usada. O kameez é até o joelho e mais largo na barra. Parece um vestido. A diferença é que se usa uma calça por baixo e com cores que combinam entre si. Este tipo de vestido ganhou popularidade em todo o mundo.




Veja mais alguns modelos indianos e paquistaneses:


















É isso gente. Uma roupa tradicional, linda e super confortável.

4 comentários:

  1. Lindas!
    Eu acho super bonitas essas roupas... A maquiagem, os cabelos bem arrumados...

    Adorei saber um pouco mais :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. são muito lindas né..fico boba com os detalhes, praticamente não se repetem e são bordadas à mão. To fascinada por essas roupas!
      beijoss

      Excluir
  2. SK é a coisa mais linda do mundo! mesmo quando a calça é um pouco mais larguinha. Todos os seus modelos tem o seu charme. E as cores? Uma mais linda que a outra.

    E homem usando SK então... hummmmmmmmmmmmmmmmm! lindo, lindo!

    Sigo o seu blog!
    Passa no meu: http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Então vc tb é admiradora do sk! todos tem seu charme né...realmente SK masculino......é absurdo de lindo!
    beijoss

    ResponderExcluir