Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caminho das Indias





 Muita gente criticou a novela mas eu confesso que adorei. A Glória retratou muito bem o fato do casamento arranjado, os costumes, o desejo pelo filho homem, o valor que dão às tradições, dificilmente um filho se coloca contra a vontade dos pais para tomar qualquer decisão inclusive quando se trata de casamento arranjado, nem todos aceitam um relacionamento com uma "firangi", um romance pela internet que virou casamento (como algumas de nós né  e sabemos o quanto é difícil um relacionamento à distância)  etc. Poxa, tem gente que ainda reclama. A história foi muito bonita em todos os sentidos. 
 Tem aqueles que dizem que ela não retratou a realidade indiana. Por acaso todas as novelas retratam a realidade do Brasil? Gente rica, poderosa, que não faz nada da vida, donos de empresa que tem tempo de tramar vinganças, gente pobre mas que sempre está empregado...ahh pelo amor! 
 Se a Gloria Perez ao invés de um cavalo branco quisesse  um jegue  de asas no casamento da Camila ela teria todo o direito!! 
Quem assiste os filmes de Bollywood sabe do que estou falando. Muitas cores, danças, drama, amores impossíveis, casamento arranjado, roupas típicas cheias de brilhos, maquiagem, colares, brincos, igual aos da Camila, Maya...isso é o lado feliz da India!





 Ainda vejo comentários do tipo no youtube dizendo que ela errou nisso e naquilo..que não motrou a India como ela é! Muitos filmes de Bollywood  também não mostram .eles ainda chegam ao extremo de mostrar um país "ocidentalizado" que não existe. Moças de blusinhas de alcinha, mini saias, bebendo, se divertindo, e muito mais que não vemos na India de verdade. Mostram uma cultura tão moderna e flexível porém na realidade não é nada disso.  Então por que criticar tudo que é nosso? a nossa novela, o nosso trabalho? Como tem gente que ainda não entende? Quer realidade, vá assistir  Jornal Nacional ou Discovery Channel, seja lá o que for!! Novela não é documentário!!! É ficção!!! :)

Pra finalizar, o que diriam sobre esse vídeo? Quem deveria mostrar a India como ela é? A Gloria Perez ou os próprios Indianos?  Bollywood também não mostra a Índia como ela é.
 

Como se constrói um amor?

Opash fala a Camila e Ravi sobre o amor no casamento. Veja que aqui ela já usa o sandoor (pó vermelho aplicado na linha central do cabelo, indica que a mulher é casada e deseja vida longa ao marido. Hoje em dia também existe sandoor à prova d'água e em embalagem igual gloss labial ). Nem tudo são flores em um relacionamento e  um sábio conselho pode mudar a vida de um casal. Muito lindo e verdadeiro. 

Dicas de beleza

Vamos entender o conceito de beleza dos indianos. Não vou falar aqui sobre a pele clara como muita gente já sabe. Isso deixo para outro post. Vou falar sobre a feminilidade, a beleza "natural" e a vontade de ficar bonita para o marido, o pretendente e até para si mesma, afinal quem não gosta de se sentir bem consigo mesma?
O Brasil no 2º lugar do ranking mundial no consumo de produtos de beleza, ultrapassou o Japão, e está apenas atrás dos Estado Unidos então por que não compartilhar uns segredinhos a mais? Ainda mais porque a maioria de nós brasileiras admiramos a maquiagem, roupas e jóias lá do outro lado do mundo em terras orientais. O que elas usam então para manter os cabelos saudáveis, a pele bonita etc??
É claro que devemos levar em consideração a genética, o clima, a alimentação, etc..

KAJAL


As indianas usam kajal pra dar mais beleza ao olhar. Conhecido como kol, kehal ou kohal em árabe ou também  surma em Punjabi kajal em Hindi e urdu, ou Gajal no sul da Asia. Alguns acreditam que o kajal é pra proteger contra o mau olhado, inveja, fortalecer espiritualmente e também protege do sol.  É usado mais pelas mulheres mas também é possível ver alguns homens usando, é até bebês e crianças. As mães aplicam nas crianças dizendo que isso deixa os olhos mais fortes. Também protege os olhos da poeira e mantém a pele mais hidratada, evitando o ressecamento  devido o clima árido, seco.

 Na década de 60 e 70 o movimento hippie trouxe ao Brasil a moda indiana e com ela os olhos bem marcados com o kajal. Ele pode ser em pó ou bastão, eu nunca usei em pó pois vi várias meninas reclamando que tem dificuldade de usar, que ficam parecendo um urso panda, pois se não souber usar faz uma lambança.

Sempre usei em bastão e adoroooo!. Depois que se usa um kajal de verdade você não quer mais saber de usar lápis. O kajal é macio, você sente a pele hidratada, ele realmente protege do vento e poeira. E o efeito dele é mais forte e é mais brilhoso, parece um hidratante mesmo, tanto que até prefiro passar um pó compacto pertinho dos olhos pra evitar que ele escorra. Aqui no Brasil você encontra por 10 Reais em lojas de produtos indianos. Não caia nessa de pagar cento e pouco num kajal pelo amor de Deus!! Vi outro dia na Internet uma marca vendendo kajal por cento e poucos reais! Eu particularmente não pagaria. Lá na India sai por menos de um real.hehe com tanta gente indo e vindo compensa mais você pedir para alguém trazer ou comprar num loja indiana aqui mesmo.

 Em outro post eu quero falar mais curiosidades sobre o kajal. Como essas curiosidades estão fora do assunto de beleza, deixarei para depois.. :)

ÓLEO DE CÔCO

Uma das coisas fantásticas que me conquistou foi o óleo de côco. As indianas não o usam apenas para preparar alimentos. Elas usam também nos cabelos e na pele. No começo achei super estranho (como assim óleo nos cabelos, na pele?/)  mas comecei a usar sempre nos cabelos antes de lavar com shampoo, ou uso como um reparador  de pontas e é o máximo. Só não exagere na dose. Mas se isso acontecer, só lavar com shampoo e ele sai super fácil dos cabelos. Os indianos têm costume de deixar óleo nos cabelos, mas eu prefiro usar antes de lavar com shampoo e depois eu passo o condicionador normal. Tente usar durante o banho, e dê um último enxágue pra tirar o excesso. Eu adoro usar no inverno e a pele fica realmente uma seda, parece pele de bebê. Eu que sou louca por tudo que é de côco nem preciso dizer que amo, né!! Eu uso uma marca brasileira, mas na India tem várias marcas diferentes. A mais famosa para os cabelos é a Dabur Vatika e Parachute, mas acredito que Vatika ajude a escurecer os cabelos, pois contem óleo de amla e henna. Deixa os cabelos super brilhantes. Já o óleo Parachute da embalagem azul é puro óleo de côco e usam no cabelo, na pele, na comida, etc.
Dabur Vatika para os cabelos. Contém henna e óleo de amla.
Parachute - puro óleo de côco. Para os cabelos, pele e até mesmo no preparo de alimentos.
Esse é meu sonho de comsumo! Quase um litro de óleo de côco puro!!!
Gente óleo de côco é tudo de bom!! Experimentem também óleo de amêndoas puro nos cabelos e como hidratante facial! Você vai economizar horrores em cremes e mais cremes e vai ficar linda!!