Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

domingo, 29 de abril de 2012

Namoro virtual

Esses dias andei lendo em vários blogs postagens das meninas sobre relacionamentos interculturais com indianos, turcos, paquistaneses, onde relatavam as dificuldades de se relacionar com alguém de uma cultura tão diferente, com princípios "enraizados" e pensamentos na maioria das vezes opostos aos nossos. Algumas já se casaram, outras estão com o pé na estrada ao encontro do amor de suas vidas. Sabe, já vi, ouvi e recebi todo tipo de comentário em relação a namoro virtual.

 É normal as pessoas não acreditarem, pensam que é fogo de palha, ilusão, modinha, te chamam de louca, etc etc. Não critico quem está num relacionamento virtual com alguém que mora do outro lado do mundo. 

Está certo que muitas mulheres caem no conto de fadas, mas qual mulher nunca caiu? O problema está no perigo de cair num conto de fadas na terra que você nasceu ou do outro lado do mundo. Isso deve ser muito bem pensado. E depois que passa a fase da empolgação,  quando tudo não é mais novidade como o jeito que come, reza, fala, se veste e milhares de outras coisas, se não for realmente amor a chances de dar certo caem por terra, em outras palavras, a carruagem volta a ser uma abóbora.

A gente pensa que é fácil abandonar nossa cultura e assumir uma vida totalmente nova, mas esquecemos que a vida pesquisada no google não é a mesma do dia a dia.
Nunca confunda religião com cultura. "Ah porque a religião dele não permite isso, não permite aquilo, manda fazer de um jeito, ou permite assim, etc"...isso não existe! Religião e cultura não andam juntas! 

Se a religião do amado proibe algo ou se omite em determinado assunto, não quer dizer que ele não irá fazer simplesmente por que a religião não permite ou se omite. Cultura é cultura e ponto. Religião é outra coisa. Não pense que todo muçulmano é igual, assim como todo cristão não é igual. Coisas que cristãos fazem no norte do Brasil, não fazem do mesmo jeito os cristãos do Sul, por exemplo. Assim como muçulmanos da Africa tem costumes diferentes de um muçulmano na India. Então antes de se jogar num relacionamento e largar tudo, pense bem nisso pra não ter uma grande decepção depois.

Outra coisa que gostaria de abordar nesse tema, quando alguém te chama de louca, caramba, quem não é? Mas não vá sair surtando. Pense que a maioria se preocupa com você e quer te ver bem, tem medo que algo aconteça, etc.

Quanto à modinha, que agora muitas estão de cabeça no relacionamento de Internet não acredito que seja modinha, acredito que seja falta de informação, maturidade e um bom conselho. Acontece que aqui as mulheres ainda querem se casar e ter filhos. Sentem falta da cumplicidade no relacionamento.

Meninas que estão na luta de encontrar o amor de suas vidas não desistam. Só não pensem apenas com o coração, pensem com a razão também, como vão se sustentar, como vão trabalhar, cuidar dos filhos, se você precisar de um médico, dentista, se o lugar que você vai morar será capaz de te suprir as necessidades básicas. A gente reclama muito do Brasil, mas existem lugares piores, principalmente para o sexo feminino. 

Procure saber sobre as leis e costumes do seu amado, não apenas a religião. Aqui nós temos pouco, mas temos uma Lei Maria da Penha e uma precariedade na aplicação das leis, mas imagine países que nem isso tem? Nem direito de reclamar vc tem? Não tem direito de trabalhar ou estudar. O que você vai fazer da sua vida, e depois que tiver filhos como fica? E se não der certo, como você volta? Te deixarão voltar? Não quero colocar medo, mas já colocando, essa é a realidade nua e crua.

Meninas não desistam do sonho de vocês mas pensem com os  pés no chão. Ninguém tem o direito de humilhar ninguém. Se hoje cheguei até aqui, é pq passei pelo mesmo que vocês. Também fiquei horas na frente do computador, também passei noites em claro conversando, trocando mensagens, esperando ligações, insegurança, etc...mas se cheguei até aqui, não é porque eu posso, ou sou melhor que alguém, mas é por que acreditei. 

Não é fácil, nem tudo são mil maravilhas pois pra ter alguém perfeito nós precisamos ser perfeitos! Mas temos que abrir mão de muita coisa também, só Deus sabe das nossas necessidades, alegrias e tristeza. O máximo que podemos fazer é aconselhar e torcer para que tudo dê certo. Não estamos aqui para julgar ninguém nem sermos julgados.

Todas nós percorremos a mesma estrada da vida, apenas com direções diferentes. Boa sorte.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ele voltou!

Só passei por aqui hoje pois esta semana fiquei curtindo o maridão e me readaptando à rotina. Ele voltou domingo, depois de 2 meses de viagem. Comprei um buquê de flores e fui recebê-lo no aeroporto, coração na boca, e uma ansiedade imensa!

Não foi fácil suportar essa viagem. Depois que a gente encontra nosso amor pela primeira vez a gente nunca mais quer ficar longe ou imagina que não ficaremos longe um do outro novamente. Mas depois cai a ficha e percebemos que esse "vai e volta" sempre fará parte de nossas vidas. Sempre um terá que abrir mão da família, amigos, e vez ou outra será necessário voltar para suas raízes e matar a saudade. Nem sempre os dois poderão ir juntos, e é preciso saber lidar com isso. 

As vezes bate uma insegurança, mas é normal. O bom é que a saudade fortalece. E percebi que agora ele já veio mais maduro e preparado pra enfrentar a distância dos amigos e familiares, e ainda longe de suas tradições. A adaptação não foi nada fácil como eu pensei que seria. A primeira vez que ele veio pra cá foi muito difícil. Tanto da minha parte quanto da dele. Depois quero fazer um post sobre a adaptação no nosso querido Brasil. 

Adorei as coisas típicas que ele trouxe, vou fazer uma resenha depois de alguns produtinhos. E dessa vez comi um doce indiano sem precisar ir a India..hehe. Muito diferente: doce, salgado, ao mesmo tempo azedo, com gosto de curry e muita pimenta!!! Complicado neh! Também achei rs. Parecem aquilas "cobrinhas de gelatina azedinhas". Ainda prefiro os nossos doces tradicionais como doce de leite, pé de moleque e cocadas! eee Brasil!!

Té mais e bom final de semana pra todos!
Beijos