quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Filme Punjab e alguns costumes


Pra você que pretende conhecer mais sobre a cultura punjab indico muito os filmes antigos de 70 e 80's. Neles você pode observar como é o comportamento entre familiares, amigos e casais apaixonados. Aproveite esse feriado e assista Yaara O Dildaara. Apesar de ser um filme atual mostra bastante a cultura punjabi.

Observe alguns detalhes quando dizem Sat sri akal toda vez que se encontram ou se despedem. Os sikhs se cumprimentam com o  Sat sri akal (pronuncia-se "sa-sri-kal") juntando as mãos como os hindus fazem.




*Já o namaste é o cumprimento dos hindus.

Peri pena (pronuncia-se "péripenã"): significa tocar com as pontas dos dedos os pés dos mais idosos ao encontrar ou também ao se despedir.


Repare nos filmes que muitos jovens não chegam a tocar os pés propriamente, eles dão uma leve agachada e encostam os dedos na altura do joelho, mas está valendo! Esse é o absoluto sinal de respeito. É o mesmo que pedir a benção. Porém o marido nunca diz peri pena para a esposa. Primeiro, por que na maioria das vezes ele é mais velho do que ela e só dizemos peri pena para os mais velhos e, segundo, porque na cultura indiana a mulher deve obediência ao marido e não o contrário, então mesmo se você for mais velha que o marido, ele ainda sairá na vantagem porque ele é m-a-r-i-d-o. A mulher também  diz peri pena para os sogros depois que ela já se casou. Antes do casamento não é costume peri pena para os pais do rapaz.

Muitas vezes os filmes exibem conflitos de casamentos arranjados através de fotos e alguns desentendimentos entre as famílias. Isso é muito comum pois os sikhs em sua maioria são extremamente conservadores, para eles a reputação da família é tudo, então se algo acontece de errado ou é descoberto mesmo durante os preparativos do casamento tudo pode ser cancelado não importando o dia nem a hora. 

Meu marido disse que já chegou a presenciar um casamento que foi cancelado no dia da cerimônia, quando tudo já estava pronto, decorado e os convidados no salão, depois que descobriram algo. O motivo da discórdia foi o Facebook! Sim, isso mesmo! Um cara idiota mandou alguma mensagem para a garota (esse tipo de mensagem de rapaz que sai paquerando todas na net). Aí chegou a notícia na família do noivo dizendo que a moça tinha um namorado, affair na net, não tinha boa índole ou sei lá o quê e na hora cancelaram o casamento. É incrível mas eles se preocupam muito com "o que os outros vão dizer" e cada detalhe da vida da pessoa e dos familiares são as maiores preocupações. Assuntos que já superamos no ocidente ainda são um verdadeiro tabu na India.

A mulher não decide quase nada, a decisão final fica por conta do marido principalmente na hora de escolher com quem os filhos irão se casar. Ela pode até opinar, mas não toma nenhuma decisão final e prefere sofrer calada. 

 As mais idosas geralmente usam a dupatta na cabeça quase que o tempo todo.

Já as mais jovens usam a dupatta apoiada nos ombros. Ouvi dizer que os tempos estão mudando pois antes a dupatta era usada na cabeça e agora foi parar no pescoço.. hehe

Além da dupatta na cabeça, as idosas não costumam usar muitos enfeites ou muitas cores. Já as mulheres mais jovens sempre usam muita cor, muito brilho nas roupas e dupata no pescoço.


A forma que os mais jovens tratam os idosos é uncle e aunt (tio e tia) no lugar do senhor e senhora.
No caso de sogro e sogra é mommy e daddy (papai e mamãe).
A nora é sempre chamada de daughter (filha).
O genro é sempre chamado de son (filho).


Tudo isso e muito mais você poderá observar nesse filme! Filme indiano sempre tem uma "revira-volta".

Vale muito a pena para você também que está pensando em fazer parte de uma família punjab sikh ( esteja preparada para algumas mudanças!).

Yaara O Dildaara é um filme de família, que gira em torno de amor e amizade. A história é baseada em duas famílias de negócios de Ludhiana. Uma história romântica que vai restabelecer a sua fé no amor verdadeiro. É uma mistura de amor, comédia e emoções.
Presentes os atores Harbhajan Mann, Tulip Joshi, Kabir Bedi, Gulzar Inder Chahal, Jonita Doda, Gurpreet Ghughi, Neena Cheema, Sunita Dhir, Akshita Sharma, Gurpreet Grewal, BN Sharma, Kuldeep Sharma & Vijay Tandon. É dirigido por: Ksshitij Chaudhary
E Produzido por T-Series.

 Filme completo - Legendas em Inglês

Yaara O Dildaara



Filme completo nesse link do youtube (legendas em inglês):
http://www.youtube.com/watch?v=DDwqUY9MWDU&wide=1

Sat sri akal!!!

2 comentários:

  1. Ótimo post Star! Bjs, Paloma

    ResponderExcluir
  2. Sim!!Ótimo post e obrigada pela dica do filme. Vou assistir esse fim de semana, porque com o frio que está fazendo aqui no Japão eu me recuso a sair de casa!Beijos!

    ResponderExcluir