Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Pergunte antes de casar

Seja casamento arranjado, seja casamento por amor, é muito importante conhecer alguns pontos de vista do seu parceiro e ver se vocês tem algo que possibilite a vida em comum. Eu costumo dizer que o casamento que decorre de um relacionamento virtual se parece com um casamento arranjado: os casais não tem contato físico, tudo depende da aceitação das famílias (além de muita coragem do rapaz para quebrar as regras).

Mas antes de casar é importante ter uma base, não dá pra casar do nada e se deixar levar somente pela paixão. É necessário pensar no relacionamento a longo prazo. Essa não é uma cartilha de "como ter um casamento bem sucedido", deixo isso para os contos de fadas. Quero apenas te fazer pensar em alguns detalhes importantes na vida a dois:

1. Por que você pretende casar?
Porque está na idade.
Porque todo mundo se casa e você não é diferente dos demais
Porque sua família ou amigos acham que você está solteira(o) há muito tempo
Porque você tem medo de ficar sozinha(o)

Nenhum desses motivos são suficientes! As pessoas se casam para compartilhar amor e alegria (é claro, despesas, problemas...). Se você procurar muitos motivos e crias expectativas em cima deles terá no futuro uma grande frustração.

2. Quais seus objetivos profissionais e como vai educar os filhos caso queira tê-los?
Os objetivos do casal precisam estar no mesmo nível para uma boa educação dos filhos. 
Os filhos não podem ser alvo de chantagens emocionais dos pais. Se a relação não está bem, não é uma criança que vai consertar. Não é justo colocar uma criança em fogo cruzado.

3. Como você ou seu parceiro planeja usar o dinheiro que vocês fizerem?
Quem vai pagar o quê e quanto precisa ser economizado, até quanto pode ser usado.
Como você vai manter seus gastos pessoais.
Se você ou seu parceiro costuma dar uma parte do salário para caridade, templos, dízimos, etc (é muito comum o homem indiano, por exemplo, dar uma quantia do seu salario para o templo, assim como é comum aqui no Brasil o dízimo)
Se ele gosta de roupas de marca e você gosta de perfumes caros, será possível manter o mesmo nível social? Para tudo deve haver um equilíbrio.

4. Como você planeja cuidar dos seus pais quando estiverem idosos?
Em algumas famílias orientais a nora deve ajudar em primeiro lugar os sogros. Seu parceiro e seus sogros permitiriam que você se ausentasse para cuidar de seus pais enquanto eles necessitarem?
Se você vai morar em outro país, sua nova família te ajudaria nas despesas de uma viagem de emergência? 

5. Até quando serão aceitos os palpites dos sogros?
Em algumas famílias não existe privacidade. Os sogros dormem com um olho fechado e outro aberto ou entram no quarto sem avisar. Eles não irão mudar. Tem homem que mesmo depois de casado faz tudo o que a mamãe ou o papai quer, pede consentimento até para comprar uma camisa nova e nunca se coloca contra os pais mesmo sabendo que estão errados. 
Pense, são dois adultos no relacionamento. Se o homem não é capaz de tomar as próprias decisões sem deixar papai e mamãe chateados, não está pronto para um relacionamento.

6. Como vão passar os momentos livres/férias juntos?
Tem gente que acha que visitar os pais recebe o nome de férias. Tem gente que prefere ficar em casa assistindo TV.. 

7. Vocês tem alguma ideologia política ou religiosa em comum?
Família que ora unida e janta unida permanece unida. Isso ainda funciona.
Vocês não precisam ter a mesma religião, mas ter a maturidade para não forçar o outro a seguir a mesma fé ou corrente de pensamento que você e vice-versa.
Se não houver respeito ou pontos em comum isso trará problemas mais à frente.

8. Vocês compartilham alguma prática espiritual?
Ser espiritualizado é diferente de ser religioso. Tem gente que se diz religioso mas não pratica nada no dia-a-dia.

9. Quais são os sonhos em comum?

10. Existem vícios como cigarro, álcool, etc? Você ou seu parceiro conseguiria conviver com uma pessoa que fuma o dia inteiro ou gosta de sair para beber com os amigos?


Abraços