Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Universidade Punjabi tranca meninas no campus para evitar "transtornos" no Holi

Eu queria ter colocado isso na semana do Holi mas não foi possível. Mesmo aqui deixo para uma breve informação. Coloquei o link original em inglês mas para quem não é familiarizado com o idioma deixei uma tradução "via Google" pra ajudar. As considerações finais deixo para vocês.

http://timesofindia.indiatimes.com/city/chandigarh/Punjabi-University-locks-girls-in-hostels-to-prevent-nuisance-on-Holi/articleshow/32257722.cms?intenttarget=no

"Patiala : Em mais um ato de lembrança idade medieval e tratamento Taliban -como das mulheres , as autoridades da Universidade de Punjabi , Patis , havia trancado as entradas de albergues no Holi , citando que a abertura dos portões no dia do festival das cores poderia levar a ' incômodo ' no campus.As entradas dos albergues permaneceram fechadas durante todo o dia , exceto por uma hora quando as meninas foram autorizados a se aventurar das 17:30 as 18: 30 da tarde , disseram. Eles também alegaram que, apesar do relaxamento de uma hora na noite, os guardas de segurança reclamaram com algumas delas depois de terem encontrado cores manchadas em seus rostos.
Quando alguns estudantes questionaram as autoridades para não fecharem os portões do Holi, eles foram informados de que era uma " velha tradição ", seguido por anos e não era possível para eles para dar uma reviravolta na questão . Sarvir Kaur , uma estudante de doutorado no departamento de Punjabi , disse que uma delegação de estudantes se encontraram com funcionários do colégio antes do Holi, dizendo que o fechamento dos portões no dia do festival foi um ataque aos direitos democráticos de meninas. "No entanto, altos funcionários da universidade responderam que a tradição de trancamento das meninas dentro dos albergues durante o Holi não era novidade e vinha acontecendo desde os últimos 40 anos. Autoridades recusaram-se a deliberar sobre a nossa demanda e até ameaçou com ação rigorosa se ​​algum aluno violar as ordens " , disse Sarvir , que também é vice-presidente da (DSO) unidade universitária da Organização Democrática Estudantes.
"Se as autoridades prevêem incômodo em tais ocasiões , então por que não pode ser o contrário? Por que não fazem entradas limitadas de albergues de todos os meninos e meninas celebramos o Holi dentro do campus? Isso é mentalidade feudal e intolerável em locais como um campus universitário , onde as alunas são maduras o suficiente para diferenciar entre o certo eo errado " , argumentou.
 

Presidente DSO Satpal Singh também acrescentou que a delegação apresentou um memorando para o vice-reitor e reitor , bem-estar dos alunos ( DSW ) sobre a questão , mas sem sucesso. Confirmando que todas as seis entradas de albergues femininas foram fechadas em Holi, DSW KS Dhillon disse que a medida foi tomada considerando a segurança de alunas e o colégio vinha seguindo a regra desde os últimos 10-15 anos. " Os alojamentos foram fechados tendo em mente a segurança de alunas e para evitar qualquer tipo de incômodo no campus. Mal comportamento com as meninas poderia ter levá-las a brigas e confrontos ", acrescentou Dhillon ."

terça-feira, 25 de março de 2014

Receita de turmeric milk para tratar sintomas de gripes e resfriados

Sempre ouvi os indianos falarem desse tal de turmeric milk  ou Golden Milk (leite com açafrão) e pensei em experimentar para aliviar a tosse e dor de garganta. Procurei a busca no youtube e gente, deu tão certo que vim passar a receita para vocês. Já vou avisando que tem "gosto de remédio", ou seja, não espere pelo sabor de nenhum milk shake ou coisa parecida mas os resultados são ótimos.

Muito usado na medicina ayurveda Turmeric Milk (leite com açafrão)  ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta e tosse, entre outras complicações do trato respiratório. Recomenda-se tomar ainda quente antes de dormir. Tem gente que tem o costume de beber todas as noites devido seu alto poder anti-inflamatório.

Você vai precisar de:

1 coador de chá
1 xícara de leite (pode ser integral/semi/desnatado)
1/2 colher de chá de açafrão em pó
Mel a gosto
Gengibre a gosto

Em uma panela pequena ferva o leite com o açafrão e o gengibre (se você quiser um gosto mais forte de gengibre, amasse ele antes)
Sirva na xícara (se preferir utilize um coador de chá) e adicione o mel a gosto.

Beba todas as noites antes de dormir, não ultrapassar uma xícara diária.



Benefícios do açafrão-da-terra/Cúrcuma/açafrão-da-Índia leia aqui http://www.outramedicina.com/1326/acafrao-da-terra-e-seus-beneficios-para-saude

Cúrcuma é amplamente utilizado como conservante de alimentos, especiarias e corante na Índia, China e Sudeste da Ásia. A planta também é considerada auspiciosa e é uma parte de rituais religiosos além de tratamentos de beleza.
Cúrcuma é comumente conhecida como Kurkum (árabe), Hsanwen (Birmânia), geung Wong, queixo Yu (chinês), Gurkemeje (dinamarquês), Geelwortel (holandês), açafrão da Índia (Inglês), Safran des Indes, Terre-mrite ( francês), Indischer Safran, Gelbwurz (alemão), Haldi (Hindi), Kunyit (indonésio), Curcuma (italiano), Ukon (japonês), Haridra (em sânscrito), Crcuma, Azafrn rabe (espanhol), Gurkmeja (sueca) e Haladi (Urdu).

Fonte:
http://emaxilab.com/saude-e-bem-estar-artigo-2-941.html

segunda-feira, 17 de março de 2014

Coisas que Ninguém diz - Parte 2


A Sogra

"Ahhh que lindo! Na cultura do meu marido eu devo chamar minha sogra de mãe!"
"Ahhh  que fofo! Agora eu sou considerada filha!!!"

Quem nunca ouviu isso de alguma brasileira casada com indiano ou algum homem de cultura oriental? 
Parece tão bonitinho, tão família...sim..o status de mãe dará a ela direitos de mãe: decidir por você porque você é a menininha inocente que não sabe tomar decisões sozinha (apesar de minha mãe nunca ter decidido nada por mim), reclamar, cobrar, exigir que as coisas sejam feitas de acordo com as regras da casa, etc etc.
E não se engane, o status de filha te dá deveres de filha, óbvio: no mínimo respeitar os mais velhos da casa e ser obediente.

Pouca gente pensa desse jeito. Tem gente que acha fofo, lindo, bonitinho chamar a sogra de mãe e se ilude achando que tudo vai ser lindo. Tem gente que também cria uma imagem tão péssima da sogra que já a julga antes de conhecê-la melhor. Eu também chamo minha sogra de Mommy e meu sogro (que Deus o tenha) de Papa (especificamente mamãe e papai).

Mas uma coisa aprendi: quando o assunto é sogra nem sempre é tudo o que dizem aqui no Brasil. Na Índia há uma ideia diferente em relação aos sogros, ninguém faz piada de sogra, inclusive é uma falta de respeito terrível alguém fazer piadas a respeito dela. Claro que existe, principalmente na internet mas pessoalmente você não escuta nenhum desabafo em forma de piada e se você é mulher e gosta de fazer piada de sogra, é pior ainda, desse jeito nenhum indiano vai se arriscar a colocar você dentro de casa já que a esposa vai morar na casa dos sogros! rs

Se a sua sogra te enxerga como filha, vai te tratar como uma filha de 10 anos de idade, isso é fato.  Quando elas são boas e amorosas são uma jóia na vida da nora. Tratam a nora como uma princesa e mimam muito, não falta nada desde carinho a presentes. Outro dia escutei algo que me deixou perplexa: eu estava com um objeto que eu gostava muito e disse para meu marido "vou guardar isso para nossa futura filha, uma dia será dela". Meu marido virou para mim e perguntou: "por que você não guarda para sua futura nora? Na Índia aquilo que é da sogra vai para a nora, assim como a sogra de nossa filha também dará coisas para ela" Confesso que nunca pensei desse jeito. Nunca pensei que um dia eu poderei ter uma nora e por que não guardar algo para ela também? Me senti tão egoísta naquele momento..

Não tome como regra tudo o que dizem da sogra indiana. O problema que muitas pessoas enfrentam é cultural, mas quando a família é correta (não realizou um casamento com interesse em dote ou visto ou quando a família não teve nada contra o casamento) a sogra é tudo na vida da nora e vice-versa porque a sogra sabe que a nora  vai cuidar dela na velhice e é por isso que na cultura indiana a esposa vai para a casa dos sogros porque assim ela cuida dos pais do marido enquanto ele estiver fora trabalhando.

Mesmo assim são poucas as ocidentais que vão morar na Índia e com a família do marido. Você já parou pra pensar que quase todas elas vivem em casas ou apartamentos separados da família? Sim, porque não deve ser fácil principalmente quando temos manias e costumes diferentes dos deles. Não estou dizendo que toda sogra é ruim e isso e aquilo. Estou dizendo que morar junto com a família muitas vezes é complicado porque temos nossos próprios hábitos.
Image courtesy: © Thinkstockphotos/ Getty images

Por mais que a gente ame a família do marido ou ele ame a nossa não é fácil morar com todos na mesma casa. A maioria das brasileiras casadas no exterior vivem em casas separadas dos sogros e isso ajuda muito na relação. Hoje em dia muitos casais indianos estão optando por viver em suas próprias casas, em ter um espaço próprio, privacidade (thank's God!) apesar de ser considerado um  insulto para muitas famílias tradicionais.

 O maior problema no convívio entre noras e sogras é relacionado a privacidade, e nem sempre o problema é pessoal. Por exemplo, aqui no Brasil saímos a qualquer hora para ir no mercado, tomar um sorvete com as amigas, etc. Já com uma sogra indiana por perto você não vai mais sair sozinha pois ela será sua sombra e irá com você a todos os lugares. Isso na cabeça deles é proteção, companheirismo e mostra um bom relacionamento entre nora e sogra mas para a maioria de nós ocidentais isso parece falta de confiança, bisbilhotagem, falta de privacidade, acha que está indo junto só para vigiar, etc. Eu sou a favor de morar separado, mas ao mesmo tempo sinto muita falta desse cuidado e de ter minha sogra para me ensinar as coisas.

A visão que os indianos tem da sogra é totalmente diferente da visão que a maioria das pessoas aqui no Brasil tem. Lembro que no início meu marido ouviu muita gente falando mal, ouvia piadas, e várias coisas do gênero. Teve um homem que falou para meu marido que preferia ver a sogra em cima de uma cama fria, e dava risada. Ele ficou horrorizado, ficou sério e confuso ao mesmo tempo. Ele dizia para mim que não gostava disso, que era falta de respeito e perguntava porque as pessoas aqui "odiavam" suas sogras.  Foi aí que vi a diferença, o respeito que os indianos dão para a figura dos sogros. Primeiro, porque são mais velhos, depois porque tem a figura de pai e mãe (obviamente devemos respeitar nossos pais), terceiro, porque foram eles que nos acolheram.

Existem conflitos? Sim, claro, porque é difícil seguir as novas regras de uma casa totalmente diferente da casa dos nossos pais. Existe ciúme, cuidado excessivo como na maioria desses relacionamentos mas nem sempre a sogra é uma inimiga e se ela não for tão doce como um gulab jamum, você a conquista aos poucos! Vale mais a pena!

Image courtesy: © Thinkstock photos/ Getty Images

Beijos