Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Henna - Mehndi

O desenho do mehndi de uma noiva costuma ser mais longo que o tradicional, chegando perto do cotovelo e o mehndi dos pés chega perto do joelho.

São verdadeiras obras de arte, maravilhosos. Vou passar algumas dicas:

O mehendi da noiva além de ser longo, e detalhado geralmente tem um desenho que simboliza o casal (noivinhos desenhados) ou tem as iniciais do casal. Portanto, se você que vai se casar na Índia e decidiu fazer, deixe bem claro que você quer um mehendi de noiva, porque eles são mais elaborados. Se você não disser nada poderão fazer um desenho mais simples e não tão longo, mas isso também vai de cada gosto.  São desenhos feitos por profissionais.

Três passos são importantes:

1 Estilo e desenho do Mehndi 
O aspecto mais importante que exige atenção por parte da noiva são os padrões e desenhos relacionados ao mehndi. Existe uma enorme variedade desde os elegantes, clássicos, realeza, bem como contemporâneos. 

Selecionando o estilo de mehndi o aspecto significativo cria uma enorme diferença. Estes desenhos também podem ser escolhidos de acordo com os vestidos de noiva e a combinação serve para trazer o toque de glamour durante a cerimônia.

2. A escolha do profissional
Como você pretende explorar várias possibilidades de selecionar o melhor design, é também essencial contratar os serviços de um bom artista para que ele corresponda as suas expectativas. Trabalhos anteriores relacionados ao profissional também servirá para saber a qualidade do serviço e produto. Procure por referências de alguém que você conheça ou já tenha feito o trabalho antes com determinado profissional. Não se esqueça de checar os valores referentes aos serviços prestados. 

Como os convidados também querem possuir um alto padrão de mehndi, isso exige mais tempo do profissional, que pode cobrar o serviço por hora. Encontrar um profissional ideal que ofereça taxas horárias econômicas é muito importante.

3. Pacote de casamento 
Há muitos artistas mehndi que não só oferecem uma grande variedade, mas também oferecem pacotes fabulosos de casamento que se adequam às necessidades dos clientes e se encaixam bem nos orçamentos dos noivos. Estes pacotes de casamento incluem a aplicação de mehndi, onde os artistas  fazem sua própria pasta de henna,  o pacote também inclui medidas que são tomadas após o mehndi ser aplicado, pois cada design tem uma medida.

O pacote de mehndi para casamento difere conforme a necessidade, pois pode exigir a aplicação de henna em muitas pessoas, incluindo os convidados, só para as mãos ou para ambas as mãos e as pernas, assim como vários outros pacotes detalhados disponíveis. Optando pelo pacote certo que atenda às suas necessidades e condições esse é o aspecto mais importante onde deve ser feita uma reflexão séria antes de optar pelos serviços dos artistas mehndi.

















Abraços!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Filme Ashiqui2

(Com legenda em inglês) Para quem gosta dos romances e dramas indianos! Um cantor famoso que se entrega ao alcoolismo. Ao mesmo tempo, uma garota entra em sua vida, será que ela ficaria ou sairia de sua vida?

Trailer





Música Tum hi ho


FILME COMPLETO:


A guirlanda no casamento indiano

Casamento indiano só é considerado completo quando a noiva e o noivo trocam suas guirlandas.
Existem as flores certas para as guirlandas de casamento serem feitas.

 É o símbolo da unificação de duas almas em uma só. Quando o Senhor Rama, quebrou o arco, Devi Sita colocou guirlanda nele, que é um símbolo de aceitar o Senhor Rama como seu marido.

A guirlanda é feita de flores presas a um fio. Flores simbolizam a felicidade, entusiasmo, emoção, aspiração, zelo e beleza, enquanto fio é um meio para garantir todos esses sentimentos e emoções juntos.

Assim como o fio nunca deixa as flores se soltarem, mesmo depois de algum tempo quando elas perderem o seu encanto e brilho, da mesma forma um casal nunca deve deixar o outro quando eles enfrentam altos e baixos da vida e devem sempre seguir em frente com o entendimento mútuo, o amor, respeito, confiança, fé e paixão.


Abraços!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Como é o Noivado Punjabi Sikh


Acontece meses ou poucos dias (de 1 semana a 10 dias) antes do casamento na fase Sagai.

É uma das cerimônias mais esperadas de uma noiva indiana porque aqui ela vai ganhar um véu de sua futura sogra.

O principal objetivo na Índia é marcar a data do casamento e trocar anéis de noivado.

O KURMAI é uma cerimônia para o noivo feito pela família da noiva e o CHUNNI é uma cerimônia para a noiva feito pela família do noivo.

A cerimônia chunni , é realizada na casa da noiva , conduzida pela família do noivo. A noiva se veste com os presentes trazidos pela família do noivo. Os presentes incluem frequentemente um salwar kameez ou sari , maquiagem, jóias, pulseiras, bindis, enfeites de cabelo, e sindoor ( pó vermelho que coloca na perto do cabelo de uma mulher simbolizando ela é casada ). O presente mais importante é o chunni ( um longo véu ). É sempre em um tom de cor tradicional do casamento, vermelho. O significado da cerimônia chunni é para iniciar o processo de receber a noiva para a família.

A cerimônia Kurmai é tradicionalmente realizada na casa do noivo. Se inicia com o pai da noiva aplicando tillak (marca na testa) do rapaz. O noivo ganha presentes trazidos pela família da noiva. Os presentes incluem frequentemente um kara de ouro ( pulseira Sikh ) ou um relógio de pulso, frutas secas e doces.
Eles convidam seus familiares e amigos.


O significado por trás da família da moça presentear o noivo é declarar sua aprovação declarando publicamente o rapaz como genro. No costume tradicional indiano, a família da noiva nunca vêm à casa do rapaz com as mãos vazias, assim eles trazem doces de frutas ou doces indianos. É considerado auspicioso para trazer algo doce.

Tradicionalmente, só os homens da família da noiva comparecem, porque ela não pode ir para seus sogros antes do casamento, pelo menos isso é o costume tradicional! Por isso muitos casais optam por celebrar em algum espaço apropriado como salão de festas, assim todos podem comparecer e a troca de aneis de noivado são realizados com a presença da noiva ou na casa dela.

A cerimônia geralmente termina com os pais da noiva colocando uma guirlanda no casal, o que é chamado de milni (reunião). Os pais, então, dão ladoo (típico doce indiano) ao noivo, seguido pelo resto da família e amigos que também presenteiam ele com dinheiro.

Portanto, esta foi a cerimônia Kurmai. Agora, o noivado está oficializado.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Rituais do Casamento Punjabi Sikh

O casamento Sikh é uma das cerimônias de casamento mais elegantes e simples, mas quando se fala em casamento de um sikh punjabi a simplicidade dá lugar ao luxo digno de um marajá.  Conhecido como Anand Karaj, literalmente significa "união feliz '. 




RITUAIS ANTES DO CASAMENTO

Thaka / Roka: A cerimônia de casamento sikh começa com o roka ou a cerimônia Thaka. É uma cerimônia informal. Uma vez que as famílias de ambos os noivos concordam com o compromisso , o noivo com seus parentes próximos, visitam a família da noiva. Isto serve para indicar que o casal está noivo e não receberá nenhuma outra proposta para casamento. Um membro respeitado da família oferece ardaas (orações ) para o bem-estar do casal.

A mãe do noivo , em seguida, mostra os presentes futuros para a nora ( dupatta , doces e dinheiro ) . Por sua vez, os pais da noiva oferecem ao seu genro Shagan ( presente simbólico ) na forma de dinheiro e doces para formalizar o anúncio do noivado.


Mangni / Sagai / Kudmai: É o noivado formal. Com um conjunto completo de roupas finas , acessórios, jóias e produtos de higiene pessoal , os parentes do noivo vão para casa da noiva junto com o noivo.

A cerimônia começa com orações e kirtans ( canções religiosas ) na presença do livro sagrado dos sikhs, o Guru Granth Sahib . A mãe da noiva dá presentes ao seu genro (incluindo doces, jóias e dinheiro ). A noiva também recebe presentes de sua sogra para um começo auspicioso. Finalmente, o casal troca anéis prometendo um ao outro uma união ao longo da vida. Aqui a noiva recebe seu anel de noivado.




Maiya : Maiya refere-se a um costume Sikh onde a noiva e o noivo ficam confinados em suas respectivas casas por alguns dias antes do casamento . Eles não estão autorizados a sair da sua casa e também mudar suas roupas.

Sangeet: Refere-se à noite cheia de diversão onde a música, dança e bebidas são os principais componentes . Tradicionalmente, dançar com as batidas do dholak (pequeno tambor) era o que sangeet significava. Antigamente as mulheres comemoravam separadamente dos homens pois esse é o momento que as mulheres podem dançar, cantar, conversar sobre tudo o que nunca conversariam na presença de um homem, falar besteiras, piadas, brincadeiras..

Atualmente o dholak foi substituído por DJ e sangeet promete ser um grande evento de diversão. É uma verdadeira festa com muitos convidados, muita dança e músicas modernas com luzes, buffet e tudo o que uma festa de casamento tem direito.  

Jago 
A cerimônia de Jago anuncia a chegada da família materna noiva para o local do casamento. Na Índia, a noiva ou o noivo normalmente vivem com sua família na vila de seu pai, enquanto a família de sua mãe estaria em uma aldeia diferente. A família materna chegaria na casa de seu pai, poucos dias antes do casamento, enquanto carregam o jago do e cantam. O Jago são jarros de açõ coloridos com velas neles. Isso serve para alertar a todos a sua chegada. É uma cerimonia alegre cheia de canto e dança. Geralmente é feito junto com o Sangeet.

Mehendi : Refere-se à cerimônia íntima para as senhoras das famílias, especialmente o lado da noiva . A pasta de henna é aplicada em todos os convidados presentes, para que possam dar suas bênçãos , colocando algumas rúpias no prato. Depois aplicam mehendi nas palmas das das mãos da noiva , para que ela deixe as impressões de suas mãos em uma parede de sua casa . Logo após o mehendi é então lavado rapidamente para que os artistas profissionais continuem com o seu trabalho e possam fazer os belos desenhos.

Gana: Um fio vermelho auspicioso é amarrado no pulso direito do noivo e no pulso esquerdo da noiva. Junto com a gana , outros itens auspiciosos como conchas, um chaveiro de ferro, pérolas e um pequeno pacote de açúcar também estão ligados a uma boa fortuna.

Vatna : Tendo lugar pouco antes do dia do casamento, é uma pasta feita de farinha de grão-de-bico, açafrão e óleo de mostarda aplicada nos noivos para a limpeza e embelezamento. Este é um tratamento de beleza seguido por um banho cheio de rituais.


Gharoli : Simultaneamente no lugar do noivo, a cunhada do noivo acompanhada de outros parentes do sexo feminino vão a um gurudwara  para encher um cântaro de barro ( gharoli ) com água que é usada para banhar o noivo , após a cerimônia Vatna .


Khare charna: O noivo é colocado sentado em um banquinho e quatro mulheres cobrem sua cabeça com com um pano. Então é dado o banho simbólico antes que ele comece a se arrumar para o casamento .

Choora chadana: Esta cerimônia se refere ao uso das pulseiras nas cores vermelho e branco pela noiva, que são um presente de seu tio materno . As pulseiras são previamente mergulhadas em lassi Kachchi ( leite ) . Após o banho de ritual , a noiva coloca no dhoti kuvaar (último conjunto usado por ela como uma donzela dado por sua sogra ) e uma oração é dita antes do Guru Granth Sahib .
Após isso, tio e tia da noiva colocam as pulseiras nela que foram abençoadas por cinco senhoras casadas . A noiva também usa um kada ( pulseira de aço) em cada pulso para que sua família e amigos amarrem o kaleeran (ou kaliras) são peduricalhos de ouro, para trazer boa sorte.


Sehrabandi: Sehrabandi refere-se à cerimônia de amarrar o Sehra ( véu ) no turbante do noivo por suas irmãs , que é abençoada pela primeira vez por cada membro da família. Junto com o noivo, o sarbala (geralmente um jovem sobrinho do noivo ) também está vestido para a ocasião , se mantém um companheiro constante do noivo até o dia do casamento.



Chadna Ghodi: O noivo  e seu sarbala agora são escoltados até um cavalo geralmente branco, bem decorado . Após o cavalo ser alimentado com grama pelas irmãs do noivo , ele e seu sarbala montam o cavalo e partem para o local do casamento . A cunhada do noivo aplica um toque de kohl nos olhos do noivo para afastar o mau-olhado. Por fim, as irmãs e primas do noivo amarram as rédeas com vagaan ( borlas de ouro ), que mais tarde serão presenteadas pela mãe do noivo.





RITUAIS DO CASAMENTO

Milni: Milni é a recepção formal da baraat (festa do noivo ), significa "encontro" oferecido pela família da noiva. Ao canto de  "hum Ghar Saajan Aaye ' ( hino ), o pai da noiva cumprimenta o pai do noivo com guirlandas e depois ele é coroado em troca.

Milni é uma oportunidade para ambas as famílias se encontrarem. Como a maioria dos casamentos na Índia são arranjados, geralmente é a primeira oportunidade para que todos os membros de ambas as famílias se conheçam. É claro que isso não é mais o caso, mas a cerimônia ainda é uma bela maneira de cumprimentar a todos e se conhecerem mais. Normalmente, dois grupos ficam de frente uns para os outros e os parentes equivalentes se cumprimentam com de um aperto de mão e um abraço. Por exemplo, os dois pais que se encontram, seguido por dois avôs paternos, dois avôs maternos , irmãos, tios , etc Uma vez que isso for concluído, todo mundo entra no templo.


Café da manhã
Após o milni, um café da manhã será servido no interior do templo . Isto é para ambos os lados da família e será composto de chá, suco , doces, bolos , frutas e pakoras . Tenho certeza de que estou esquecendo alguma coisa, mas a verdade é que são servidos toneladas de alimentos! Ardaas está sendo dito e a cerimônia de casamento começa (anand karaj). 

Anand karaj: É a cerimônia dentro da Gurdwara. Geralmente ocorre início da manhã. Mas no caso de isso acontecer um pouco mais tarde, ela deve ser concluída antes de meio-dia. As pessoas retiram os sapatos ao entrar no templo.
Os homens e mulheres sentam em lados diferentes,  não é um decreto religioso - é simplesmente uma preferência cultural que vem sendo seguida ao longo de muitos anos.

A noiva é levada por seu pai, irmãs e amigos ao local do casamento em uma Gurdwara, e se senta à esquerda do noivo.

Uma vez que os Sikhs não tem um clero ordenado, um membro respeitado da comunidade ou gurudwara geralmente conduz a cerimônia.

Todos os presentes são convidados a ficar para as ardaas (orações) após o qual todos se curvam diante do livro sagrado. O pai da noiva dá um nó no lenço do noivo e a noiva carrega esse lenço junto a ele, simbolizando que agora os noivos estão ligados um ao outro e que ele está dando sua filha em casamento . Depois disso, os noivos dão 4 voltas chamadas de laav em torno do livro sagrado Guru Granth Sahib, e cada volta é intercalada com hinos.

O significado por trás de cada volta:

Primeiro laav enfatiza o dever para com a família e a comunidade
Segundo laav significa o estágio de desejo e amor um pelo outro
Terceiro laav salienta a fase de desapego do mundo
Quarta laav significa a fase final da harmonia e da união no casamento quando o amor entre o casal está em harmonia com o amor a Deus


O fato do noivo ficar à frente da esposa não implica que ele esteja no controle ou seja superior a ela. Ele fica à frente para simbolizar o seu papel de protetor e provedor de sua esposa .



A cerimônia termina com mais ardaas e Vaak ( conselho do guru ), que é feito abrindo o livro sagrado e em seguida ele lê um versículo aleatório a partir da página à direita. Karah parshaad ( alimento sagrado ) é distribuído e as guirlandas são colocadas e a cerimônia de casamento está concluída.


RITUAIS DEPOIS DO CASAMENTO

Doli: A noiva agora se arruma com um conjunto de roupas novas e jóias dados a ela por seus sogros e retorna à casa de seus pais para se despedir. Algumas brincadeiras fazem parte desse momento, quando o noivo tenta entrar na casa as irmãs da noiva tentam impedir até que ele mostre que que tem dinheiro e joias.

Passado o momento de descontração a noiva alimenta os membros masculinos da sua própria família com arroz e se prepara para sair de casa com seu noivo para sua nova família jogando para trás punhados de arroz , invocando as bênçãos de prosperidade em sua família, a noiva se despede com um adeus choroso, é um momento muito delicado o qual a noiva realmente deixa a casa de seus pais e chora muito.
O pai da noiva a ajuda a filha a se sentar no carro decorado, na partida o homens da família empurraram o carro como símbolo de que ninguém a está impedindo de seguir em frente com sua nova vida.




 Ao chegar na casa do marido, a mãe do noivo recebe o casal, derramando um pouco de óleo na porta antes de  entrarem. A mãe, então, tenta beber água em um copo de metal, mas o noivo a impede. Finalmente, depois de três tentativas, ele cede e permite que ela beba a água. Este ato é repetido com outros seis parentes do sexo feminino.

Doli jantar:  Um jantar é especialmente marcado para comemorar a chegada da noiva em sua nova família. Seria um jantar tranquilo, apenas com os mais próximos da família do noivo e amigos. Hoje em dia são celebrados jantares luxuosos e muitos convidados.