quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O que eu aprendi com os indianos: Como receber as visitas

Se tem uma coisa que eu não sabia fazer direito era receber e tratar uma visita. Aqui em São Paulo as pessoas pouco se visitam, a vida corrida e o pouco tempo para lazer impedem essa interatividade. Mesmo procurando em sites de etiqueta e dicas sobre o assunto não encontrei algo que mostrasse como tratar bem uma visita porque a maioria só ensina decoração, arrumação, acomodação e mais um monte de coisa que no fundo não tem importância, porque visita não quer ver seu novo faqueiro de pratas ou a combinação do jogo americano. Acabei aprendendo no dia-a-dia.
Claro que esse mimo é agradável, mas não é o principal. A casa deve ser limpa diariamente com visitas ou sem visitas, e o que importa é o tratamento que a pessoa recebe na sua casa. 

Isso eu aprendi quando comecei a visitar a casa de indianos. Ao longo do tempo senti uma grande diferença quando vou a casa de brasileiros, vejo o quanto somos diferentes e o quanto podemos aprender com os indianos. Para os brasileiros a visita é comparada a um hóspede. Para os indianos, a visita é Deus. Muitos brasileiros não gostam de receber visitas (sim já ouvi isso na cara) de outro lado, os indianos adoram receber visitas, eles dizem que uma casa que recebe visitas é agraciada por Deus. Mas graças a Deus mesmo com essas diferenças fomos sempre muito bem recebidos pelos conterrâneos e o esposo sempre foi bem tratado pelos brasileiros, ele acaba sendo a cereja do bolo e paparicado. Outro dia uma amiga disse que tinha um  recebido a a visita de um indiano, quase a família toda veio só pra ver ele e perguntavam "onde está o indiano?" Rsrs 

A diferença é simples, Quando a vou a casa de um indiano, a primeira coisa que ele faz é servir um suco, coca-cola, ou qualquer outra bebida numa bandeja. Isso logo que a visita entra na casa. É normal a visita chegar com sede ou fome, principalmente se está um dia quente e a pessoa veio de longe, então não devemos esperar e logo que a pessoa entra na casa, algo deve ser servido. Passei a perceber o quanto isso é bom.

Ao contrário disso, quando visito brasileiros, noto que a maioria faz o contrário. Os anfitriões gostam de conversar por até meia hora no mínimo e só depois oferecem alguma coisa para beber ou comer. Às vezes a pessoa está com fome, pegou trânsito, isso acontece com qualquer um e a última coisa que a visita quer fazer quando tem fome ou sede é bater papo no sofá, mesmo que não demonstre. 

Hoje eu sei porque minha mãe me ensinou desde criança a me alimentar bem antes de visitar a casa de alguém ou antes de ir para alguma festa. Minha mãe sempre diz "você não sabe se o almoço será servido 3 horas depois do combinado ou se a comida será bem servida na festa". 

Percebi que não é costume da maioria dos brasileiros oferecer algo logo que alguém chega e também acho que brasileiro tem vergonha de comer na casa dos outros ou é julgado por isso então me parece que existe aquele receio de ser chamado de "morto de fome".  É uma bobagem que ficou intrínseca na nossa cultura.

 Como os indianos fazem:

Sempre que a visita chegar, ofereça logo em seguida refrigerante, suco ou água porque é normal a pessoa chegar com sede. Evite sentar no sofá para conversar antes de oferecer alguma coisa, porque você pode não ter fome nem sede e não perceber o tempo passar mas para quem tem fome ou sede 1 minuto pode ser uma eternidade e é claro que a visita vai ficar constrangida e não vai pedir. Se você já sabe o que a pessoa gosta, traga a bebida sem perguntar. Mas se for cerveja ou qualquer bebida alcoólica, pergunte antes se a pessoa aceita uma cerveja. 

Tenha sempre algum biscoitinho ou aperitivo para ser servido junto com o líquido. Se as pessoas estão no sofá, deixe uma mesinha de fácil acesso com uma bandeja para apoiar o copo. Não tem coisa mais desconfortável do que conversar segurando um copo vazio porque não tem onde colocar.

Se a visita ficou para o almoço ou jantar, após uns 15 minutos ofereça um chá ou café se tiver um biscoito doce sirva junto.

Tenha sempre uma toalha limpa e um sabonete líquido e uma escova de dentes extra caso precise passar a noite na sua casa (imprevistos sempre acontecem). 

Se a visita dormiu na sua casa, não demore a servir o café assim que ela acordar.  

Resumindo, a coisa mais importante é não deixar ninguém chegar e nem sair da sua casa com fome e sede.

Quando você deixa de ver a visita como "hóspede", você se torna um ótimo anfitrião.

No próximo post vou falar como os indianos conseguem ser tão bons anfitriões.


Abraços!




11 comentários:

  1. Star Kaur que lindas dicas! Percebi que eu faco errado! Fico la de conversa! Meu Deus! Quero mudar isso agora mesmo. Amei demais esse post, nunca tinha pensado nisso..... e eu tambem faco parte do time sem facebook ( vi no seu comentario no post do blog Habibi no Egito ) beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ooiii Star adorei seu post e muito legal , realmente aqui somos um pouco "relaxados" em demirar para servir algo ou tem outros q nem oferecem.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Ooiii Star adorei seu post e muito legal , realmente aqui somos um pouco "relaxados" em demirar para servir algo ou tem outros q nem oferecem.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e estou muito encantada com o mundo indiano gostaria de saber sobre as vestimentas e dancas,

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas e estou muito encantada com o mundo indiano gostaria de saber sobre as vestimentas e dancas,

    ResponderExcluir
  7. Olá Star Kaur! Gostaria de saber como posso me achegar a um casal de Indianos que acabaram de se mudar para o condomínio onde moro. Não sei se é apropriado nós brasileiros bater assim do nada na porta de um casal indiano. É que eu gostaria de que eles se sentissem bem acolhidos. Será que isso procede???? Pode me dar umas dicas do que posso fazer? Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Até onde eu sei pela convivência com os indianos, eles adoram ter contato com os vizinhos. O povo indiano é hospitaleiro, adora receber visita e ser convidado para um chá ou café na casa do vizinho. Mesmo que não aceitem para não incomodar vão ficar muito feliz com o convite, e saber que há essa harmonia. Pode bater na porta, eles se sentirão bem acolhidos sim!!
      De nada!!
      Abraços

      Excluir
    2. Agradecida pela disponibilidade em responder! Poderia me dizer com que posso presentear estes vizinhos Indianos? Não quero bater na porta deles de mãos vazias 😏. Infelizmente no momento não estou podendo convidar vizinhos para minha casa, estou em reformas. Bebê chegando em 4 meses. Li algumas postagens sua que os Indianos são muito espirituais e pelo que li também são supersticiosos. Será que eu estando grávida, seria "auspicioso" bater na porta deles? 😬. Me de umas dicas de o que dá-los de presente! 😉

      Excluir
    3. Quanto à sua gravidez fique tranquila, não precisa se preocupar, pode bater na porta sim.

      Indianos adoram receber flores e doces. Pode ser qualquer tipo de flor, um ramalhete ou um vaso de Flores , aí vai do seu gosto e sua disponibilidade. Não importa o tamanho. E doces pode ser chocolates, caixa de bombom...
      não se preocupe que não tem nada a ver com ideia de romantismo e sim com amizade e respeito. Os indianos tem uma visão diferente das flores e chocolates, para eles é respeito, alegria.

      Os indianos sempre usam doces nos momentos felizes e as flores naturais dão alegria, significa boas-vindas. Essa é uma ótima combinação.

      Abraços!!

      Excluir