Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Filme Completo AirLift

Quem gosta de história das arábias precisa assistir esse filme. Mas não tem nada de contos de Mil e Uma Noites. Airlift conta a história dos Indianos presos no Kuwait durante a Guerra do Golfo. A história de como eles, com a ajuda de Ranjit Katyal (Akshay Kumar), sobreviveram à invasão do Kwait pelo Iraque de Saddam Hussein. Foi a evacuação de maior sucesso realizada por um país, na história mundial.

Kumar e Purab Kohli aprenderam  árabe para seus papéis.  

Link do filme no Youtube com legendas em inglês https://www.youtube.com/watch?v=5m7NC5aE-6M ou procure no Youtube pelo título 


Airlift 2016 الفيلم الهندي Hindi.1080p.BluRay


O filme foi gravado em Al-Hamra Palace Beach Resort e Ras al-Khaimah, Emirados Árabes Unidos e  Bhuj, Gujarat e Rajasthan, na Índia. 






Com um orçamento de US $ 4,5 milhões, o filme estreou mundialmente em 22 de janeiro de 2016. A comercialização do filme teve um papel importante na promoção do filme e colaborou com a companhia aérea Air India, que teve uma grande contribuição no resgate de número recorde de indianos durante a guerra.


 Ficha técnica completa

Título: Airlift (Original)

Ano de produção: 2016

Dirigido por: Raja Krishna Menon

Estreia Mundial -  22 de Janeiro de 2016 

Duração -  130 minutos

Classificação - Não recomendado para menores de 12 anos

Gênero - Ação Drama História 

País de Origem - Índia

Elenco:

Akshay Kumar como Ranjit Katyal 
Nimrat Kaur como Amrita Katyal
Inaamulhaq como Major Khalaf bin Zayd 
Feryna Wazheir como Tasneem
Lena como Deepti Jayarajan 
Purab Kohli como Ibrahim Durrani
Prakash Belawadi como George Kutty
Kumud Mishra como Sanjeev Kohli
Arun Bali como o pai de Kohli
Ninad Kamat como Kurien
Nissar Khan como Ashok
Kaizaad Kotwal como Behram Poonawalla
Gunjan Malhotra como Meher Poonawalla
Surendra Pal como Ministro das Relações Exteriores
Pooja Nair como Preethi 

Abraços!!

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Dúvidas frequentes sobre os indianos


O Punjab é casta?
O Punjab não é uma casta. 
O Punjab é um Estado da Índia e não é casta. 

Por que os indianos adoram a vaca?
Muitas pessoas perguntam por que os indianos adoram a vaca. Os ocidentais baseiam suas respostas no hinduísmo e espiritualidade. Mas a resposta básica e realista que te dou é: uma vaca viva alimenta mais pessoas. A vaca dá o leite e através dele outros alimentos como o queijo, o iogurte e a manteiga. 

As mulheres só comem depois dos maridos?
As mulheres não se alimentam das sobras depois dos homens da casa. Já vi inúmeras vezes essa informação na internet. Até hoje nunca vi isso acontecer, inclusive entre os Sikhs, homens e mulheres fazem suas refeições juntos. 
Esse costume onde os homens fazem as refeições antes das mulheres pode ocorrer em vilarejos e apenas famílias de determinada casta. Isso não faz parte da cultura, é um comportamento isolado.

Refeição
Os indianos usam o mesmo prato?
Isso pode acontecer em diferentes partes da Índia e diferentes castas, mas não é uma cena comum. Você já deve ter visto essa informação como se fosse parte do dia-a-dia dos indianos, mas não é. Inclusive explicarei sobre isso dentro do sikhismo em outro post. Não, muitos indianos não gostam de dividir "saliva" inclusive você pode ver que a maioria não gosta de encostar a boca na garrafa de água mineral. Uma vez perguntei a razão de beberem assim e a resposta foi "se você encosta a boca na garrafa não será possível oferecer a outra pessoa. Porque talvez a pessoa que bebeu antes esteja impura através de algum alimento ou doente". 

Na Índia prevalece a Poligamia ou Monogamia?
A poligamia NÃO é prática comum na Índia. É raríssimo ver um indiano casado com mais de uma esposa, inclusive entre os muçulmanos isso é muito difícil. O que prevalece na Índia é a monogamia, ou seja, o homem tem 1 esposa. 

Qual a diferença entre as palavras indiano, hindu e hindi? 
São coisas diferentes. 
Indiano é todo aquele que nasce na Índia. 
Hindu é aquele que segue a religião chamada Hinduísmo. 
Hindi é o idioma mais falado na Índia. 

Todo indiano é hindu?
Não. Indiano pode ser cristão (evangélico ou católico), sikh, muçulmano, budista etc até mesmo ateu.

Abraços

sábado, 21 de maio de 2016

Bom dia!! Hoje caí da cama, porque são 7:55 da manhã e cá estou com muita saudade de escrever no blog. Na verdade acordei cedo ( sábado é o dia que gosto de dormir até mais tarde) porque o dia será cheio. Enquanto bebo minha xícara de chá e como um pedaço de bolo, aproveito para vir aqui e dizer que não sumi não, por isso vim atualizar o blog.

O resultado da pesquisa está  me surpreendendo, estou gostando muito  porque , iniciei o blog falando de relacionamento entre brasileira e indiano,  e hoje temos um público  interessado  em vários assuntos relacionados à Índia.

Logo mais voltarei com novo post!!

Um bom sábado a todos!!

Abraços



quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sugestões e Nova Enquete no Blog

Olá pessoal, tudo bem?

Como gosto da participação de vocês e também de enquetes, vim avisar que fiz uma enquete simples que deixei no canto direito superior. O que você gostaria de ler com frequência no blog? Se preferir, deixe seu comentário nesse post.

Pensei em fazer desse jeito, assim não me escapa nenhuma sugestão. Já aconteceu de me sugerirem vários assuntos e eu não escrevi nada a respeito porque esqueci. Recebo sugestões via e-mail, instagram, blog, cada hora num lugar.

Portanto, senti necessidade de organizar essa seção do blog para facilitar a interação do Café com Chai e seus leitores.


Abraços!!

sábado, 7 de maio de 2016

Banheiro Indiano - O que diz a ciência

Quem já ouviu alguém falar mal sobre banheiro indiano? Eu já ouvi e li várias vezes. Você já ouviu  piadas ou coisas do tipo? Eu sim, mas as pessoas que fazem piada não tem conhecimento.

Triste a ignorância e não se deixe contaminar por ela. O conhecimento liberta e veja a razão de muitos banheiros indianos não terem vaso sanitário:

 Quando alguém coloca na internet um banheiro indiano, aquele que a pessoa precisa fazer as necessidades de cócoras (abaixado) vejo que a reação da maioria dos brasileiros não é das melhores. As pessoas ficam chocadas, e a primeira coisa que passa pela cabeça é "Que atraso! Banheiro sem vaso sanitário!". Confesso que na primeira vez que ouvi falar desse tipo de banheiro eu também achei estranho  mas com o tempo passei a enxergar de outra forma.

Achei um artigo muito legal, e hoje vim mostrar que não é por acaso que muitos países da Ásia preferem fazer as necessidades na posição de cócoras.
http://www.sulabhtoiletmuseum.org/history-of-toilets/
 A posição de cócoras é a posição mais comum para os seres humanos e podemos observar isso desde a posição do bebê no útero da mãe.






mdemulher.abril.com.br


Existe uma posição de Yoga chamada "Shashankasana" que dá o efeito de uma massagem nos órgãos abdominais e estimula os nervos do intestino para um bom desenvolvimento. Se uma fotografia dessa posição de Yoga for girada a 90 graus, é possível perceber a semelhança com a postura de cócoras.
http://guruprasad.net/posts/why-indian-toilet-is-best-scientific-reason/

Por volta do século 16 o vaso sanitário atraiu muitos olhares, mas era limitado à realeza, que se sentia mais digna por fazer as necessidades num "trono". Mas o mundo oriental ( Índia, Paquistão, China, Coreia) optou por não mudar a postura.

Ao longo das últimas décadas, doenças relacionadas ao intestino como hemorroidas, constipação, síndrome do intestino irritado vem aumentando devido a várias razões como dietas e estilo de vida.  Isso desencadeou uma série de experimentos e estudos de investigação em que os cientistas e os médicos começaram a notar um padrão interessante. Eles notaram que a probabilidade de tais doenças foi maior quando se usou o banheiro ocidental. Mais pesquisas sobre este assunto revelou que a posição de assento para vaso sanitário ocidental era realmente contra a anatomia humana.

A primeira image da pessoa sentada no vaso mostra a tensão no reto. A imagem de cócoras mostra o ideal funcionamento do reto.

Aqui está um artigo escrito por Dr.Mercola explicando como banheiros ocidentais levaram ao aumento da doenças do cólon e pélvica: http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2012/12/03/toilet-squatting-position.aspx

O seguinte artigo sobre a remoção tóxica e limpeza de tecidos realmente recomenda posição de cócoras para o movimento do intestino saudável:  http://www.yourreturn.org/Inertia/Bowel_Cleansing.htm

No campo das ciências médicas, um médico muito popular e neurocientista chamado Daniel Lametti trabalha em criar consciência sobre os benefícios do vaso sanitário indiano. Segue-se um popular artigo escrito por ele: http://www.slate.com/articles/health_and_science/science/2010/08/dont_just_sit_there.html

À medida que mais médicos no mundo ocidental passaram a recomendar sanitários indianos para uma vida mais saudável, várias empresas começaram a oferecer soluções sob a forma de conversores e acessórios que podem ser utilizados para alcançar a mesma posição, efeitos e benefícios como o de postura de cócoras.

Por exemplo, a seguir estão alguns anúncios de empresas que oferecem tais soluções:

Este pequeno vídeo explica todos esses conceitos de forma clara (com base em pesquisa na Universidade de Stanford) com a ajuda de animação:
Assim, o toilet indiano não é apenas a forma mais antiga, mas também a forma cientificamente comprovada para a anatomia humana que o mundo ocidental tem realizado nos últimos tempos e abraçando-a gradualmente.

Cientistas de todo o mundo (especialmente do mundo ocidental) vem fazendo um estudo em profundidade das práticas tradicionais da cultura indiana e descobriram que até mesmo as tradições mais simples realizadas pelos indianos são baseadas em razões científicas.

Fonte: http://guruprasad.net/posts/why-indian-toilet-is-best-scientific-reason/


 Muitos países vem adotando esse método, criando adaptações do ocidental para a posição de cócoras.




Abraços