domingo, 3 de agosto de 2014

Família tradicional??

Quando nos casamos com um homem de família tradicional aos olhos dos outros soa como família "atrasada". Mas não é bem assim. Casar-se com um homem de família tradicional também tem seus prós. Vejo muita mulher que namora indiano, árabe, turco e afins pela internet e se orgulha toda ao dizer que o rapaz pertence a uma família moderna.  E aquela que se casou ou está prestes a se casar com rapaz de uma família tradicional, o que esperar??

Particularmente eu gosto de viver dentro dos costumes, não gosto de ser tratada de forma diferenciada o tempo todo e não me arrependo de ter entrado para uma família tradicional. Dentro de uma família indiana eu quero ser tratada como uma indiana e não como uma estrangeira. (Um erro muito comum quando te enxergam como estrangeira é o tratamento diferenciado e isso não acho agradável). 

Uma indiana tem um casamento merecido, com uma super festa, muitos convidados, presentes, jóias, henna, ouro..

Um rapaz de família tradicional passa a vida toda juntando dinheiro para o casamento, dote ou presente, dar entrada em uma casa, abrir um negócio, etc tudo como manda o figurino porque ele sabe que o casamento sai caro. 

Vou dizer uma coisa muito importante que vejo acontecer direto com as brasileiras: quando a família do moço pergunta a ela o que ela quer de presente ou de dote, ela diz "não quero nada" e ainda acha que está abafando. A primeira vez que meu marido perguntou o que eu queria, eu disse "você é meu presente.." ahh que românticoooo so que não! Você pode pedir sim alguma coisa, é claro, de acordo com as condições financeiras do moço..como eu não sabia as condições do meu marido, eu pedi um punjab suit que é a roupa indiana com bata e calça, além disso pedi bindi, kajal e pulseira. Não espere alguém chegar até você e explicar tudo ou perguntar formalmente. Seu noivo ou a família dele pode simplesmente do nada perguntar o que você quer da Índia.

Brasileira tem vergonha de escolher um presente. Eu sei, nós não queremos mostrar que estamos nos casando por dinheiro, joias, ou que temos preço, mas para uma família tradicional o simples fato de recusar o presente do futuro marido pode soar como desprezo, porque o homem é o provedor do lar e se ele não pode dar um presente para a futura esposa, como vai sustentar uma família? É assim que eles pensam, e quando você diz "não quero nada" é o mesmo que dizer "Meu bem, você é tão pobre, mas tão pobre que nem tenho coragem de pedir nada porque sei que você não poderá pagar". 


Com uma atitude dessas você mesma se diferencia das demais e dá direito à família do moço de não fazer nada de acordo com as tradições porque isso desanima, parece que você não faz questão de um casamento tradicional, enquanto as outras mulheres do país dele realizam todas as cerimônias e usufruem daquilo que lhes é de direito. 

Vejo por aí muita brasileira que na hora não faz questão dessas coisas, não conversa sobre a festa de casamento em si e nem deixa claro que quer um casamento tradicional. Então ela tem só o casamento no civil, ou não realiza todas as cerimônias e depois de uns tempos acaba triste achando que a família do moço não fez questão de nada porque ela é estrangeira ou o rapaz não tinha dinheiro ou sei lá o que.
Quando a família é tradicional nem precisa falar muito sobre isso porque eles fazem tudo, mas quando a família é moderna vale a pena conversar sobre os detalhes do casamento.

Então se você quiser se casar dentro das tradições, aceite cada etapa como se você fosse um deles.
Não estou falando de arrogância, o que eu quero dizer é: aceite aquilo que lhe perguntarem, sugerirem, se pedirem dote, escolha qualquer coisa mas não se negue a escolher algum presente, porque a recusa de um presente é uma ofensa (até para nós brasileiros, não é verdade?) além disso, a troca de presentes simboliza a oficialização do compromisso.

Existem aquelas mulheres que realmente não fizeram questão disso e são felizes assim. Mas vejo gente que depois do casamento compara a festa da vizinha, da cunhada e se pergunta porque com ela não foi assim, por que também não ganhou isso nem aquilo. 

Em Roma, faça como os romanos, na Índia faça como os indianos, e por aí vai..!

Beijos!


5 comentários:

  1. Gostei muito, nunca tinha pensado nesse pormenor, já namorei um Indiano e ele falava muito do casamento e das prendas que iria receber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Filipa! E interessante como alguns detalhes passam despercebidos pela gente! Abracos e tudo de bom pra voce tambem!

      Excluir
  2. Oi, Star! Como sempre, seus posts sao otimos e eu nao resisto e tenho que comentar! Muito bem abordado o assunto. No meu caso, eu achava que seria obvio ter um casamento "a la Bollywood", com dancas, comilancas, presentes e tudo que sempre quis, mas como a ala masculina da familia do meu esposo nao concordou com o nosso casamento, nao so nao tivemos a festa dos sonhos como tambem ninguem apareceu na nossa cerimonia religiosa, em um templo. So mesmo a minha sogra e um tio dele apareceram. Foi um dos dias mais tristes da minha vida. O pior foi quando minha cunhada veio nos mostrar a foto de album de casamento (coisa que as indianas adoram fazer!) e eu vi a pompa que tinha sido o casamento dela. Meu esposo tambem nao se conforma com o fato de eles terem feito para o irmao e nao para ele. Mas, a vida continua e o mais impprtante eh que este ano, no Brasil, vamos ter a nossa festa de casamento a la brasileira!!! Minha familia, super festeira, nao poderia deixar esta oportunidade passar, ne? E....a vida segue... Um abraco e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opss..eu quis dizer update.."upgrade" ficaria bem estranho..hahahah
      bjoo

      Excluir
  3. Oi Juliana! Nem preciso dizer que adorei que voce tenha dividido sua experiencia, esse negocio de festa de casamento e muito comum principaente quando se casam com estrangeiras. Voce me deu uma ideia de fazer im upgrade e colocar um pouco da mimja experiencia tambem, lembro que mo comecinho do blog eu escrevi que fiquei triste porque nao tive meu casamento indiano porque meu sogro faleceu bem na epoca que estavamos planejando e por causa disso nosso casamento aqui foi bem mais simples no Brasil, quem sabe um dia daremos uma festa a la brasileira aqui tb!! Beijoss!

    ResponderExcluir