Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Índia e Egito

O cinema indiano (Bollywood) faz tanto sucesso no mundo árabe, que uma música indiana foi introduzida em filme egípcio. Gostei muito da fusão das duas culturas.

Uma pena que o filme não tem legendas, ele está em árabe e o único link que encontrei com legendas faltava o final do filme então nem coloquei.

Se o youtube tirar do blog você pode conferir no link do próprio youtube https://www.youtube.com/watch?v=OKvSC6i79fU
Confira aqui a música
Diretor Musical: Gaurav Dagaonkar
Vocais: Gaurav Dagaonkar, Tarannum Malik
Letra: Anurag Bhomia
Arranjos: Nilesh Dahanukar
Programação complementar: Tanveer Singh Kohli

Trailer do Filme 





segunda-feira, 13 de março de 2017

Google Tradutor e Mímica para se comunicar?

Quem acompanha o blog sabe o quanto o idioma é importante para a convivência de todo e qualquer casal. E por falar em idioma, decidi escrever
o que penso a respeito após ler um comentário aleatório no YouTube. Não foi direcionado a mim mas  me sinto confortável para escrever sobre, pois eu sei como o idioma em comum é importante no dia a dia de um casal. 

Quero ressaltar que a pessoa que fez o comentário não vive essa realidade. Foi uma opinião baseada naquilo que ela não vive. Por isso fala com propriedade que o inglês não é importante. 
A pessoa que fez o infeliz comentário, mencionou o caso de uma brasileira que se comunica com o marido estrangeiro através de mímica como se fosse a coisa mais linda do mundo (então vamos incentivar as brasileiras a se comunicarem através de mímica com seus maridos, ok). Disse que o inglês não é necessário, nem para trabalhar e afirmou que o relacionamento "deu certo" e nós que sempre alertamos sobre a necessidade de saber pelo menos o básico de inglês "mordemos a língua". 

Me diga, que é "dar certo" no relacionamento? Qual é a fórmula? Fotos no Facebook? Tempo de relacionamento? Um papel passado? Tudo isso é  subjetivo, cada pessoa tem sua própria fórmula da felicidade e somente ela pode dizer se tem dado certo ou não. Claro que acredito na felicidade das pessoas, mas sabemos que um casal sem comunicação adequada vive "pisando em ovos". O fato de 1 casal saber lidar com isso não significa que seja fácil para todo mundo e que isso deva servir de exemplo. Só quem convive com outro idioma sabe como é difícil  procurar as palavras adequadas para se expressar e não encontrar, imagine então sem conhecer nenhuma! 

Outra coisa, se o casal não tem inglês como o idioma intermediário, cabe a um deles fazer esforço em aprender o idioma do parceiro. Ou o marido aprende português ou a esposa aprende o idioma dele. Mas mímica, para quem escuta e fala, não dá!! Além disso, vejo que alguns maridos não fazem questão de ensinar o idioma local para a esposa então o mínimo que a pessoa precisa saber é inglês. Em algum momento de dificuldade, como vai se expressar? Como vai resolver questões burocráticas, assuntos em repartições públicas, trabalhar, ou até mesmo explicar ao médico o que está sentindo?? Como vai assinar documentos? Isso não é brincadeira. 

Fico aqui pensando, onde essas pessoas estão com a cabeça para se inspirarem em casos assim? Isso para mim é caso isolado, é exceção que não faz sentido virar regra. Entendo que a mímica muitas vezes ajuda no início, mas se inspirar nessas histórias  como prova de amor sem nunca ter visto de perto a situação é assinar atestado  de "síndrome de Jade/Maya" (vide a novela Caminho das Índias ou o Clone). 

Hoje em dia, inglês não é mais coisa de gente rica que tem dinheiro para pagar cursos e tempo para estudar. Não é mais coisa de gente que viajou ou viveu no exterior. O inglês é uma necessidade. Se a pessoa tem tempo para ficar na internet, tem tempo para estudar. No youtube é possível encontrar aulas gratuitas, vídeos populares com nativos, não tem desculpa, só ter disciplina.

Mais uma vez repito, não se inspire em situações assim, parece muito bonito para quem está de fora, mas o dia a dia é outra coisa. 

Respeito quem esteja passando por essa situação, mas fica o meu aviso, aprenda logo um idioma enquanto é tempo. O que ninguém pode tirar de você é o seu conhecimento, então não deixe de adquiri-lo só porque alguém disse que você não precisa.

Quando você se cala, perde os seus direitos. Não se cale, não perca sua voz.

"Com sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma; pelo conhecimento se encherão  as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis" ( Provérbios 24:3-4)

Abraços