sábado, 5 de julho de 2014

5 de Julho: Aniversário do 6º Guru Har Gobind Ji

O único filho de  Mata Ganga e Guru Arjun Dev Sodhi nasceu e cresceu em Amritsar. Seu pai recusou uma oferta de casamento para o menino com a filha de Chandu, um nobre Mughal.
Por volta dos 10 anos de idade, Har Govind se casou com Damodari e depois, foi prometido a Nankee. Aos 11 anos de idade, seu pai se tornou o primeiro mártir Sikh devido um ato de vingança por Chandu.
Har Govind sucedeu seu pai como sexto guru, se casou com sua noiva Nankee, e mais tarde se casou com Maha Devi. Ele foi pai de cinco filhos e uma filha.


Ele levantou um exército pois todos os sikhs precisavam defender os fracos e usava duas espadas que simbolizam a autoridade política e espiritual, uma à sua esquerda e outra à direita. Nomeou uma de "Miri", representando Poder Temporal , e a outra "Piri", representando o Poder Espiritual, uma para ferir o opressor e outra para proteger os inocentes.
 Guru Hargobind também foi o inventor do Taus. Ao assistir a um pavão cantando, o Guru quis fazer um instrumento para imitar o som do pavão, criando assim o Taus.

Introduziu artes marciais e treinamento de armas e criou uma força militar permanente para a defesa das massas após o martírio de seu pai.
Realizou duas espadas nomeados Miri e Piri.
Foi o primeiro Guru a usar um trono.
Construiu o Akal Takht em 1608 - o que é hoje um dos cinco Takhats (lugares de poder) da religião Sikh.
Fundada na cidade de Kiratpur no Distrito Rupnagar, (antigo nome Ropar), Punjab
Ficou preso no forte de Gwalior por um ano, aparentemente rezando pela recuperação do doente imperador Jahangir. Quando Jahangir ordenou a sua libertação, ele se recusou a deixar a prisão a menos que 52 presos Rajas hindus fossem libertados também. Inteligentemente, ele ganhou sua liberdade, transformando as próprias palavras do imperador contra ele. Para assinalar esta ocasião, os Sikhs comemoram Bandi Chorr Divas em homenagem a sua libertação e Diwali em honra de seu retorno a Amritsar.
Primeiro Guru se engajar na guerra: lutando e vencendo quatro batalhas defensivas contra as forças de Mughal.

Guru Har obind deixando a prisão com os outros prisioneiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário