Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Estrangeira indiana ou indiana estrangeira?

Posso estar equivocada mas o que aconteceu com o mundo? (como sou dramática!). Hoje em dia vejo que as ocidentais seguem muito mais a cultura indiana do que uma própria indiana. Quando uma ocidental se casa com um indiano ela se transforma literalmente: usa sari todos os dias, só sai com bindi, enche os braços de pulseiras, aprende hindi, lê sobre a religião do marido, aprende a fazer comida indiana, faz tudo o que uma indiana faria e larga tudo para viver na Índia. Por outro lado, as indianas estão aderindo ao jeans e camiseta, mini vestidos, salto alto, baladas, só usam bindi e roupas típicas em festas, não fazem mais questão de falar hindi e o principal foco delas é sair da Índia.
Nós compramos produtos indianos e as indianas só querem saber de marcas famosas internacionais.
Enquanto a ocidental aceita viver em condições desfavoráveis na Índia, a indiana quer casar e morar no exterior para ter tudo e um pouco mais.
Os ocidentais largam tudo para viver na Índia e ter uma vida simples enquanto os indianos fazem de tudo para deixar a Índia e ter uma vida "glamourosa". Vai entender, né!!







quinta-feira, 29 de maio de 2014

O turbante


"A família dele não me aceita porque sou cristã"

Quem acompanha o blog sabe que eu mesma nunca encorajei nenhuma mulher viajar para a Índia atrás do seu grande amor. Apesar de eu amar falar sobre o país, a cultura e relacionamento sempre deixei claro sobre as dificuldades e os riscos de um relacionamento quando a família não aprova.
Outro dia uma garota me pediu um conselho sobre um rapaz que a família dele não queria que ele se casasse com ela, por motivos religiosos . Enquanto isso o rapaz dizia de que ela deveria deixar o Brasil e viajar para o país dele e quem sabe assim os pais se convenceriam. A minha resposta foi "Não, não vá para lá". Tem gente que não acredita que a sociedade e a família tem um peso muito grande e é um risco uma mulher estrangeira viajar para um país tão conservador.
Veja o que respondi há uns meses no post "Amor Indiano"

Oi S., obrigada por compartilhar sua história. Eu gostaria de escrever tudo o que você desejaria ouvir, mas na verdade vou falar aquilo que você não quer ouvir.

Primeiro, vocês são jovens, e ele ainda depende dos pais, provavelmente não trabalha e vive com os pais então ele jamais irá contra a vontade deles. Ele falou a verdade e já disse logo que os pais dele jamais aceitariam uma cristã e não ficou escondendo isso de você.

 (....)

 Na India a sociedade tem um peso muito grande e a comunidade pode interferir na decisão de vocês mesmo se os pais aceitarem.

Se ele for contra os pais, dependendo da comunidade que ele vive, pode até ocorrer "crime de honra".

Eu sei que estou te assustando mas não posso te enganar porque tudo na Índia é assunto delicado.

Meu conselho: NÃO VÁ PARA A ÍNDIA. SE ELE QUISER CONVENCER OS PAIS, DEIXE ELE FAZER ISSO SOZINHO E NÃO TE ENVOLVER NOS PROBLEMAS CULTURAIS DELE.

O certo nesse caso é ele tirar o visto e pegar um avião para o Brasil. Se lá você não é bem-vinda, deixe que ele venha para cá, afinal aqui ele é bem-vindo. Não é você quem vai fazer os pais dele mudarem de ideia. Só ele pode fazer isso por você.

Isso só vai dar certo se ele criar coragem de enfrentar os pais, mas parece que ele deixou bem claro de que é muito difícil ir contra os pais.

Você ainda é muito jovem e bonita, não aconselho viajar para a Índia em nome do amor, principalmente num caso desses. Você ainda tem que terminar os estudos e tem sua familia aqui, você tem muita coisa pela frente. Não arrisque sua vida por um homem porque não vale a pena, a cultura indiana ainda é muito fechada. Se mesmo assim você quiser arriscar vá com seus pais. Nunca viaje sozinha.Mas não esqueça, o certo nesse caso é ele vir até você.

Não tenho face, flor, qualquer coisa me mande e-mail para cafecomchai@hotmail.com

Beijos
ResponderExcluir"

Abraços!

sábado, 24 de maio de 2014

5 prós ao se casar com um indiano

1 Você vive um drama bollywoodiano todos os dias

2 Você pode se enfeitar da cabeça aos pés com colares e pulseiras e ele nunca vai achar exagerado.

3 Dá pra usar óleo de amla nos cabelos ou óleo de côco sem frescura, afinal ele já está acostumado com a fragrância hehe

4 Você passa a conhecer a finalidade de uma árvore genealógica, afinal sua família aumenta consideravelmente

5 A sua terapia vai ter nome: Bhangra!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Banho de Dinheiro

Gurdas Maan é um cantor e filósofo, muito famoso e respeitado no Punjab. É um homem sábio considerado um santo. O palco chega a ficar coberto de dinheiro. É assim que os indianos mostram felicidade e demonstram respeito a ele.








quarta-feira, 21 de maio de 2014

Aishwarya Rai no Festival de Cannes

Enquanto o mundo esperou ansiosamente para ver uma das mais belas mulheres do mundo andar no tapete vermelho no 67 º Festival de Cannes, Aishwarya Rai Bachchan, infelizmente, se atrasou, por outro lado a rainha da beleza compensou a longa espera enquanto mostrava seu olhar majestoso e elegante em um vestido de Roberto Cavalli.










sexta-feira, 9 de maio de 2014

Marajá deu uma lição na Rolls Royce Company

Nunca humilhe um  indiano principalmente se ele for Marajá! Existem várias histórias dos Marajás mas essa aqui sem dúvida é uma das melhores.

Um dia, durante sua visita a Londres, o rei Jai Singh caminhava com uma roupa casual em Bond Street. Ele viu um showroom da Rolls Royce e entrou para perguntar sobre o preço e as características dos carros.
Achando que ele fosse apenas um cidadão indiano pobre, os vendedores da loja o insultaram e  lhe mostraram a saída. Após este insulto, o rei Jai Singh voltou para seu quarto de hotel e pediu para seus servos ligarem para a loja e dizerem que o Rei de Alwar_city estava interessado em comprar alguns de seus carros .

Depois de algumas horas o Rei voltou à loja Rolls Royce mas vestindo seus trajes reais. Quando que ele chegou à sala de exposição , colocaram um tapete vermelho no chão e todos os vendedores se curvaram com respeito. O Rei comprou TODOS os seis carros que estavam na sala de exposições naquele momento e pagou o valor integral com todas as taxas inclusas. Quando os carros chegaram a Índia, o rei ordenou ao departamento municipal que usasse todos os seis carros Rolls Royce para limpeza e transporte de lixo da cidade. Imagine, o Número 1 do mundo estava sendo usado para o transporte de lixo da cidade! A notícia se espalhou por todo o mundo rapidamente e a reputação da Rolls Royce começou a cair. Quando alguém queria se vangloriar na Europa ou na América dizendo que era dono de um Rolls Royce, as pessoas riam e diziam: " Qual deles? O mesmo que é usado na Índia para transportar o lixo da cidade ? "

Devido a tais danos de reputação, as vendas da Rolls Royce cairam rapidamente. Depois enviaram um telegrama ao rei da Índia com pedido de desculpas e pediram para que não usassem mais os carros para o transporte de lixo.

Não só isso, mas eles também deram seis carros novos para o rei. Quando o rei Jai Singh observou que Rolls Royce tinha aprendido a lição e se desculpado pelo erro, o rei parou de usar os carros para o transporte de lixo.



Abraços!!

domingo, 4 de maio de 2014

Tem ou não tem?

Sexta-feira fizemos uma visita na casa de meu pai e levamos um pouco de ensopado de frango que aprendi a receita recentemente. Como sempre, meu pai encheu meu marido de perguntas sobre a Índia, o que tem e o que não tem. Ele começou : na Índia tem café?? Tem maracujá? Vocês gostam de vinho? etc etc rsrsr

Então descobri que no Punjab:

Tem café, mas é café solúvel. Não tem aquele café de coador, fresquinho, passado na hora

Tem uva mas não tem vinho.

Tem queijo, mas não tem queijo prato, queijo parmesão, e mais outras dezenas que encontramos no Brasil

Tem búfala mas não tem a mussarela

Tem iogurte, mas não tem de frutas.

Tem mandioca mas não tem farinha

Tem milho, mas não tem fubá (nem doce de milho, curau, pamonha, suco de milho e nem bolo de milho).

Tem pipoca, mas não tem de microondas.

Tem amendoim mas não tem paçoca

Tem cenoura, mas não tem bolo de chocolate com cenoura, nem suco de mamão com cenoura

Tem bolo, mas é só de abacaxi ou chocolate.

Tem côco mas não tem bolo de côco

Tem leite mas não tem doce de leite

Tem abacaxi e hortelã mas não tem suco de abacaxi com hortelã

Tem banana, mas não tem doce de banana..

Não tem farofa

do que eu mais sentiria falta? acho que da farofa e doce de leite.


....por enquanto é isso que eu lembro da conversa...

Abraços!!