Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dicas de beleza

Vamos entender o conceito de beleza dos indianos. Não vou falar aqui sobre a pele clara como muita gente já sabe. Isso deixo para outro post. Vou falar sobre a feminilidade, a beleza "natural" e a vontade de ficar bonita para o marido, o pretendente e até para si mesma, afinal quem não gosta de se sentir bem consigo mesma?
O Brasil no 2º lugar do ranking mundial no consumo de produtos de beleza, ultrapassou o Japão, e está apenas atrás dos Estado Unidos então por que não compartilhar uns segredinhos a mais? Ainda mais porque a maioria de nós brasileiras admiramos a maquiagem, roupas e jóias lá do outro lado do mundo em terras orientais. O que elas usam então para manter os cabelos saudáveis, a pele bonita etc??
É claro que devemos levar em consideração a genética, o clima, a alimentação, etc..

KAJAL


As indianas usam kajal pra dar mais beleza ao olhar. Conhecido como kol, kehal ou kohal em árabe ou também  surma em Punjabi kajal em Hindi e urdu, ou Gajal no sul da Asia. Alguns acreditam que o kajal é pra proteger contra o mau olhado, inveja, fortalecer espiritualmente e também protege do sol.  É usado mais pelas mulheres mas também é possível ver alguns homens usando, é até bebês e crianças. As mães aplicam nas crianças dizendo que isso deixa os olhos mais fortes. Também protege os olhos da poeira e mantém a pele mais hidratada, evitando o ressecamento  devido o clima árido, seco.

 Na década de 60 e 70 o movimento hippie trouxe ao Brasil a moda indiana e com ela os olhos bem marcados com o kajal. Ele pode ser em pó ou bastão, eu nunca usei em pó pois vi várias meninas reclamando que tem dificuldade de usar, que ficam parecendo um urso panda, pois se não souber usar faz uma lambança.

Sempre usei em bastão e adoroooo!. Depois que se usa um kajal de verdade você não quer mais saber de usar lápis. O kajal é macio, você sente a pele hidratada, ele realmente protege do vento e poeira. E o efeito dele é mais forte e é mais brilhoso, parece um hidratante mesmo, tanto que até prefiro passar um pó compacto pertinho dos olhos pra evitar que ele escorra. Aqui no Brasil você encontra por 10 Reais em lojas de produtos indianos. Não caia nessa de pagar cento e pouco num kajal pelo amor de Deus!! Vi outro dia na Internet uma marca vendendo kajal por cento e poucos reais! Eu particularmente não pagaria. Lá na India sai por menos de um real.hehe com tanta gente indo e vindo compensa mais você pedir para alguém trazer ou comprar num loja indiana aqui mesmo.

 Em outro post eu quero falar mais curiosidades sobre o kajal. Como essas curiosidades estão fora do assunto de beleza, deixarei para depois.. :)

ÓLEO DE CÔCO

Uma das coisas fantásticas que me conquistou foi o óleo de côco. As indianas não o usam apenas para preparar alimentos. Elas usam também nos cabelos e na pele. No começo achei super estranho (como assim óleo nos cabelos, na pele?/)  mas comecei a usar sempre nos cabelos antes de lavar com shampoo, ou uso como um reparador  de pontas e é o máximo. Só não exagere na dose. Mas se isso acontecer, só lavar com shampoo e ele sai super fácil dos cabelos. Os indianos têm costume de deixar óleo nos cabelos, mas eu prefiro usar antes de lavar com shampoo e depois eu passo o condicionador normal. Tente usar durante o banho, e dê um último enxágue pra tirar o excesso. Eu adoro usar no inverno e a pele fica realmente uma seda, parece pele de bebê. Eu que sou louca por tudo que é de côco nem preciso dizer que amo, né!! Eu uso uma marca brasileira, mas na India tem várias marcas diferentes. A mais famosa para os cabelos é a Dabur Vatika e Parachute, mas acredito que Vatika ajude a escurecer os cabelos, pois contem óleo de amla e henna. Deixa os cabelos super brilhantes. Já o óleo Parachute da embalagem azul é puro óleo de côco e usam no cabelo, na pele, na comida, etc.
Dabur Vatika para os cabelos. Contém henna e óleo de amla.
Parachute - puro óleo de côco. Para os cabelos, pele e até mesmo no preparo de alimentos.
Esse é meu sonho de comsumo! Quase um litro de óleo de côco puro!!!
Gente óleo de côco é tudo de bom!! Experimentem também óleo de amêndoas puro nos cabelos e como hidratante facial! Você vai economizar horrores em cremes e mais cremes e vai ficar linda!!












7 comentários:

  1. Oi!! Cai no seu blog por acaso e estou adorando!!Na minha lojinha pedem sempre óleo de Côco e eu nao tenho.. tenho q resolver isso!!!bjs

    ResponderExcluir
  2. óleo de côco é a sensação do momento né..eu adoro!! Obrigada pela visita, que bom que gostou do blog!! obrigada!!Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Onde posso encontrar esse cajal que parece um giz de cera?? Beijocas! ;)

    ResponderExcluir
  4. Você se referiu ao primeiro da foto? Se for o primeiro, eu me lembro que vi nas lojas indianas da 25 de Março por uns 10 Reais!
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Olá, Também adoro esse óleo de coco Vatika, fez milagre no meu cabelo que era fraco e fininho...
    Ele rende muito! Comprei o de 300ml e dura meses!!! *-*

    Comprei aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448560326-oleo-de-coco-vatika-300ml-com-amlalimo-e-6-ervas-indianas-_JM

    ResponderExcluir
  6. Como vc usa o oleo nos rosto?

    ResponderExcluir
  7. Só pra acrescentar. Tenho aquele kajal ali de cima um vidrinho com um pó, trouxe de Dubai. Lá me ensinaram a usar.. você coloca o pincel, que é tipo um palito nos olhos e fecha..assim vc capta a umidade dos seus olhos no bastão.. aí vc molha ele no pó e passa no olho... fica perfeito, o risco mais que perfeito e não borra não... é um jeito bem diferente de usar.. que faz a diferença nos seus olhos...Abços....Carlota de Floripa

    ResponderExcluir