sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Por que o sikh usa turbante?

O turbante é um presente do Guru. Para homens e mulheres, essa identidade transmite singularidade. É um sinal de que os sikhs vivem na imagem do Deus Infinito e tem uma vida dedicada à caridade.

O turbante representa completo compromisso com Deus. Quando você opta por amarrar seu turbante, você se sente encorajado como uma única pessoa, que se destaca em meio de bilhões de pessoas. É um ato de identidade e fé.  O turbante é a primeira característica de um sikh. É uma declaração de que ele pertence aos ensinamentos do Guru Granth Sahib Ji e isso é uma afirmação do compromisso interior de quem o usa.

A principal aparência de um Sikh é sua consciência com o Guru. O Guru deu instruções específicas para o Sikh manter sua vida natural, exatamente como foi criado por Deus. Assim, o sikh mantém seus cabelos longos sem cortar.

O Guru deu um padrão de vestimentas para o homem e a mulher como um ser humano dedicado a uma vida correta. Os sikhs devem manter o alto caráter moral, simbolizado pelo uso do bracelete de aço ("kara") e estarem preparados para defender a justiça, simbolizado com o "kirpan" ou espada.

O cabelo longo de um Sikh é amarrado em um nó chamado Rishi (Joora) sobre o topo da cabeça e é coberto com um turbante, geralmente de cinco metros de tecido de algodão.


A mulher sikh também pode usar o turbante e  um chuni/ dupatta (véu) . Todos os Sikhs cobrem a cabeça enquanto estão no templo de oração. Com a crescente consciência da natureza não-sexista do Sikh e o estilo de vida, muitas mulheres também podem usar turbantes como os homens.


 Independentemente das circunstâncias ou o tipo de trabalho ou atividade, um Sikh mantém sua identidade, isso quer dizer que o turbante deve ser usado em todas as ocasiões e profissões, desde um médico a um policial, o turbante não interfere no rendimento profissional e social. As roupas são modestas, e seus atos devem servir de exemplo.

Quando você usa a vestimenta sikh você está declarando que você está comprometido com o dever de servir.

Turbante sikh não é um pedaço de pano. É a auto-coroação do indivíduo. Pêlos no rosto não são uma decoração. É uma aceitação da Akal Moorat.
 Por isso um sikh que usa turbante não tira a barba.

Pressupõe-se que aqueles que  usam turbantes são os homens de Deus. Você tem sua barba,  você tem o seu turbante e um olhar divino .... mas se você não agir de uma forma divina  as pessoas ficarão muito decepcionadas com você.

O turbante Sikh  é uma identidade.

Em off: diz meu marido que o turbante tem mais finalidades além de uma identidade. Ele servia também para proteger a cabeça dos soldados sikhs durante as batalhas.












Sat sri akaal!

3 comentários:

  1. sao um povo respeitoso ,e grandes guerreiros

    ResponderExcluir
  2. Amei seu Blog! Tomei a liberdade de colocar o que vc escreveu na minha página "índia uma jornada de renascimento" e mencionei seu blog. Muito bom mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom parabéns pelo blog.
    Gostei do conteúdo

    ResponderExcluir