quarta-feira, 20 de abril de 2016

Respondendo e-mail: Gestos Indianos

Recebi um e-mail muito interessante da Isabella a respeito de alguns gestos indianos. Achei tão legal que coloquei aqui no blog pois eu sei que mais pessoas também tem curiosidade a respeito de alguns desses gestos bem comuns nos filmes indianos. Para ficar mais fácil a visualização, respondi logo abaixo de cada pergunta.



"Boa noite Star Kaur,


Sou uma pessoa que se encanta por todos os tipos de dança e gostaria de poder fazer todas, mas, infelizmente, por enquanto só pude conhecer algumas. 
Uma que eu gostaria muito de aprender é a indiana, fico encantada pelos gestos nas coreografias, mas pra mim são bastante complexos, pois não entendo. 
Além disso, em minha cidade é difícil de encontrar uma academia que ensine. 
Então, pesquisando na internet sobre os gestos indianos, hoje encontrei seu blog e o contato para tirar algumas dúvidas.


Se possível, gostaria que me explicasse alguns gestos neste clipe: 





1) essa dúvida não é com relação aos gestos, mas às pinturas nas mãos, qual o significado delas?
As pinturas nas mãos são henna ou mehendi. As mulheres gostam de enfeitar as mãos com a henna nos dias de festa. As noivas fazem essas pinturas nos pés também. Não tem um significado próprio, para os indianos é algo feminino, delicado, e representa felicidade, festa. Henna é muito comum no Sul da Ásia e entre as mulheres árabes.

2) 0:50 - eu imagino que esse seja um cumprimento, mas tem alguma diferença com relação a "Namastê", por exemplo?
Esse cumprimento é o Salam (Salam Aleikum). É uma saudação comum entre os muçulmanos. A diferença é que o Namaste é um cumprimento entre os hindus e o Salam é o cumprimento entre os muçulmanos. 

3) 1:25 - a junção das duas mãos
Nesse momento ela pede que preste atenção nela, é um gesto comum entre os muçulmanos no momento da oração, e  na música esse gesto indica que ela está pedindo com respeito, sem dar ordens.  

4) 1:50 
Aqui ela diz "olhe pra mim", por isso passa o dedo perto do olho.  

5) 1:57 - os dedos na testa
Aqui ela dança como estivesse se enfeitando. Os dedos na testa ilustram o sindoor (uma tinta vermelha que a mulher casada aplica nessa região) ou a Tikka, que é esse enfeite na testa que as mulheres prendem no centro da cabeça.  

6) 3:08 - a mulher da esquerda quando faz um gesto ao lado da cabeça
Esse gesto é feito quando uma pessoa elogia a beleza de alguém. Para os indianos esse gesto elogia e tira mau olhado.

7) 5:01 
Desconheço.

Como só conheci o blog hoje, não pude olhar todas as postagens, até porque são tantas informações interessantes que dá vontade de ler tudo de uma vez só. Pelo que pude ler, já adorei! São respostas para praticamente todas as minhas dúvidas com relação à cultura indiana.


Obrigada por compartilhar seu conhecimento e tempo!


Isabella Braga  


Agora que vocês já viram o significado de alguns gestos, veja como eles fazem mais sentido nesse vídeo com as legendas em português:



Muito obrigada a todos que visitam o Café com Chai!!

Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário