quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Como eu vejo o povo punjabi

Quando voce passa a conviver com algum punjabi todo dia algo diferente acontece:

Se prepare para uma família imensa de todas as partes do Punjab, Patiala nao pode faltar na lista;
São pessoas afetuosas e espontâneas, falam o que pensam, sao muito carinhosas. Não se preocupam com normas de etiquetas dos padrões ocidentais.
 
Punjabi gosta de fartura por isso todas as comidas sao uma delicia e faceis de fazer. Essa fartura voce vai ver nos quilinhos a mais por conta do ghee e roti. Para fazer um punjab feliz é so fazer um butter chicken! Bom voce gostar de iogurte, cebola, pimenta e muito sal pois sao os ingredientes mais usados em quase todos os pratos.

Se voce for casada com um punjabi a primeira coisa que  vao perguntar é se voce sabe cozinhar. Se nao perguntarem para voce vao perguntar ao seu marido, com certeza!

Lassi e cha sao as principais bebidas e provavelmente voce vai fazer toda hora. No Punjab não se fala CHAI.  As pessoas falam CHA mesmo, como falamos no Brasil.

Banho de agua fria e lavar roupa da familia toda na mão não é nada. Muitas familias ainda tem fogao a lenha...e aí vai encarar?

Punjabi adora festa, tudo é motivo de festa, casamento tem muitas cerimonias e rituais, muita musica..ahh musica alta, muiiito alta porque eles tem tanta energia que precisam extravasar de alguma forma e nada melhor do que um bhangra. Musica alta tem que ser em casa, no carro e onde puder. Eles adoram Honey Singh e Gurdas Maan.  E por falar em cerimonias, eles fazem para tudo alem de festa quando nasce uma criança, aniversario, festivais religiosos, primeiro dia na escola, até mesmo quando uma pessoa se aposenta ( o que eu acho digno). 

Punjabi adora presentes _dar e receber tambem, é claro!!  O bom de ter uma familia grande é receber presentes e dinheiro dos parentes e amigos uma vez que voce for apresentada(o) a eles, mas nao queira chegar de maos vazias... Voce tem que fazer a sua parte tambem e nao pode se esquecer do filho do amigo do cunhado do vizinho que casou com a irmã do primo do amigo do seu marido... entendeu? 

MEDO.... Em casamento punjabi as pessoas adoram fogos de artificio, mas alem disso se prepare para escutar uma rajada de tiros para o alto. Nao estou falando de fogos de artificio nao, falo de tiro, arma de verdade.  Questao de status. 

Punjabi gosta de diversao e se vestir bem, uma mulher sem ouro é uma vergonha, no minimo um colar de ouro a mulher deve usar pois punjabi gosta de status e indiano que é indiano gosta de ouro.

Quer ficar doida em 5 minutos? Esteja dentro de um carro com musica alta e dois punjabis conversando. Falar alto é uma caracteristica deles.
 
Se você vir dois homens falando alto, parece que estao discutindo, nao é nada, sao apenas dois punjabis conversando de uma forma amigavel.
 
Quando um punjabi fala com voce quem esta por perto pensa que voces estao brigando pois alem de falarem alto os punjabis gesticulam bastante.

Uma palavra que voce aprende muito rapido em punjab é Ji. ji para cá Ji para lá... Cansei dos filmes punjab... So ouço Han ji, sir ji, papa ji, paji, bhabi ji...é Ji para tudo, minha gente, isso quer dizer "respeito", e por falar  em respeito, o que impressiona é o valor que eles dão para os mais velhos, e nao precisa ser idoso, basta a pessoa ser mais velha do que voce que o respeito sera dado. Nunca respondem e nem discordam dos mais velhos. Por isso é muito comum os jovens massagearem as pernas dos pais ou avós.

Homem punjab nao leva desaforo para casa, e sao temidos por isso.

O bom de conviver com punjabis é a elevaçao da sua autoestima: voce se sente linda mesmo vestindo um salwar kameez com aquela calça larguíssima! Eles tambem apreciam a beleza natural, e assim voce deixa de ser escrava da maquiagem, chapinha e trezentas quimicas que voce usa no cabelo e rosto. O seu bolso agradece. Oleo de côco passa a ser seu aliado na beleza.

Mulher nao fuma, nao bebe e nem fala palavrao....enquanto os homens....

Leite de vaca?? Que nada!! Punjabi gosta mesmo é de leite de Búfala!!! É muito comum voce ir na casa de algum punjabi e ver búfalo principalmente nas fazendas.
Acho que todo punjabi dirigiu um trator pelo menos uma vez na vida.

É um povo acolhedor, alegre, mas ao mesmo tempo conservador. Conviver pessoas Punjab é uma das experiências mais belas e desafiadoras!
 
Bruuuaaaahhh!!!






6 comentários:

  1. Star JI falou tudo! A minha família e o meu marido e tudo isso mesmo ahahahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Olá Claudia Ji! Fico feliz em te ver por aqui!
      acho muito engraçado como eles tem um jeito característico de ser!!
      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Star! Noossa...praticamente descreveu a minha familia, apesar de nao serem punjabis. Sao jats de Uttar Pradesh. Todo mundo pensa que eles estao brigando, mas estao apenas conversando. Isso, claro, sem contar os trocentos palavroes que meu esposo fala e aquela pose e andar de pavao que eles tem e todo mundo, na hora, percebe de onde eles vem e quem sao. Impressionante!Otimo post!Um abraco, ji!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah então já sei o por quê da semelhança: minha família também é jat!! Voce falou um detalhe que esqueci, a pose e andar de pavão hahaha uma vez eu falei para meu marido que eles tem um jeito característico de andar, até nos filmes são iguaizinhos!!!kkkk
      Beijo, Ji!!!

      Excluir
    2. Juliana, me surgiu uma dúvida: você falou que seu marido é Jat. Quando meu marido fala da origem dele percebo que se refere ao Jatt (com dois "t"). Aí eu vi em alguns lugares Jat e outros Jatt, eis que me veio a dúvida: é a mesma coisa?
      Beijos!

      Excluir
  3. Star Kaur , por favor tire uma dúvida fiz amizade com um rapaz Punjab , tem algum problema de sermos amigos além de eu ser mais velha que ele? Tem algum limite de certos assuntos ?? Por sermos de culturas diferentes ? Atenciosamente Simone.

    ResponderExcluir