Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dubai: uma verdade que poucos falam

Prostituição e trabalho escravo:

Fugi um pouco do assunto sobre India, pois eu estava vendo alguns vídeos e me veio um assunto que eu gostaria de dividir com vocês. Dubai. Quem tem aquela idéia de que Dubai é a terra do $$, milionários, petróleo, um lugar lindo e maravilhoso, lugar onde você ve ouro nas ruas, gente rica e grifes famosas? 

Quem aqui imagina aqueles arranha-céus e tudo o que o homem pode construir com muito money? Digo construir porque de beleza natural não é o forte..é clima de deserto né, eu também queria o quê! Quando meu marido fez o download das fotos, eu falei: "Mas Dubai é  SÓ issooo???". Muito cimento, diga-se prédios e jardins artificiais. Sem natureza, somente jardins montados, entende? Claro que tinha foto do hotéis, aquela pista de snowboard artificial maravilhosa, quem não sonha em nadar nas águas do golfo Pérsico e shopping..shopping, prédios .. passear nas dunas!..  Ele disse que  também imaginava uma dreamland e se decepcionou hehe

Uma vez meu marido estava comigo no shopping e uma moça queria vender algo muito caro e ele disse que não tinha dinheiro, e ela respondeu: "tem, sim! Indiano..Dubai..money!!"  Essa confusão de indiano, árabe, dubai e rico acontece tanto que nem ligo e nem me dou ao trabalho de ficar explicando.O povo tem que parar com essa idéia de achar que todo mundo que mora ou veio de Dubai é milionário.

Aqui no Brasil foi a vez da Europa ser a dreamland. Até hoje muitas mulheres principalmente do norte e nordeste são aliciadas diariamente para trabalharem de garçonete na Europa para depois voltarem com um bom dinheiro para cá. Quando chegam lá a história é outra. São traficadas, tem o passaporte confiscado e são forçadas a trabalhar em casas de prostituição. Se tentarem fugir são mortas. Essa história já é velha, mas infelizmente o tráfico de mulheres é um problema muito grande no nosso país.

Pois bem, assista também a mentira desse vídeo  "Como as mulheres vivem em Dubai" . Deveria ser  "Como as mulheres sortudas e esposas de maridos ricos vivem em Dubai" pois isso é um caso à parte. Não se iludam com promessas de emprego e dinheiro fácil. Os aliciadores usam a fama de país dos ricos pra enganar quem precisa trabalhar e fazer a vida.

 Dubai: A terra dos sonhos para poucos



Veja o contraste no segundo e terceiro vídeo. Quem quer trabalhar em Dubai, muito cuidado. Tem muitas empresas em sites que anunciam emprego em Dubai. Tenho pena de muitas mulheres da Etiópia e Filipinas que vão para trabalhar como domésticas e sofrem violência física e psicológica de seus patrões. Elas são tratadas como propriedade deles, como escravas. Portanto, quando querem ir embora não têm direito, trancam a porta, não as deixam sair. Sofrem ainda com o ciúme das esposas, pois a mulher vê o marido dando em cima da empregada mas não tem poder de reclamar com o marido. 

Uma moça relatou no vídeo que uma colega dela conseguiu fugir e logo depois os patrões a encontraram e a compraram de volta, bateram nela e a largaram na rua de madrugada. Nunca mais se souberam dela. Todas no vídeo fugiram dessas casas e não têm outra opção se não virarem prostitutas, ou viverem se escondendo. O maior medo de todas, é claro, é a prisão, pois a maioria não tem passaporte, são ilegais e para deixar o país precisam de uma testemunha e dinheiro para comprar as passagens de volta. 

Na prisão se queixam de abuso sexual, e dividem a mesma cela com mulheres doentes.  Muitas não conseguem comprar as passagens porque não receberam o salário e é claro, não encontraram uma testemunha a favor. 

Existem muitos indianos a paquistaneses que também buscam uma oportunidade de uma vida melhor, com grandes promessas de bom salário e boas acomodações, trabalhando nas construções dos prédios monumentais mas também são escravizados, trabalham sem equipamentos de proteção e recebem  às vezes o equivalente a 63 dólares por mês SE receberem.   Inúmeros casos de exploração de trabalhadores e condições análogas a de escravo. Muitos tem família pra criar, ou querem ajudar os pais.  

Realidade 



Indianos e paquistaneses explorados. Trabalhadores da Etiópia e Bangladesh, Afeganistão e Iraque estão entre eles. Os que não são ilegais tem o passaporte confiscado. Foram enganados com falsas promessas, não recebem o valor combinado e ainda são obrigados a pagar a estadia e a comida. 

Trabalho escravo 

 É uma realidade cruel,  muito triste e não sei por que marketing e dinheiro, claro!  a mídia esconde. Só procurar no youtube que encontra muita  coisa a respeito.

Fiquem atentos!!


9 comentários:

  1. Misericórdia que realidade triste, mas muito presente infelizmente . Muita coisa em Dubai é propaganda pra gringo ver e é duro de perceber que as pessoas muitas vezes se deixam levar, eu não as julgo mas, com tanta informação que temos hoje poxa elas deveriam ter mais cuidado. Muito bom seu post é um alerta pra todas nós !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do post, foi só uma forma de alertar pois todo país tem seu lado bonito e feio né..a mídia ainda tem o controle nas mãos.. eles só mostram o que interessa, da mesma forma que só mostram carnaval e futebol lá fora!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post ! Eu realmente não imaginava que por trás da grandiosidade de Dubai (sonho de consumo de muitos) havia essa triste realidade. Onde estão os Direitos Humanos ? Cadê as autoridades internacionais que, se não veem se fazem de cegas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é..por isso eu digo "Direito HUmanos para Humanos Direitos". Isso é uma briga imensa que envolve tratados internacionais..e ninguém quer perder tempo com isso!

      Excluir
  3. Estou indo para Dubai em Dezembro, meu namorado é paquistanês e mora lá! Ele não quer vir logo para o Brasil. Eu confio nele e sei que não vou ser explorada sexualmente, porém é muito bom ter cuidado sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo país é assim..tem seu lado bom e o ruim. Mas com certeza seu namorado não vai te deixar correr riscos. Eles são super protetores por natureza. Até onde eu sei é um lugar super seguro pra se viver. O que tentei passar é o que ocorre por trás das promessas de empregos fáceis e quanto a isso devemos ter muito cuidado Beijos!

      Excluir
  4. Realidade nua crua,mas quando estive em dubai no mes de marco 2013,imprensao que deixou de linda cidade com pessoas educada e simpatica,mas o que me chamou atencao as pessoas que trabalha em dubai sob pressao,nao tem liberdade,essa reportagem abriu mais por outro o lado em relacao a dubai, o que eu desconhecia.

    ResponderExcluir
  5. Eu também desconhecia, realmente é um lugar belo e muito bom para viver (pessoas nascidas lá) porque para os estrangeiros que não tem família em Dubai e entraram no país em busca de uma vida melhor muitas vezes entra numa roubada.

    ResponderExcluir
  6. Essa realidade é cruel e assusta. Infelizmente a falta de oportunidades reais nos países de origem fomentam situações tristes e alarmantes como esta.

    ResponderExcluir