domingo, 8 de julho de 2012

Pra que usar dupatta?

Chuni ou Dupatta é um véu que faz parte do vestuário das mulheres da India e do Paquistão. Não são usadas com o intuito de deixar a roupa mais bonita ou mostrar um novo estilo como muitas garotas fazem hoje em dia. Tem um porquê por trás disso.  O objetivo é proteger o pudor de uma mulher. Para entender corretamente nós temos que entender o porquê, como e quando as mulheres devem usá-la.

A dupatta é tradicionalmente usada como um véu para cobrir a cabeça. Muitas mulheres cobrem a cabeça na presença de mais velhos, na presença dos sogros e em alguns vilarejos até na presença do marido em sinal de respeito. Antigamente, ou ainda em algumas aldeias, as mulheres cobrem também o rosto ao sair nas ruas ou na presença do sogro e não tiram o véu do rosto nem pra conversar com ele. Elas conversam através da dupatta. No entanto, também pode ser usada em torno de todo o colo ou nos ombros. O material varia: Algodão, Georgette, seda, chiffon, etc dependendo do tecido da roupa, ocasião e status.




Em muitas cidades da India, o principal uso da dupatta é dentro dos templos. Nas gurdwaras as mulheres devem cobrir os cabelos com a dupatta:







O uso primário de uma dupatta é para cobrir a cabeça e o colo. Porém a utilização do dupatta foi submetida a uma metamorfose ao longo do tempo. Na moda atual, a dupatta é freqüentemente estendida sobre os ombros. Outra tendência recente é a dupatta curta, o que é mais um cachecol ou uma estola, muitas vezes usada com kurtas e roupas ocidentais. Essencialmente, a dupatta é muitas vezes tratada como um acessório de moda urbana atual.




As vezes usamos roupas justa que realçam as formas do nosso corpo, o que pode ser desconfortável. 

Nos dias de hoje não é preciso muito para a mente de alguém ficar a deriva de pensamentos maliciosos. Geralmente as roupas indianas são confortáveis mas se a mulher precisa se abaixar pra pegar alguma coisa, para rezar, ou até mesmo varrer uma casa, o colo e os seios podem ficar mais expostos e já é motivo de muitos homens se distraírem e começarem a importunar. Para as indianas, a dupatta é também uma proteção contra olhares maliciosos.

Assim, mesmo que sentimos que nossas roupas são boas e modestas, não significa que todos nos vejam da mesma forma.  Para isso é importante usar a dupatta (Chuni) adequadamente principalmente em templos.







 A dupatta devidamente vestida serve para cobrir qualquer parte que possa ser considerada provocante principalmente o seu colo e traz o foco de volta parao rosto. Tradicionalmente, ela é usada de modo que ao cobrir a cabeça e os seios, o rosto fica de fora. É realmente muito bonita a maneira eficaz de usar a dupata pois faz com que as pessoas concentrem o foco no rosto, e não no seu corpo. 


Garota do Rajastão





Noiva usando dupatta

Você pode usar dupata em todos os momentos e se você achar que é complicado, basta fixá-la em sua camisa com um alfinete, para que ela não escorregue para baixo e você não tenha que mexer constantemente para corrigi-la, colocando de volta no lugar. Com o tempo se tornará um hábito de usar dupatta e você não precisará sequer fixá-la de volta. Ela pode ser usada durante todo o dia em casa e no trabalho.

Pode ser usada com praticamente qualquer tipo de roupa. Ela não só dá a mulher uma imagem de ser graciosa, mas também pode ser questão de moda, se você souber combinar. Não há nada que realmente nos impeça de usar a dupata em todos os momentos. 


 As indianas dizem que a  dupatta é o respeito de uma mulher mas hoje em dia muitas indianas modernas preferem o uso dela ao redor do pescoço ou caída sobre os ombros. Deixam para cobrir a cabeça somente dentro dos templos.








Beijosss!!



12 comentários:

  1. chai: nossa amei sua dupatta,você ficou linda....você loira ficou perfeito nesse contraste de branco,verde....eu tambem sou loira e proximo ano eu indo para pakistan,sei que terei que usar dupatta mas eu queria conhecer algum lugar aqui em São Paulo que eu pudesse comprar umas 2 e lá eu comprava mais...porque sei que em pakistan lá é bem barato....Ass: TÂNIA ARAUJO NUNES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada!! pra quem é loira acho super bonito azul, verde..o bom da dupatta é que podemos aproveitar as variadas cores e detalhes né! Com certeza no Paquistão você vai achar muuuito mais barato e sem falar que voce vai poder comprar junto com um salwar kameez, ou voce pode pedir pra tingir de acordo com as cores da sua roupa, tudo combinando!..Por exemplo, essa verde que estou usando era de cor creme. Aí tiveram a idéia de mandar tingir de acordo com as cores da roupa. Acho que vale mais a pena. Aqui em SP não achei dupatta,você pode tentar nas lojas indianas da 25 de Março. Se mesmo lá você não encontrar, voce pode comprar uma pashmina(paguei 15,00 na 25 de Março). Voce pode usar pashima e chegando lá voce se joga nas dupattas. . !! Depois me fala se achou!! Beijoss

      Excluir
  2. Dupatta é muito lindo, anyway, né?

    E sim, realmente você ficou maravilhosa mesmo!! Adorei.

    Passei daqui, também, pra você que gosta da Índia, acho que vai gostar do meu novo post. É sobre o livro "Entre nós dois", uma trilogia entre Amazonas e Índia:

    http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br/2012/07/uma-trilogia-entre-amazonas-e-india.html

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor muito obrigada!!! Vou ler seu post sim, já pelo título do livro quero ler pra ontem!! Beijosss

      Excluir
  3. olá vou manter minha indentidade oculta,mas conheci um indiano na net,sou brasileira,e sempre estamos online,tem dias que ficamos horas seguida conversando ele diz que mim ama,e eu por vez mim apaixonei por ele,mas ele é muito educado nunca falou sobre sexo,sempre mim respeitando e jura que mim ama,mas tá si eu ja estou apaixonada por ele,só que ele quer que agora em dezembro eu vá encontrar ele,ele é da religiao silk,ele diz que quer si casar comigo e eu sempre colocando a situação de que sou divorciada que tenho filhos e que a familia dele pode não aceitar ,mas ele indaga que eu vou casar com ele ,não com a familia dele,mas ele diz que vai pagar toda minha viagem e que vai voltar aqui no brasil para conhecer minha familia,que quer que eu vá para eu provar que amo ele de verdade,alguem pode mim dar uma luz por favor meu email..........henriquegato_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. oi minha flor,amei seu post,gosto muito dupatta vc sabe se aqui no Brasil vende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii flor obrigada!! Hoje algumas lojas indianas estão começando a vender dupattas..se você mora em São Paulo, você vai encontrar fácil nas lojas indianas e artigos de dança do ventre da Rua 25 de Março..fui sábado lá e vi muitas dupattas lindas! Beijoss

      Excluir
  5. Oi, Star!Como ando vivendo muitas aventuras, com minha dupatta, escrevi um post no meu blog hoje sobre isso e, coloquei, também, um link para este artigo, no se blog, pois é bastante esclarecedor e e já tinha lido há alguns meses atrás. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tabibito!!! Obrigada!! É incrível como a gente acostuma a usar a dupatta né!! Além de darem um charme no visual! Adorei seu artigo!! Beijos!!

      Excluir
  6. Ola!
    Passei por aqui para pesquisar e agora vou publicar:
    Vou compartilhar o link do seu blog na pagina de minha loja, ok?! Assim, todos os devidos créditos lhe serão dados.
    Gratidão, Namastê!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!! Estou fascinada pela Índia, tenho imensa vontade de conhecê-la, contudo tenho receio. Gostaria de ir com alguém que conhecesse, que pudesse me orientar... Alguma dica??

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa tarde
    É falta de educação ou até mesmo apropriação cultural usar o/a dupatta sem seguir nenhuma religião específica?
    Obrigada ❤️

    ResponderExcluir