segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Navratri

Dia 5 de outubro iniciou o Maha Navratri (ou navaratri), festival hindu dedicado a deusa Durga com duração de 9 noites e culmina com Dussehra (em sânscrito significa "a remoção de dez" referindo-se à vitória do Senhor Rama sobre as dez cabeças do rei Ravana) no décimo dia. A palavra Navaratri literalmente significa "nove noites" em sânscrito, nava significa nove e ratri significa noite. O dia também marca a vitória da Deusa Durga sobre o demônio Mahishasur.
Tem duração de nove noites porque as nove formas da deusa Durga são adoradas.


De acordo com o calendário gregoriano (que é o calendário católico) esse festival ocorre entre setembro e outubro e é um dos mais importantes festivais na Índia, Nepal e Bangladesh. 
Após o décimo dia que é Dussehra, iniciam-se os preparativos do Dantheras (Diwali -festa das luzes) que ocorre 20 dias após Dussehra. 

Navratri é celebrado em grande escala nos Estados de Bihar, West Bengal, Madhya Pradesh, Odisha e norte do Punjab em diferentes formas na Índia, a pessoas limpam suas casas para agradar a deusa e assim terem prosperidade na vida, pois a deusa gosta de limpeza. Algumas pessoas fazem jejum e não comem nenhum tipo de carne.

No nosso caso, não fazemos nada de especial pois é difícil celebrar os festivais indianos (sejam hindus ou sikhs) quando a comunidade ainda é pequena ou não existe uma divulgação maior. Mas fazemos ao nosso modo orando e deixando de comer carne durante os nove dias, e que venha o Diwali!!!


Um feliz Navratri a todos! 

Beijos

16 comentários:

  1. E que venha o Diwalli!! Estou ansiosa para celebrar o Diwalli aqui na India, estou com as expectativas em alta vamos lá ver :)

    Mas primeiro vem ai o Karva Chaut, você celebra Star?

    WAHEGURU JI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu sonho celebrar aí na Índia!! Meu primeiro Diwalli eu estava no Brasil e aqui as pessoas não comemoram e a comunidade indiana é muito fechada então a gente nem sabia onde comemorar. Vamos ver se esse ano a gente consegue celebrar aqui! O Karva Chaut eu celebro e já estou ansiosa, e você celebra também?
      Waheguru Ji!

      Excluir
  2. Pois e eu celebrei o Diwalli em Londres com o meu marido na altura noivo, fomos ao Gurudwara que estava lindoooo! E jantamos num restaurante indiano :) mas agora e que vai ser especial! Já nao falta foguetinhos imagino quando chegar a altura.
    O Karva Chaut celebrei lá também, a minha sogra me enviou um punjabi suit e bangels para usar na noite :) mas agora será o primeiro como casados e já sei o que vou usar! sari!! Estou a contar os dias :)
    Beijo Star!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo deve ser o Diwali em Londres! Pra você ter ideia aqui nem tem Gurudwara perto :( tem um local que encontramos mas é muito longe. Às vezes o centro cultural comemora mas sempre fico sabendo em cima da hora..se der certo acho que esse ano vamos comemorar o Diwali lá! Aproveite muito o Diwali aí depois me conte como foi!
      O Karva Chaut vou usar um punjabi suit,..meu marido não trouxe sari para mim porque a sogra achou que eu não saberia amarrar e eu não tenho nenhuma indiana por perto pra me ajudar então o punjab suit é mais fácil..hehe

      Muitas felicidades pra vocês!!!
      Beijos Diya Kaur!!!

      Excluir
  3. oi, eu fico sem entender se você Star é cristã, singh ou hindu? Como celebrar algo que discorda da sua religião? Agora mesmo estou em uma situação muito difícil minha sogra quer que eu me torne hindu antes de me casar, algo que eu não irei fazer, pq é melhor agradar a Deus do que aos homens. E agora leio seu post, tudo pode ser muito lindo mas tem uma implicação espiritual.Gostaria de saber o que pensa a respeito, qual a sua religião? Obrigada, gosto muito do seu blog, muito do que escreveu me ajudou a entender muito da cultura indiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu sou cristã batizada na igreja católica mas meu coração se encontrou na umbanda (que também acredita nos ensinamentos de Jesus Cristo). Acho que isso me abriu caminho para compreender a universalidade das religiões por isso estou no caminho do sikhismo sem grandes conflitos. Como meu marido é um sikh indiano, ele tem muita influência do hinduísmo e é cheio de rituais, pooja, etc e ele acredita em Jesus mesmo sem conhecer nada da Bíblia..então isso não me atingiu porque se a gente parar pra pensar as religiões se tornam até parecidas em vários aspectos, como queimar incenso, acreditar no poder da energia, acreditar em purificação, etc) O Deus é o mesmo. Eu estou me aprofundando no sikhismo, e uso um nome sikh. Mas não deixei de ter minha fé cristã, e orar o Pai Nosso quando meu coração necessita. Eu penso assim, ao se tornar hindu você não vai deixar de ser cristã pois fé é algo inabalável, imutável, a sua fé em Cristo sempre vai existir, mas esteja preparada para aprender mais sobre o hinduísmo e praticá-lo, porque a pratica hindu é todos os dias, está nas celebrações dos deuses indianos, pooja, poder da energia, eles são cheios de crenças e se a pessoa não enxergar a espiritualidade nisso tudo, com o tempo vai se tornando chato, cansativo e sem sentido.
      Beijos e obrigada!!

      Excluir
  4. Olá, meninas!Este será o meu 1o Diwali, mas como agora moramos longe da família e não vamos conseguir tirar folga, infelizmente não poderei participar. Karva Chaut eles também comemoram, mas também não poderei participar. Que pena...Só um pequeno comentário a respeito da moça que escreveu acima...Não sei como cada família pensa, pois cada cabeça é uma sentença, mas os próprios hindus aqui dizem que não é possível se tornar hindu, uma vez que já se nasce hindu. Justamente para isso existe a lei para casamentos entre castas e religiões diferentes. A cerimônia religiosa foi hindu, num pequeno templo. Para conseguir os papéis assinados pelas autoridades do templo, não precisei me converter, mas me pediram para escolher um nome hindu para colocar no papel. Após este papel e a cerimônia comprovada, finalmente o governo local aprovou o casamento e depois de algum tempo emitiu o certificado. Para conseguirmos casar foi um parto e a 1a vez, tivemos nosso pedido negado, já que eu não poderia ficar mais de dias em solo indiano, devido ao meu antigo trabalho. Mas, uma coisa é certa: Quando Deus quer e une os casais, não há governo neste mundo que impeça! Tivemos diversos empecilhos e pensamos até em desistir, mas hoje, quando olhamos para trás, damos risada. Boa sorte e que Deus abençoe a união de todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana, apesar de só ser hindu quem nasce hindu,minha sogra quer que eu me converta e siga a religião hindu, e eu não desejo seguir essa religião, e também não quero a celebração religiosa pois não sigo essa fé e fazer isso seria como renegar ao Deus que eu amo e procuro servir. Se para eu receber a certidão do meu casamento eu precise fazer essa cerimônia religiosa então será impossível eu me casar. Mas como tudo está nas mãos de Deus e Ele pode todas as coisas vou confiar no Seu poder e crer que tudo dará certo. Já passamos por situações muito difíceis e como vc disse foi Deus que nos uniu e tem fortalecido esse amor a cada dia. Amém, Que Deus abençõe a todas e realize os desejos dos nossos corações.

      Excluir
    2. Oi Juliana, meu primeiro Diwali e Karva Chaut também foi longe da família dele, só ficamos eu e meu marido no Brasil então nem comemoramos com fogos de artifícios e luzes..depois o meu segundo Karva Chaut eu esqueci porque eu não estava habituada ao festivais indianos e como aqui ninguém comemora fica difícil estar a par de todo o calendário. Mas é coisa que acontece, ainda bem que é por motivos de trabalho, logo logo vem o Diwali pra trazer muita alegria e luz na vida de vocês!!
      Beijos!!

      Excluir
  5. Juliana, em que cidade vcs se casaram? Meu futuro esposo vive em Calcutá.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol, eu também sou de religião diferente entao casamos pelo Special marriage act pelo civil que existe para situações como as nossas. O hindu marriage tens de te converter mesmo que eu saiba... A mim ninguém forca nada, a minha família indiana e muito supersticiosa mas estão abertos a todas as religiões e se prostram a tudo! Quando cá cheguei eles puderem a imagem se Jesus crucificado sobre a nossa cama o que me deixou muito feliz pelo carinho :) mas eu sou uma pessoa muito aberta a todas as crenças,amo Jesus e nao vejo nenhum nenhum mal fazer os rituais hindus, respeitar,, ir ao Gurudwara... Afinal Deus e o mesmo so muda o nome. Na vai da crença de cada um. Eu tento absorver tudo aqui e adoro participar nos festivais e minha faz a minha família muito feliz :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e casei-me no Gurudwara porque e casa de Deus também e o meu marido e Sikh convertido entao foi o realizar de um sonho...depois fomos na Igreja e trocamos as alianças e fizemos jurar um ao outro :) temos de fazer o que nosso coração dita e nos faça felizes.
      Beijo e no sorte para o vosso amor :)

      Excluir
  7. Oi Diya! Foi muito dificil casar no special marriage act? Eu tenho todos os documentos, demorou mesmo os 30 dias? minha mãe vai comigo e tirou 30 dias de férias mas pode tirar mais. Sim, eu também respeito e procuro ler sobre a cultura indiana, o que me deixa triste é essa imposição, minha sogra não aceitou bem o fato de o filho mais velho ter se casado por amor e com uma moça católica e ainda por cima ter se convertido ao catolicismo. Meu futuro esposo é o filho mais novo e quer ser abençoado pelos pais no nosso casamento e isso é muito importante, para mim também é. Penso em casar no cartorio e fazermos uma recepção, sei que minha sogra tem a melhor das intenções mas não quero magoá la. Acredito que Deus coloca cada um no lugar em que vai servir a Ele com alegria, amor e dedicação, não adianta estar em um lugar em que você não se sente bem e não segue a doutrina, vai por obrigação e vê a fé que abraçou como m fardo pesado a ser carregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso demorou mais porque coincidiu com votações entao andava tudo muito lento e também porque o meu marido e de uma cidade pequena entao e pior pois nao há comunicação entre eles e o tribunal geral da área de residência. Mas pelo menos 45 dias pois tem de dar notice no jornal e depois esperar 30 dias entao depois casam e dão o certificado.
      Realmente e uma situação bem chata... Mas lá se há-de resolver :) confie em Deus!

      Excluir
  8. muito massa. Vou falar desse festival no meu blog e conectar ao seu , posso ? :) Obrigada pelas infos. Meu marido me contou mas eu acabei nao postando nada a respeito . Ainda bem que existe o seu blog :-) hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Pode colocar sim, tem vezes que eu também deixo de postar, o marido comenta alguma coisa, acabo deixando pra depois e aí esqueço..rs!! Obrigada!! Beijos!!

      Excluir