Resposta: Khalistan
Trata-se de um movimento que busca criar um país Sikh separado, chamado Khalistan (Punjabi: "A Terra dos Puros" ou "Terra Pura") onde abrange o atual estado indiano de Punjab e todas as áreas de língua Punjabi ao redor de suas fronteiras.
O movimento ganhou força quando o exército indiano atacou o Darbar Sahib (Templo Dourado) em junho de 1984. O ataque, que havia sido planejado vários meses de antecedência foi realizado durante um dos aniversários mais importantes do calendário Sikh. O exército realizou um massacre de sikhs homens entre as idades de 15 e 35 nas aldeias do Punjab. Esses eventos, juntamente com massacre de Sikhs em grandes cidades da Índia, em novembro 1984, e dias de terror posteriormente vividos nas aldeias do Punjab deu origem à resistência. Em 26 de janeiro, 1986 um encontro de representante sikhs aprovou uma resolução favorecendo a independência do Punjab (Khalistan) e desde então eles vem lutando para criar o país. Essa luta já dura 30 anos.
Khalistan é encarado como um Estado laico, rejeitando a teocracia e defendendo uma forma liberal do nacionalismo em que todas as comunidades possam viver como iguais.
Com a divisão ficaria assim:
Pakistan = muçulmano
Hindustan = Hindu
Khalistan = Sikh (Khalsa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário