Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

domingo, 9 de novembro de 2014

Cultura x Machismo?

 Eu sempre falo da dificuldade de viver no Brasil mas não posso deixar de contar aquilo que esse país contribuiu para as diferenças culturais se ajustarem. Muito do que passei no início foi devido a cultura, mas não a personalidade. A cultura indiana é machista? Parece redundante mas isso nao quer dizer que aqueles que vivem em um país machista são e serão sempre assim. Na India, as pessoas se preocupam muito com a sua vida, a forma que voce se veste, fala, anda, come etc, falta  privacidade mas no Brasil as coisas são menos complicadas e isso trouxe várias mudanças, porque aqui podemos  agir do jeito que somos, sem precisar fazer tipo para ninguém e aos poucos meu marido foi percebendo isso.

Vou dar alguns exemplos. Na India meu marido só sabia fazer miojo, e quando chegou no Brasil ficou um ano sem entrar na cozinha, mas hoje ele se sente super a vontade para cozinhar, não tem vergonha, ele procura no youtube algum vídeo que explica como faz e pronto, me ajuda a fazer comida indiana (coisa que eu não tinha nem ideia de como fazer, e não entendo nada dos vídeos no idioma dele). Me lembro que uma vez ele disse "nao conte na India que eu faço isso!" Tudo porque as pessoas se perguntariam: como pode um homem cozinhar e ajudar a esposa na casa?
 Uma vez ele me falou "vem cá, me ensina a usar essa máquina", era a máquina de lavar roupas.

Quanto aos afazeres domesticos nós dividimos sem frescura e quando nao faço comida (apesar de preferirmos comida indiana feita em casa) eu simplesmente digo que não fiz e podemos sair para almoçar ou jantar fora coisa que dificilmente vejo no Brasil, claro que alguns brasileiros ajudam em casa, mas a maioria não levanta nem um copo e nem chega perto do fogão, tem que ter comida pronta antes dele chegar do trabalho e ainda reclama que a mulher não limpa e nem arruma casa, fica no sofa vendo tv e a mulher na segunda jornada de trabalho, afinal, a maioria das brasileiras trabalham fora. Até hoje tem muitos casais brasileiros que vivem desse jeito, e o problema não é nossa cultura, é o homem mesmo, que quer ser o machão.

Outra coisa é a liberdade para vestir o que bem entender e cortar o cabelo, pois na India ele não pode radicalizar nada, tudo tem que ser certinho, enquanto no Brasil ele pode vestir até calça rasgada que ninguém vai olhar feio. Na India ele só saía de calça e camisa, e no Brasil pode sair tranquilamente de camiseta, bermuda e chinelo. Um dia ele chegou do trabalho e me deu um pacote, quando vi era uma mini-saia e disse "use alguma roupa sexy de vez em quando para sair comigo".

Aquele choque cultural todo foi se ajustando, pois a forma que ele agia logo que chegou ao Brasil era apenas um reflexo da sociedade que ele vivia. Quando as pessoas seguem regras não quer dizer que elas concordem com todas as regras. As vezes é melhor seguir e ficar calado, como acontece com a maioria dos que vivem em países rígidos em comportamento. Mas aqui voce pode ser quem voce é e nao precisa se preocupar com o que os outros irão pensar, diferente da India onde tudo gira em torno da sua reputação. As qualidades do homem indiano são muitas e só quem se relaciona com um sabe o que estou dizendo, sabe quando o homem sai do trabalho e traz algum doce para casa?  Na cultura oriental em geral sempre que pode o homem evita chegar em casa com as maos vazias. Eles tem um ditado "happy wife, happy life". Eu nao fico falando sobre essas coisas pois o blog é justamente sobre choque cultural, mas acho que as vezes assusto alguns leitores e os faço pensar que tudo é um sofrimento, mas nao é não. Temos brigas, discordâncias afinal somos diferentes mas tambem temos nossos pontos positivos como qualquer casal.

Então é isso, aqueles casais que estão planejando viver no Brasil, não se assustem, com o passar do tempo esse choque com a nossa cultura vai passar. Tem que ter paciência e evite forçar que seu parceiro aceite tudo só porque está vivendo no Brasil. Falo isso por que tem pessoas que querem viver com estrangeiro no Brasil mas não imaginam que o inicio podera ser complicado ou ja pensam que a pessoa vai mudar e se adaptar em questão de semanas e nós sabemos que não é assim. Cada pessoa tem seu tempo de adaptção,  respeite esse tempo, e as mudanças serão a seu favor.

Abraços!

2 comentários:

  1. Star Kaur,

    Confesso que pela forma como você fala, pelo tom de maturidade e calma, eu sempre imaginei uma mulher mais velha. Só quando li a parte "Um dia ele chegou do trabalho e me deu um pacote, quando vi era uma mini-saia e disse "use alguma roupa sexy de vez em quando para sair comigo" Que eu parei na hora e fiquei pensando: Nossa, mas então ela não deve ter tanta idade assim, já que usa mini-saia! haha Não que alguém de mais idade não possa usar, e se for esse o seu caso não me leve a mal, por favor. Só achei engraçado o pensamento. E desculpa pelo comentário não ter nada haver com sua postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Eu nao sabia que passava essa impressao mas gostei muito do tom de maturidade que voce citou, eu pensava exatamente o contrario. Nao sou tao nova assim, quando casei eu ja tinha 27... E o tempo passa tao rapido..!! Rsrs

      Excluir