sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dicas para fazer um bom chá/chai

Vou falar de 2 tipos de chá: o indiano que é o chá com leite ( o famoso chai) e o chá  verde que estamos acostumados aqui no Brasil.

São dicas simples mas eu não as conhecia e a partir do momento que passei a seguir essas dicas o meu chá ficou mais saboroso.

Chai é o estilo indiano servido com leite. No punjab as pessoas também falam cha como dizemos em português ( sem o "i" )portanto não pense que só o chai tem leite, pois na Índia quando dizem CHA também se referem ao chá com leite.

Eu vou usar a palavra chai pra não confundir. Ele é feito de chá preto com leite e algumas especiarias como gengibre, cardamomo, erva-doce, cravo- da -india, ajowan, erva doce, açúcar e ao sul da Índia adicionam a canela.

O chá preto da Índia é diferente do chá preto que encontramos aqui no Brasil. Aqui o chá preto costuma vir em saquinho, eu já tentei abrir o saquinho mas mesmo assim não deu certo. Então procure o chá preto solto, evite usar o chá de sachê.

Ferva a água e adicione o chá preto, e as especiarias citadas acima na quantidade que você desejar, e tantas quantas desejar. Eu não uso tudo de uma vez, às vezes uso apenas gengibre, outras vezes uso do 1 cravo da Índia e uma pitada de ajowan. Se você gosta de um chai mais escuro, adicione o cravo-da india.

Deixe ferver bem, depois acrescente o açúcar e o leite. Quando o leite levantar fervura está pronto seu chai. Coe e sirva com biscoitos.

O Chá Verde não é apreciado na Índia como o chá com leite, mas eu vou dar uma dica para quem gosta de beber esse chá: nunca ferva o chá verde pois isso deixa ele amargo.
Para fazer um chá gostoso deixe a água bem quente e coloque um pouco do chá verde, tampe a panela e espere uns 5 minutos. Você pode espremer meio limão e adoçar com açúcar ou mel.

* Deixe separado uma panela só para fazer chai porque se você usar outros alimentos na mesma panela o sabor do chai fica alterado. Na hora de lavar evite usar muito sabão.

* A mesma coisa com a xícara, não use a mesma xícara para beber café. Deixe uma reservada apenas para o chá.

*Ao fazer o chai, não ferva tudo junto com o leite. Para o sabor ser acentuado, ferva primeiro as especiarias e só depois adicione o açúcar e o leite.

Abraços!!

3 comentários:

  1. Super legal Star,
    Obrigada pelas dicas valiosas, estava mesmo a procura de um receita mais simples, porém encontrei tantas e complicadas que já havia desistido.

    Beijos&Abraços,
    Leticya Gontijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticya!!

      Obrigada!! Pois é..eu também só encontrava receita complicada, o povo enfeita muito, mas o chai indiano é tão simples! Na maioria das vezes só faço com água, chá preto, gengibre, açúcar e leite.
      Beijos!!

      Excluir
  2. Posso trocar o chá preto por um outro chá para fazer o chai?

    ResponderExcluir