quinta-feira, 11 de junho de 2015

Não tem barbeiros em São Paulo

 Foi o que percebi quando procurei um barbeiro para meu marido. Na Índia os homens estão acostumados a frequentar a barbearia, e uma das coisas que meu marido mais sente falta aqui em São Paulo é isso. Até agora só encontrei 2 lugares que dizem ser barbearia, mesmo assim deixam a desejar, nada diferente do que qualquer pessoa consegue fazer em casa e por um preço muito alto.

Uma coisa que acho legal, é que o indiano sempre faz massagem na cabeça, rosto quando você vai cortar o cabelo, fazer a barba. Até na hora de fazer as unhas você ganha uma massagem no braço. E tudo isso sem preguiça e sem pressa e muito barato.

Enquanto aqui no Brasil quando levei meu marido para fazer cabelo e barba ele ficou sentado por 10 minutos. Em 10 minutos ele teve o cabelo e barba feitos, tudo na maquininha, na pressa e sem estilo nenhum. Já o levei dos salões mais baratos aos mais caros, dos salões mais antigos aos mais modernos, dos barbeiros mais jovens aos mais experientes.

Uma vez vi na TV uma barbearia (clube do bolinha mesmo, você não vê mulher lá dentro) e corri para pegar o endereço na internet pensando que dessa vez eu encontraria alguém que entendesse do assunto, eu estava disposta a dar esse presente ao marido. É uma barbearia cara que fica na Rua Augusta. Na primeira vez fizeram a barba direitinho, colocaram toalha quente no rosto, espuminha..mas na segunda vez que fomos não teve nada disso. Foi de qualquer jeito e na pressa porque tem uma fila de homens aguardando a vez então precisa ser tudo rapidinho pra ganhar mais dinheirinho.  Nunca mais voltamos e o negócio é caro pra ter barba e cabelo feitos em 10 minutos contando com o tempo que ele foi até o caixa pagar. Percebi que a cada vez que você volta o serviço é mais rápido.

Outra coisa é a dificuldade em encontrar barbeiro. Os homens não se especializam mais nisso?? Só encontro cabeleireiro e isso é bem diferente de barbeiro. TODOS os salões que fui só haviam  cabeleireiros e só sabiam fazer a barba com máquina e sem estilo. Não tinha nenhum barbeiro, ninguém que entendesse de fazer a barba. Não conhecem os diferentes formatos, qual combina com cada rosto, etc ou até mesmo um tratamento facial pós barba para aliviar a irritação.  Nem visagista entende de barba. Aqui as pessoas só sabem usar a máquina e quando terminam a barba passam uma água e pronto, pode levantar, pagar e ir embora mesmo quando não tem nenhum outro cliente aguardando a vez.

Onde estão os barbeiros??.
 Eu percebi isso pela fila que os homens faziam nesse ultimo salão masculino que levei meu marido, isso mostra que eles querem um cuidado especial mas não existe.

Veja como é na Índia:









Abraços!!

12 comentários:

  1. Oi, Star!!Excelente post!!! Aqui realmente eh muito facil de encontrar os barbeiros e se eles nao tem lojinha, fazem a barba na rua mesmo!Este domingo eu vi um e tirei ate a foto!!Sim...os barbeiros aqui estao mesmo de parabens. Mas, de repente, o problema ai no Brasil eh que nao temos mais a cultura da barba. Aqui na India, muitos homens ainda usam barba e se orgulham dela!Vai ver que eh por isso que os barbeiros aqui sao tao craques!! Falando nisso....to indo ao Brasil em agosto! Espero que desta vez possamos nos encontrar. E, tem alguma coisa daqui da India que voce ou seu esposo queiram? Qualquer coisa, me manda um email. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!! Os barbeiros da Índia estão de parabéns mesmo!!

      Eu també pensava que os homens daqui não gostavam de barba porque a gente tem aquela ideia de que barba deve ser aquela coisa grande e mal cuidada, mas até que comecei a prestar mais atenção nisso e vejo que os homens aqui no Brasil gostam sim de barba ou deve ser moda agora mas muitos estão deixando crescer um pouco, estilo árabe, curta porém definida o mesmo estilo que meu marido também gosta de usar mas pra isso precisa saber usar navalha e não tem ninguém que saiba fazer com a navalha acredita?! Só sabem limpar a barba com a navalha.

      Vamos ver se dessa vez a gente consegue se encontrar!
      Eu gostaria sim de uma coisinha daí rs!! Obrigada, Juliana!

      Vou te mandar um e-mail!!

      Beijos!!!

      Excluir
  2. Concordo com a Juliana... Barba aqui no Brasil não tem a mesma importancia que lá. Ta aí uma ideia de negocio para se pensar!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Aline !
      Mas comece a reparar as barbearias aqui só querem praticidade e não estilo, eu acho que falta profissional no mercado por isso os homens na pressa optam por fazer a barba toda em casa, mas acho que se tivesse mais gente especializada veríamos muitos homens desfilando estilo por aí rs
      Tem gente perdendo tempo por aí se eu tivesse um salão grande e trabalhasse na área investiria nisso.

      Excluir
  3. Acho que a barbearia mais tradicional em SP é a 9 de julho. E é realmente uma barbearia no seu sentido original.

    Endereços:
    Rua Augusta, 1371 – Consolação
    Rua Senador Paulo Egídio, 63 – Centro
    Rua João Cachoeira, 894 – Itaim
    Rua do Comércio, 40 – Centro
    Rua Domingos de Morais, 1031 – Vila Mariana
    Rua Purpurina, 299 – Vila Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão, Carolyne!
      Eu já levei ele também na nove de julho, achei legal mas parece que ela ela é muito pratica, para o homem que tem pressa, eu gostaria de encontrar uma barbearia onde as pessoas conhecessem vários estilos e estivessem por dentro da moda , mesmo assim acho que é a mais tradicional que encontramos hoje em dia.
      Obrigada!!!
      Beijos

      Excluir
    2. Como vejo vários homens que gostam de barba falar bem dela, achei que ela fosse mais completa, enfim. Talvez, realmente seja mais um problema de diferenças culturais. Como tu mesma disseste, na Índia e países árabes a forma como cuidam e dão valor a barba é bem diferente do Ocidente, principalmente no Brasil e países menos globalizados.

      Excluir
    3. É como você disse, a forma que cuidam e dão valor é diferente, mas essa barbearia 9 de julho é muito bem procurada e dependendo do horário tem uma lista enorme de clientes. No momento é a melhor que temos e também é a única que atende um público mais jovem.

      Eu gostaria que tivesse mais gente especializada, pois no final ficamos sem opção, você acredita que até mesmo os homens deixaram de se interessar por essa profissão?! Todo salão que perguntei só haviam cabeleireiros e tinha homem que falava na maior sinceridade que não sabia fazer barba rsrs
      Concordo com você!

      Excluir
  4. Olha, não se tem algo haver, mas eu sou do interior e na minha cidade eu conheço pelo menos umas cinco de vista. Talvez em metrópoles seja algo meio ultrapassado. Não sei. Geralmente eu vejo Homens mais velhos entrando nesses lugares, apesar de ter um amigo e primo que são novos e só fazem a barba em barbearia mesmo. Acho Homem com barba muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayhara!!
      Acho que isso também faz sentido porque aqui as pessoas consideram ultrapassado fazer barba com profissional, mas pelo que eu vejo os jovens estão procurando bastante, eu já fui na 9 de julho que a Carolyne citou acima e haviam muitos jovens de 18 a 30 anos. Não vi nenhum senhor, então o público jovem tem interesse mas não tem opção é por falta de opção o serviço na maioria das vezes acaba saindo caro. Então acho que a maioria desiste. Meu marido só procura quando tem algum casamento pra ir porque o preço que cobram não dá pra ir sempre.

      Excluir
  5. Nossa! star até deu vontade de fazer a barba que não tenho rsrsrsrs.
    Adorei o post amooooo a Índia.
    Amo ver seus posts,estou sempre visitando seu blog. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha eu também !!!
      Obrigada!! Seja sempre bem vinda!!
      Beijos!!!

      Excluir