Café com Chai

Observações de uma brasileira sobre a cultura indiana.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Curiosidades - Filme Punjabi

Ontem assisti o filme Carry on Jatta onde mostra o estilo de vida do Punjab, e o que achei interessante é que as cenas foram filmadas em Jalandhar, a cidade de meu esposo. Não encontrei legendado,  mas coloquei o filme mesmo assim porque mostra como é a vida  em Jalandhar no Punjab. Jatt é a casta dos indianos fazendeiros que cuidam das plantações da família principalmente de trigo e arroz, a razão para o nome do filme.
Lembram quando eu disse que os indianos do Punjab tem um jeito característico ao conversar, gesticulam muito, e nos dão a impressão de que estão brigando quando na verdade estão apenas conversando? Eis nesse filme um ótimo exemplo! 



Selecionei algumas curiosidades: 

5:44  Reparem que quem faz e serve o café da manhã para toda a família é a esposa do filho mais velho. 

6:52 o filho toca os pés do pai dizendo "peri penaa" fazendo o sinal de namaste.

6:56 foto na sala com flores significa que a pessoa é falecida. 

8:46 os indianos gostam de dormir no terraço, a céu aberto por causa do calor. Nessa cena o pai está bravo com o filho que dorme até tarde.

11:23  festa de casamento onde Jass se apaixona por Mahi. Como o casamento indiano tem 3 dias de celebrações, essa é uma das festas.

18:28 noite de henna, as mulheres fazem henna nas mãos e pés, aproveitam a ocasião para conversar sobre casamento, sogros, cunhados..

27:19 Todo mundo chora porque a noiva está deixando a casa e a família para morar com a família do noivo.

31:10 as plantações que são símbolo do Punjab e a dança típica.

37:55 O irmão de Mahi chama Jass para uma conversa para saber quais as intenções dele e força os dois a se casarem no cartório para evitar que a garota fique com má fama já que todos no bairro sabem que eles estão se encontrando.

1:01:26 Veja como são as camisolas indianas. Como as noras vivem na casa dos sogros junto com cunhados e outros parentes, elas usam camisolas assim compridas e sem decotes e transparências.

1:19:20 O filho tenta convencer o pai a deixá-lo casar com a namorada. Mas o pai não concorda.


1:24:40 A família de Preet vai até a casa de Jass propor casamento.

1:44:14 Bhangra, a Dança típica do Punjab


Sinopse

 Jass (Gippy Grewal) se apaixona por Mahie (Mahie Gill) em um casamento de amigos, mas ela só quer se casar com alguém que não tem família e é órfão como ela porque ela não quer ter sogra e nem cunhados. Então, para conquistá-la Jass finge que é órfão e ela se apaixona por ele, mas quando ela conta para o irmão que conheceu Jass ele os obriga a se casarem de imediato no cartório. Então Jass casa com Mahie sem contar ao pai, o advogado Dhillon (Jaswinder Bhalla), irmão Goldy Dhillon (Binnu Dhillon) e cunhada Diljit Dhillon (Anshu Sawhney). Depois do casamento, Jass diz para Mahie procurar uma casa para morarem e ela, por coincidência, consegue alugar um quarto na própria casa de Jass e é aí que a comédia de erros começa: Jass e seu melhor amigo Mel (Gurpreet Ghuggi) preparam vários planos para confundir a família dele porque ninguém sabe que ele se casou. Jass pede para o amigo Mel fingir que é esposo de Mahi, mas Mahi não sabe de nada.  Jass assim pode viver com sua esposa Mahie em sua própria casa sem a sua família nunca descobrir. Mas no decorrer da história, o amigo de Jess se casa com a namorada Preet (Khushboo Grewal) em segredo porque o pai,  Inspetor Sikhander Tiwana (B.N Sharma) não aprovava o relacionamento do filho com a namorada Preet, então ele faz o pai acreditar que quem se casou com Preet foi o amigo Jass.  



Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário