quinta-feira, 9 de junho de 2016

Por que o namoro não é aceito na Índia?

A Índia é um país onde o namoro não é bem visto. A sociedade não aceita que jovens solteiros se encontrem para um jantar romântico ou passeio no parque.  

Para compreendermos melhor, leiamos a Seção 294 do Código Penal da Índia que dispõe sobre  ultraje à modéstia:

SECÇÃO 294

Seção 294 do ato diz - aos que irritam/aborrecem os outros

 a) Comete qualquer ato obsceno em qualquer lugar público, ou

b) Canta, recita ou expressa qualquer canção obscena, frase, dentro ou perto de qualquer lugar público,

Será punido com pena de prisão de qualquer descrição acima, por um período de até três meses, ou com multa, ou ambos.

Será configurado o crime desta seção:

Se o acusado
1. Cometeu algum ato,
2. Cantou, recitou ou proferiu qualquer frase;
3. Que tal ato, música etc. foi obsceno
4. O ato ocorreu em local público
5. O ato causou aborrecimento para os outros.

Esta seção não específica gênero, e o agressor, bem como a vítima pode ser tanto masculino ou feminino. A condição essencial é que o ato seja obsceno ou canção cause "irritação". O "aborrecimento" é uma faculdade mental de uma pessoa, portanto, tem que ser analisada a partir dos fatos e as circunstâncias do caso. Em outras palavras, os fatos e as circunstâncias precisam ser considerados, a fim de concluir se o ato causou qualquer aborrecimento ou não.

Agora, no que diz respeito ao conceito e significado da palavra "obsceno", ele continua variando de um lugar para outro. Essa palavra difere de acordo com as circunstâncias- cultural, social e econômica. No contexto indiano, beijar em lugar público por um casal é considerado obsceno, e as pessoas que o fizerem, poderão ser acusadas de praticar ato indecente em local público. 

Conclui-se que para os indianos, beijo e abraços em público são uma ofensa à moral e aos bons costumes e qualquer pessoa que se sentir "irritada" ou "aborrecida" se acha no direito de intervir. Por isso qualquer um pode repreender, bater ou chamar a polícia quando se depara com um casal de namorados e o simples fato de estarem juntos sem serem casados é um insulto à  modéstia. 

 ........

A partir desses vídeos, que são uma dose de realidade, podemos entender como é difícil para um rapaz ou uma garota se posicionarem contra a decisão da família quando o assunto envolve amor e encontros às escondidas. São pouquíssimos os casos de casamento por amor. A família vai atrás e não perdoa. Para muitos indianos isso mancha a reputação da família e dificilmente a sociedade deixa um casal em paz. Essas punições pela sociedade variam de bofetões na cara, humilhações e até morte (poupei vocês dessas cenas trágicas).

Muitas vezes ouvi a frase de brasileiras "ele não lutou o suficiente pelo nosso amor" ou "ele foi fraco e deixou que a família mandasse nele" ou ainda "se ele sabia que era impossível não deveria nem tentar". Mas as pessoas ainda tentam, ainda acreditam que um dia dará certo e que o amor falará mais alto. Mas a realidade é outra. Consideramos que Código Penal Indiano é de 1860 e de lá para cá o entendimento não mudou.


Família tenta separar um casal apaixonado colocando a moça dentro do carro e o namorado tenta impedir.



A família da moça pegou o casal num encontro sem permissão (esse vídeo contém cenas de violência)


Abraços

3 comentários:

  1. Oi Star,
    Acho triste ver a intolerância que eles têm com o amor, mas sabemos que essa é a realidade por lá. Sempre vejo algumas Brasileiras reclamando que alguns deles não lutam o suficiente, mas a verdade é que muitos deles não podem ir contra os pais por estarem uma situação muito dependente. Assim fica difícil né?
    Espero que um dia as coisas evoluam um pouquinho mais.

    Beijos&Abraços,
    Leticya.

    ResponderExcluir
  2. Que triste realidade. O amor precisa vencer☹️

    ResponderExcluir
  3. Podem me atirar pedras, mas eh uma pena que nao tenhamos leis assim no Brasil por exemplo, porque sempre me irritou muito ver aqueles casais "se pegando" no meio do shopping enquanto uma familia com filhos pequenos faz uma refeicao ao lado deles. Sempre achei um absurdo. Acho que todo mundo tem direito de namorar, mas nao precisa trocar caricias ou fazer as preliminares em publico. Por isso sempre me senti muito mais a vontade na Asia, por exemplo, onde as pessoas se comportam de forma mais conservadora e discreta.

    ResponderExcluir