quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A senhora sorridente

Há muito tempo eu quis experimentar Taco Bell, aqueles famosos nachos mexicanos.

Não fiquei muito tempo na  fila porque o serviço é muito bom, apesar de cheio não precisei esperar muito. Mas em compensação todas as mesas estavam ocupadas. Um casal já estava terminando a refeição e eu cresci o olho na mesa deles, só esperando a oportunidade de voar naquela mesa. Fazia a fina tentando não demonstrar mas já mirava a mesa deles. Na mesma hora uma senhora com a filha também esperava por uma mesa. Do outro lado chegou uma espertinha de olho na mesma mesa, na hora que o casal levantou eu pensei "é agora!" e como quem não quer nada, cheguei pertinho e para a minha sorte o meu pedido saiu primeiro, marido veio com a bandeja driblando as pessoas que estavam na frente, ele olhando para mim, eu com um olho nele e o outro na mesa...ufa!! Sentamos.

Sentei confortavelmente mas minha consciência não ficou tranquila ao ver a mesma senhorinha com sua filha esperando seu lanche e sem mesa. A mesa tinha lugar para 4 pessoas então eu disse a ela que poderia dividir a mesa com a gente pois duas cadeiras estavam vagas e não fazia sentido só eu e meu marido numa mesa para 4 com dois lugares sobrando.

Ela se sentou com a filha e ao perceber o sotaque de meu marido, perguntou:

"_você é mexicano?"

Meu marido respondeu "_sou indiano". Ela se virou para mim: "_ você também?" e meu marido respondeu "é brasileira". A senhora exclamou "nossa, indiano..!" Nessa hora a filha diz "_mãe..."

A senhora olhava para meu marido com certa curiosidade enquanto a filha adolescente se mostrava envergonhada com a atitude da mãe por iniciar uma conversa.

Elas terminaram a refeição, a filha rapidamente se levantou e desapareceu. A mãe ao se despedir perguntou ao meu marido "todos os indianos são assim morenos ou existem indianos mais claros? Minha filha fica com vergonha mas não tem nada demais conversar, veja nossa mesa tem indiano, brasileiro..hoje somos globalizados"
Meu marido respondeu "Sim, todo indiano é moreno" e ela disse tocando o dedo no braço dele "é porque eu vejo no Discovery que indianos são assim morenos e eu acho muito lindo!! Deus abençoe vocês!"

Marido ficou todo feliz com o elogio inesperado e abriu um largo sorriso. Ela se despediu e continuamos nossa refeição.

Depois eu disse a ele "viu só como achamos bonito! ".
Coincidentemente conversamos sobre isso dias atrás, sobre a cor de pele na Índia. Eu falei para ele, vocês indianos querem ficar brancos e não tem ideia do quanto achamos bonita e exótica a cor de vocês.

Essa senhora transmitiu uma energia tão boa que vim dividir esse pequeno e inesquecível momento com vocês.
 
Muitas vezes não fazemos ideia de que podemos mudar o dia de alguém simplesmente com um sorriso ou um elogio, como um néctar para a alma.

Abraços!



3 comentários:

  1. Que senhora fofa!!! Foi diferente do comentario que minha sogra fez na semana passada para mim e meu marido: "O que esta acontecendo com a Juliana? Ela esta ficando escura!"..Argh...odeio isso!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Star Kaur, enquanto isso, ali na Bahia, uma população inteira, negra, linda e orgulhosa da sua cor. Quem tiver a cor escura e quiser fazer uma terapia para espantar o preconceito e aumentar a auto estima é só passar uns tempos na Bahia. É o contrário da Índia.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Star! Muito bacana seu blog. Meu marido e de Hyderabad, acho bem coerente tuas colocações pq as pessoas têm ideia errada da Índia em todos os aspectos. Uma pergunta, vc conseguiu o OCI? Casei na Índia e nos EUA e ainda não tenho, estou precisando muito pq vou ter que trabalhar na Índia por um tempo. Faz um ano apenas q casei li que tem que esperar 2 mas não tenho certeza . Bjus

    ResponderExcluir