quinta-feira, 5 de julho de 2012

Por que a maioria dos indianos não ficam contra a família por um amor?

Quantas vezes seu amor indiano disse que te ama? Acho que muitas vezes né. O que ele faz por você para estarem juntos? Como ele demonstra esse amor? São perguntas que devemos nos fazer sempre. Não precisa ficar paranóica e começar a exigir todas as demonstrações de amor possíveis, mas coisas simples que nos passam segurança é fundamental.

O homem de cultura oriental como muitas já sabem, são doces, dizem palavras românticas a toda hora, parecem ter vindo de um mundo diferente onde os homens compreendem o sentimento das mulheres e sabem tudo o que nós queremos ouvir.

Isso leva a uma paixão arrebatadora. Mas da mesma forma que eles tem esse lado romântico, isso não é garantia de que ele fará tudo por esse amor. Sim, eles se apaixonam de verdade, mas no fundo sabem que será muito difícil ficar com esse amor. Eles sabem que terão que enfrentar a família e a sociedade. Comece assistindo alguns filmes indianos. Eles sempre tem um amor de infância, ou se conhecem na faculdade, se apaixonam mas de repente algo terrível acontece: a família da moça escolhe um noivo pra ela ou a família do noivo o casa com outra garota. Sempre mostram o sofrimento de não se casar com a grande paixão de suas  vidas, acabam aceitando a vontade dos pais e se casam com a outra pessoa escolhida por eles. Mesmo nos filmes, sempre mostram que amor e casamento são fórmulas diferentes. Sempre acontece alguma coisa e acabam se casando com aquele(a) que a família escolheu. Difíceis são os casos que eles mostram sucesso no amor.

No caso de filha, a responsabilidade é dos pais para escolherem um noivo. E na falta do pai, a responsabilidade é do irmão em procurar um marido para ela. Muitas vezes eles tem um amor escondido mesmo que não seja retribuído. . É muito comum o rapaz dizer que tinha uma namorada mas ela se casou com outro, pois os namoros não são como aqui. Os namoros se reduzem a trocas de olhares ou tomar um café na lanchonete da faculdade, mas nunca se tocam e muitas vezes nunca se entregam dizendo que amam e estão apaixonados. Eles amam em segredo. E sabem que dificilmente ficarão juntos por nível social, casta, etc.



Por que eles não conseguem dizer não para os pais? Porque a chantagem emocional corre solta. Se o rapaz diz para os pais que já tem uma paixão e eles não aprovam, aí o bicho pega em casa...imagina ouvir sua mãe dizer que vai se matar porque não vai aguentar tal situação, imagina os parentes jurarem se vingar da família da moça, e ainda mandam o rapaz pra fora de casa dizendo "esqueça que é meu filho"... gente a coisa é bem assim. E eles sabem que se o povo fala que vai se matar, se mata mesmo, tudo por questão de honra. Ás vezes até uma família inteira paga com uma tragédia. É muito difícil uma pessoa não se render a essa chantagem toda. E outra coisa, sempre o que os pais decidirem está decidido. Não há escolha. Eles não querem ver a família destruída. Por amor aos pais eles renunciam a felicidade deles.

Imagine-se no lugar, como seria difícil. Imagine há muitos anos atrás aqui no Brasil quando os casamentos eram arranjados, era praticamente impossível ficar contra os pais. Para os indianos ainda é assim pois o respeito aos mais velhos é fundamental. Existe um hierarquia entre eles. Inclusive entre amigos, sempre o amigo mais velho tem respeito dos amigos mais novos. O amigo mais velho tem direito de repreender se achar necessário, e é incrível como eles dão importância e não discutem. Eles dizem "ele é mais velho do que eu, ele sabe o que está fazendo".

Tem hierarquia entre as esposas também. Se é esposa do amigo mais velho os amigos e esposas te darão muito mais respeito do que para as esposas dos amigos mais novos. Então imagina se ele se coloca contra a família, quantos amigos e parentes ficarão palpitando no ouvido dele e dos pais.

Antes eu achava que se o rapaz realmente amasse, ele iria contra tudo e contra todos. Mas hoje vejo que não é bem assim. Eles tem os motivos deles que nós não entenderíamos tão facilmente. Hoje vejo que o rapaz também pode se casar com o coração partido pois não teve escolha. A diferença é que eles aceitam e nós não. Mas isso não quer dizer que eles não fiquem infelizes com a situação. Para eles o importante é casar e ter filhos e o amor vem com o tempo, com a convivência. A diferença é que eles aceitam isso.

Então é muito complicado se entregar nas palavras "eu te amo". Isso não é garantia.

Entre os próprios indianos isso também ocorre. Se a família da moça descobre que ela se corresponde com algum rapaz, eles logo a proíbem de usar o computador, fazem cancelar as contas de sites de relacionamentos, etc. E não é só a família que se intromete: os amigos do irmão e vizinhos também. Uma moça na India é vigiada o tempo todo. E não é permitido amizades e namorinhos nem mesmo pela internet. Se o rapaz não for da mesma casta e não tiver o mesmo nível social, piorou.

Para um casamento ocorrer na India, eles consultam o mapa astral, a casta, as características fisicas, se tem a pele clara, escura, alto, baixo, gordo, magro, rico, pobre, antecedentes, se fuma, bebe, o histórico da família que se estende até os avós e bisavós, terras, se a família tem boa reputação e por aí vai...fora as exigências extras.

Hoje eu penso assim, se o rapaz te ama mas a família não o impede de seguir em frente, ele realmente fará tudo por esse amor. Mas se a família e os amigos são um obstáculo, será muito difícil pra ele se colocar contra. Mesmo te amando. Realmente é uma cultura muito difícil de se entender, mas como se diz: " O amor tem razões que a própria razão desconhece".

Esse filme ( com legenda em inglês) conta a história de dois jovens que se apaixonam em Londres, mas a moça já estava prometida a outro rapaz, desde que nasceu e, ao completar 20 anos de idade, deveria retornar à India para se casar com o prometido. A partir daí inicia a saga de se casar com o homem dos seus sonhos e ficar contra a família ou com o homem prometido que ela nunca viu na vida.


28 comentários:

  1. Olá Star, acompanho seu blog a algum, não lembro se já comentei aqui, mas hj estou sendo obrigada a comentar. TUDO, tudo mesmo que vc escreveu estou passando neste exato momento, só que ele é da Arábia Saudita não indiano. Estavamos juntos a 2 anos, fui para os EUA morar com ele em dezembro do ano passado pq ele faz facul lá e iamos casar. Das outras vezes q ficamos juntos ele não tinha intensão de casar, somente neste último encontro. Me certifiquei com ele que se eu fosse seria para casar mesmo, sem enrolação, e ele garantiu que casaria mesmo a família não aceitando. Fui em dezembro, iamos casar dia 15 de junho. 4 dias antes ele desistiu. Já tinha comprado vestido, bolo,tudo. Fiquei lá esse tempo todo, pra acontecer isso. É muito difícil aceitar isso sabe, muito mesmo. Acho que nenhuma mãe daria as costas para um filho só por casar com a pessoa que ele ama.Achavamos, ou pelo menos eu, que com o tempo iam aceitar por não ter outra alternativa. Mas aconteceu isso. Acho sinceramente que se eles não podem ficar com uma pessoa,nem devem começar a se relacionar. Pq quem sofre mais somos nós, ocidentais, pq pra eles isso é normal. Mas para nós isso é um absurdo. Abrir mão de casar com a pessoa que vc ama pra casar com uma mulher que você nunca nem falou, não sabe como ela pensa, o que gosta, essas coisas, é surreal. Obrigada pelo post, eu já sabia disso, mas de alguma forma foi bom ter lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, obrigada por colocar o seu caso aqui. Concordo com o que voce disse: para nós ocidentais, é surreal. Pensei que algumas pessoas tivessem passado ou estão passando pelo mesmo problema então tentei ao menos tentar entender juntas e expor a forma de pensar deles, ou o porque muitos não seguem adiante um relacionamento que os pais desaprovam. Quem sabe isso ajuda a superar essa fase de forma menos dolorosa. O que você passou não foi fácil. Tem um filme que vou colocar no blog e vi uma frase me chamou atenção em relação a isso. A filha está prometida a um rapaz porém ela sonha em se casar com alguém que ela realmente ame, um homem dos seus sonhos. A mãe vira para ela e diz: "Voce pode sonhar, mas não espere que esse sonho se torne realidade". Tudo de melhor pra voce e obrigada por comentar! Beijoss

      Excluir
  2. Pois é..

    A Mi está coberta de razão. Quando é assim, também acho nem deveriam começar um relacionamento..

    É... é complicado...



    http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É coloca complicado nisso neh. Já vimos muitos casos assim e tenho a impressão de que eles vivem sonhando e só acordam quando a corda no pescoço aperta...é muita imaturidade emocional da parte deles em jogo. Beijos

      Excluir
  3. ola tudo bem? vai ser a primeira vez que estou tendo tendo coragem de comentar aqui, ha dois anos atras passei pela mesmma situaçao, e juro que nao foi nada facil levar um fora, por nao ter sido aceita pela familia do indiano, foi mesmo muito dificil mas a vida as vezes é mesmo assim pode acontecer a qualquer, mas la no fundo a gente tem sempre esperança que a familia dele vai aceitar nos aceitar como somos, mas no final das contas é tudo um pesadelo. continua publicando seus temas interessantes, fico aguardando beijos felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi obrigada por acompanhar o blog, e comente sempre é muito bom trocar idéias..realmente é muito complicado..o problema lá não são só os pais..mas os tios, os vizinhos, amigos, o macaco, o dono da barraca de frutas, o vendedor de óleo de côco, o motorista de riquixá, etc etc...as decisões lá levam interferência de quem bem quiser se intrometer, mesmo se os pais aprovam, o restante da família tenta interferir. É um problema enorme principalmente para os mais conservadores. Eles levam tão a sério que é caso de vida ou morte. Deus sabe o que faz. E pode ter certeza que a pessoa que vai te aceitar como você é Deus já deixou guardadinha pra você. Faça de cada decepção sua armadura pois ela só existe para te deixar mais forte. Acredite sempre no amor e deixe que Deus faça o restante. Tudo de bom! Beijosss!!

      Excluir
    2. Para mim tudo isso era surreal até um dia eu decidi trabalhar em um navio de cruzeiros e la conhecer muitos indianos,e um deles se tornaria o amor da minha vida,o homem dos meu sonhos.
      O primeiro beijo dele foi comigo,ele tinha 23 anos e eu 24..Faltava pouco tempo para ele ir para casa,e ele chorava como uma criança por que nao queria me deixa,entao prometeu que voltaria para o mesmo navio em alguns meses......e voltou,porém alguns dias se passaram e la estava ele me contando,que os pais haviam escolhido uma noiva para ele...Naquele momento meu mundo caiu,eu queria morrer,perguntava para Deus porque?Entao terminei com ele ,e falei que ele nao me amava...Mas quando há amor,é impossivel ficar separados,trabalhando e morando no mesmo lugar durante meses,entao voltamos a namorar,e assim ficamos por 2 anos.No navio todos comentavam como era lindo aquele sentimento,as pessoas falavam que o nosso amor era tao grande que pareciamos gemeos...
      No dia 18 de dezembro de 2012,no porto de Buenos aires,o meu amor desembarcou,para pedir permissao para casar comigo,mas as coisas nao sairam como planejavamos...Seus pais falaram Nao ao seu pedido,e mas, prometeram se matar e matar toda a familia,caso meu amor,ficasse comigo.Há quase 2 meses,ele me telefonou dizendo que ja havia tentado tudo,e que eu deveria tentar ser feliz,e me pediu perdao por nao ter ficado comigo.Entao mudou de companhia,mudou de ramo,hoje trabalha em navio de carga,pois assim segundo ele,poderá me deixar viver.
      Mas sabe um lado meu compreende essa cultura,mas tem um lado que odeia,que abomina,me lembro do meu amor me falando,que nao havia mas nada nesse mundo que ele amasse mas do que eu,e tambem dele perguntando a Deus por que ele nao nasceu brasileiro?

      Excluir
    3. Muito emocionante sua história. Tenho certeza que ele ainda te ama mas te digo que ele foi sensato, inteligente e homem de te dizer a verdade. Ele não sumiu como a maioria faz e pensou na sua felicidade porque não valeria a pena sofrer tanto por um amor, é muito difícil viver com uma família que não entenderia as escolhas do filho.

      Excluir
    4. Olá! Estou em um relacionamento com um indiano ele me chama de esposa e me pediu para chama-lo de marido, ele é o mais novo da família, e os mais velho ainda não se casaram aí que estar , sei tudo ou quase tudo sobre ele , sempre me mostra as suas atividades , mas conversa com migo as escondidas pois não pode ter relacionamento antes do irmão mais velho, ele é de aldeia no sul da Índia e mora na cidade com os irmãos mais velhos, ele fala em vir me conhecer mas não tem recursos suficiente no momento sinceramente eu estou apaixonada por ele , só que sei que será impossível nosso relacionamento pois tenho filhos e sou separada na cultura indiana é complicado, ele falou com tempo tudo dará certo mais sei que as x
      Coisas não são tão fáceis!

      Excluir
  4. Oi.eu sou any... estou conhecendo um rapaz indiano...
    Ele realmente é como voce diz aí: carinhoso e cheio de palavras doces... é dificil nao se encantar.. mas como tem pouco tempo e vc está dizendo tudo isso... talvez seja melhor mesmo eu me afastar e colocar um ponto final nessa amizade que poderia virar outra coisa.. que nao daria em nada no final.. na real... 100% dos casos sao assim? afinal.. ele oriental e eu ocidental... sem chance de a familia aceitar ne?(claro que eu nao to dizendo que vamos casar.. mas mesmo que quisessemos, isso nao aconteceria né?

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any na verdade nada é impossível. E se tem que acontecer de voces ficarem juntos vai acontecer. Tem meninas que tentaram se distanciar de seus amores mas o destino os uniu novamente..são coisas de Deus. Mas o que eu quis dizer foi apenas uma forma de explicar porque alguns fazem tudo o que os pais querem, inclusive escolher com quem casar. Mas também existem aqueles sinceros e que jogam limpo. Um casamento de oriental com ocidental,como qualquer casamento tem suas dificuldades mas pode dar certo sim. Muitas meninas contam suas experiências nos blogs e isso serve de incentivo. É como um texto que coloquei outro dia..as nossas escolhas tem 50% de chances de darem certo e 50% de chances de darem errado. Dê tempo ao tempo..não se precipite..conheça o rapaz com calma e faça tudo com os pés no chão!

      Excluir
  5. gostei ,, eu tambem me apaixonei por um indiano
    pela internet ..e me sinto atraida pelos contumes ,, tento me aproximar tambem e saber sobre a misteriosa india e seu povo...sei que ele me ama infelismente estamos separados ,mundos diferentes ,,fico feliz em saber que assim como eu tem pessoas como voce amiga que sabe o que é um amor por um indiano
    abraços

    ResponderExcluir
  6. gostei ,, eu tambem me apaixonei por um indiano
    pela internet ..e me sinto atraida pelos contumes ,, tento me aproximar tambem e saber sobre a misteriosa india e seu povo...sei que ele me ama infelismente estamos separados ,mundos diferentes ,,fico feliz em saber que assim como eu tem pessoas como voce amiga que sabe o que é um amor por um indiano
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      Boa sorte e que apesar da distância os mundos de vocês possam se encontrar!
      Abraços!

      Excluir
  7. Eu acho que realmente se eles sabem que o relacionamento nao vai poder evoluir para um casamento, eles nao deveriam nem comecar, mas o ser humano, sobretudo os homens indianos, sao egoistas e mesmo sabendo que isso vai acontecer, eles fazem de tudo para seduzir mulheres ocidentais para ter um love affair..Eles nao pensam se a mulher ocidental vai sofrer; eles so pensam no prazer deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para eles é comum criar sentimento por uma pessoa e no final se casar com outra. Muitos casais na Índia passam pelo mesmo problema. Muitos casais tentam fugir para se casarem escondido, outros se casam com uma pessoa que não amam, outros sofrem em silêncio porque aquela pessoa que eles amavam se casou com outro (a). Se para eles é complicado imagine para nós!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. desculpe,mas até onde sabemos,vc se casou por amor com um indiano....então ,não é impossível,cada caso é um caso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por isso não desencorajei ninguém como você pode ver nos comentários acima, eu sempre digo que pode dar certo.

      O texto foi escrito para ajudar a entender aquilo que muitas mulheres me perguntam porque o namorado terminou um relacionamento com elas para fazer a vontade dos pais. Não é falta de amor do homem. A verdade é que quando a família é contra o relacionamento eles sofrem uma pressão muito forte e se a gente se colocar no lugar deles pode até entender a razão de ele não ter tido forças para lutar.

      Excluir
  10. Olá , tudo bem!
    Gostaria de saber como pode estar casada com indiano vivendo no Brasil ,ele mora lá e você aqui sozinha ou ele mora no Brasil com você. Estou me relacionando com um indiano de Moga em Punjab ele me pediu em casamento estamos aguardando para se conhecer melhor ele já falou de mim para família dele e até agora está tudo certo não tenho ideia como será morando lá...ele segue o sikhismo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem!
      Ele também mora no Brasil.
      como será pra você viver na Índia tambem não tenho ideia porque cada pessoa tem uma forma diferente de ver a Índia.

      Excluir
  11. Entendi, você conheceu seu marido aqui no Brasil? Não tenho ideia de como poderia conviver com ele aqui se ele não fala português e o trabalho aqui TB é difícil na índia ele trabalha e estuda mas mora com a família.

    ResponderExcluir
  12. Pode dizer-me qual o nome do filme que colocou o vídeo ?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber após escolhido por sua família, uma esposa não pode desmanchar comprimisso, se se apaixonar por outra pessoa?

    ResponderExcluir
  14. No caso do homem, elevpode desmanchar compromisso, antes fe casar com a esposa, escolhida por sua família, em alguma hipotese ou por se apaixonar por outra mulher?

    ResponderExcluir
  15. No caso do homem, elevpode desmanchar compromisso, antes fe casar com a esposa, escolhida por sua família, em alguma hipotese ou por se apaixonar por outra mulher?

    ResponderExcluir
  16. O ideal mesmo é ter 4 (quatro) mulheres, assim todo mundo fica feliz! Façam essa proposta pra eles!
    Ah gente, abram os olhos, nenhum homem é como um Shahruk Khan da vida, ou um Hiritrik Hoshan, eles interpretam os personagens. Imaginem, um homem daqui, se fosse se relacionar com as mulheres de outros países, seria super educado. Então, eu que sou homem, aconselho a vcs mulheres que esqueça, essa ideia de homem perfeito, principe e etc. Do mesmo jeito que n existe sequer uma mulher perfeita. E para finalizar... Palavras dizem absolutamente nada, acredite em ações, em obras, em feitos. No fim se vc engravidou e ele foi embora, se ele te abandonou etc etc, ou se ela te abandonou, te deixou gravido e foi embora (n que isso seja possível, kk), a culpa foi sua, pq não analisou, não soube escolher a pessoa certa.

    ResponderExcluir
  17. Por fim, cuidado com golpes, existem muitos golpistas neste mundo. Eles te transferem dinheiro, vem pro Brasil, te matam num quarto de hotel e por fim somem com o dinheiro que será entregue ao objetivo sem deixar rastros. Independente do País, seja ele Inglaterra, França, Itália, Índia, Colômbia, EUA, o ser humano é ser humano em bondade e em maldade.

    ResponderExcluir