sexta-feira, 27 de julho de 2012

Templo Dourado na India - O Sikhismo e a Caridade



Golden Temple como é mais conhecido, Harmandir Sahib ou Darbar Sahib em punjabi  é o mais importante templo para os sikhs. O templo é todo revestido de ouro. Fica na cidade de Amristar no Estado do Punjab e é uma das mais antigas gurdwaras sikhs. Gurdwara é como são chamados os templos sikhs.


Foi criado pelo quarto guru sikh, o Guru Ram Das Ji. O Golden Temple é um lugar sagrado e podem frequentar homens e mulheres igualmente sem nenhuma distinção de cor, casta, condições sociais e religião. Todos podem de maneira igual adorar a Deus.





Dentro do Golden Temple está o Sri Guru Granth Sahib que é a mais sagrada literatura sikh.Toda gurdwara, ou seja, todo templo sikh tem um Guru Granth Sahib e é igualmente sagrada em qualquer lugar do mundo.






Local onde fica o livro sagrado Guru Granth Sahib Ji



O Golden temple tem quatro entradas. Isso tem um importantíssimo motivo. Quer dizer que o templo autoriza cada religião ou fé entrar nele para rezar e meditar. Uma porta para o cristão, outra porta para o hindu, outra para o muçulmano e outra porta para os sikhs. Não que necessariamente cada pessoa de determinada religião tenha que entrar por uma respectiva porta, mas é um ato simbólico de mostrar que todas as religiões são bem vindas 24 horas por dia.





A única restrição é de que a pessoa não deve beber bebida alcoólica, comer carne ou fumar enquanto estiver no santuário. Espera-se também, que os visitantes estejam adequadamente vestidos e todos devem cobrir a cabeça em sinal de respeito, de retirar os sapatos e meias e entrar no templo descalços. As mulheres devem cobrir a cabeça com suas dupattas. Os visitantes devem lavar os pés na pequena piscina de água, caso queiram entrar nas instalações do Harmandir Sahib. Lenços para cobrir a de cabeça são fornecidos também.



Mulheres devem cobrir a cabeça com dupatta



Em frente ao templo existe um lago, mas nunca chame de lago propriamente quando estiver conversando com um indiano. A palavra correta é sarowar. Todo "lago" em frente qualquer gurdwara chama-se sarowar. É considerada uma água santa, purificada. 


Sarowar

Linda visão noturna do templo iluminado no Diwali (festival das luzes)
No templo existe uma cozinha enorme e a refeição é servida gratuitamente. O local onde servem as refeições é denominado langar. As pessoas sentam-se no chão e comem quantas vezes quiserem. Todos tem direito de se alimentar, homens, mulheres e crianças, independente de casta e religião, pobres, ricos, comem no mesmo lugar, o mesmo tipo de comida. Não existe rei ou servente, todos são iguais perante Deus.  Não só no golden temple, como em todas as gurdwaras são servidas refeições gratuitas. Todos aqueles que preparam, servem os alimentos (lentilhas, arroz, vegetais e roti_típico pão indiano e um copo de água ou chai) e ajudam na limpeza são voluntários. Na filosofia indiana, alivia-se o karma fazendo caridade.

Voluntários fazendo a limpeza no Templo




Veja como é servido o langar nos vídeos abaixo: 










Minha observação: Particularmente, me emocionei ao assistir o vídeo, pois vi que cada um faz a sua parte. Uns se encarregam da limpeza, outros se encarregam de preparar os alimentos..e por aí vai. Um país com tantas dificuldades e as gurdwaras ainda conseguem distribuir comida gratuita e voluntários é o que não faltam. ....


E aqui no Brasil quando vou assistir missa nem matar a sede eu consigo. Não tem um bebedouro disponível, ou seja, nem um copo d'água é servido...hahahah
 Claro que existem lugares maravilhosos e pessoas maravilhosas que tem um lugar garantido no céu.  Mas falando sobre a maioria... to pensando com meus botões...onde que ensinam a caridade por aqui??!! São poucos os lugares que vi fazerem o mesmo...  Falar é fácil..pregam sermões de que o homem deve ajudar o próximo mas quero ver quem é que coloca a mão na massa!


9 comentários:

  1. oi tudo bem? eu ja conhecia o Golden temple e achei lindo, fantastico, e tambem gostei mais onde vc cita que há voluntarios que ajudam em tudo, isso é muito bom mesmo,pelo menos ha coisas boas em alguns lugares.felicidades amiga, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bem! também gosto muito desse trabalho voluntário acho interessante com tanta gente e eles conseguem se organizar e sai tudo direitinho!! bjss

      Excluir
  2. Eu fico encantada a cada postagem sua! lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi flor que bom que gostou da postagem! espero colocar bastante coisas legais aqui
      bjss

      Excluir
  3. Que lugar maravilhoso!


    http://paquistanesaocidental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem, é a primeira vez que visito seu blog! Este é o lugar que mais tenho curiosidade de conhecer na Índia, lembro que li um livro chamado "De Londres a Katmandu" em um dos trechos um dos viajantes que era brasileiro gostou tanto de visitar o templo de Amritsar que resolveu voltar lá no outro dia! A religião sikhi também é muito bonita, tenho vontade de aprender mais sobre eles!
    Abraços!

    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina obrigda pela visita! Vou dar uma procurada sobre esse livro parece bem interessante. Quero postar muitas coisas sobre sikhismo, é uma religião que cresce muito mas aqui no Brasil temos poucas informações né..espero poder ajudar!! Abraços!!

      Excluir
  5. admiro muito o trabalho que você promove Um Artigo que Complementa sobre Índia Templo dourado http://www.viagembem.net.br/india-templo-dourado/#more-2204

    ResponderExcluir