sexta-feira, 8 de março de 2013

Umectação Indiana (A verdadeira umectação capilar)


POR FAVOR, RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS E CITE A FONTE AO REPASSAR O TEXTO
A verdadeira umectação é através do método champi.    Essa e a forma que as indianas usam.   Meu marido que é indiano, me ensinou essa técnica milenar de cuidar dos cabelos: Aplicar óleo vegetal e massagear o couro cabeludo.

Essa é uma prática das indianas (conhecido como método champi) e foi um indiano (escrevi um post sobre isso aqui) que introduziu essa técnica no ocidente. Homens e mulheres na Índia massageiam os cabelos com óleos para garantir um bom crescimento e fortalecimento dos fios além de manter o couro cabeludo saudável longe de agressões externas como sol, shampoo (sim ele também agride os cabelos) e poluição.

A umectação indiana já é bem conhecida entre as gringas, mas aqui no Brasil pouca gente tem coragem de fazer umectação ou acha estranha a ideia de aplicar óleo nos cabelos.

A famosa umectação capilar (nome chique agora, pois ela é nada mais nada menos daquilo que antigamente a gente chamava de "Banho de Óleo") é um método super comum na India. As indianas desde criança dão banho de óleo nos cabelos e a prática é passada de mãe para filha. A verdadeira umectação serve para massagear o couro cabeludo e só assim ele (o  couro cabeludo) absorve o óleo e ajuda a manter a oleosidade natural dos fios e mantendo a sua hidratação.

Essa massagem ajuda no crescimento dos cabelos. É um dos segredos do rápido crescimento dos cabelos das indianas. 





Muita gente reclama que a umectação não dá certo, mas não sabe fazer do jeito certo. Não adianta passar o óleo no cabelo sem fazer massagem no couro cabeludo! A MASSAGEM é fundamental! 

Eu faço isso toda semana e em seis meses o comprimento do meu cabelo passou do meio das costas para a altura dos quadris. Meu cabelo nunca foi tão comprido, nunca consegui deixar ele tão comprido antes da massagem indiana, sempre quebrava e demorava a crescer.

Como fazer?
Lembra do cafuné? É igual a fazer um bom cafuné ou pressionar as pontas dos dedos (não use as unhas) e também massageie com as pontas dos dedos em leves movimentos circulares ou como se estivesse coçando a cabeça na direção da testa para a nuca. Veja como é muito comum as indianas saírem na rua com o óleo nos cabelos. Para nós parece estranho, mas para as indianas é super normal. Até os homens usam óleo no cabelo.



Os vídeos abaixo ensinam como fazer, você vai perceber que tem uma diferença na quantidade de óleo, umas mulheres usam mais outras usam menos, mas isso é opcional:







DICAS IMPORTANTES

Não faça escova no mesmo dia da umectação e muito menos prancha. Se você fizer isso, o efeito vai ser contrário pois o calor com o óleo deixará seus cabelos com aspecto ressecado, pesado e sem brilho. 
 No dia da umectação seu cabelo deverá secar naturalmente. Só assim você vai notar o efeito.
Deixe para fazer a escova ou prancha nos cabelos somente no dia que você não fizer a umectação.

Não precisa fazer hidratação no mesmo dia da umectação. Use apenas shampoo e condicionador.

Procure mudar os óleos, por exemplo, às vezes um óleo não é muito bom para os seus cabelos então outro tipo de óleo poderá ser excelente. Procure encontrar o seu preferido.

Nos cabelos secos (no cabelo sujo mesmo) você aplica o óleo aos poucos com as pontas dos dedos no couro cabeludo e vai massageando delicadamente. Após massagear bem o couro cabeludo (se você tiver tempo, faça isso por uns 10 minutos sem hesitar) aplique o óleo ao longo dos fios, mas dê atenção especial para a massagem. Aplique o óleo sem medo.

Você pode usar qualquer tipo de óleo natural (óleo de côco e azeite de oliva são os mais indicados e mais fáceis de encontrar). Esses óleos você deve comprar em casas de produtos naturais ou supermercados. Não compre em casas de cosméticos ou perfumarias pois não são apropriados para a massagem.

Uma boa dica é se você tiver alguém para massagear pra você pois quando estamos relaxados  respiramos melhor, ativamos a circulação sanguínea e com isso melhoramos a oxigenação do cérebro. Mas se não tiver alguém pra fazer por você, tudo bem. Aplique você mesma (o) e massageie bem, sem pressa, para ativar a circulação.
Não é para esfregar os cabelos e nem usar as unhas. Massageie lentamente o couro cabeludo.

Super recomendo!!  Você pode deixar o óleo nos cabelos umas 2 horas ou a noite toda e no dia seguinte lave os cabelos com shampoo normalmente, faça isso antes de lavar os cabelos. Ou seja, se você vai lavar o cabelo amanhã, você pode fazer o banho de óleo hoje à noite, fazer uma trança e dormir com o óleo no cabelo ou você pode fazer o banho de óleo minutos ou horas antes de lavar o cabelo como pré-poo. O cabelo não vai ficar oleoso pois é óleo natural então ele sai fácil com shampoo.

Faça de uma a duas vezes por semana, e você vai ver como seus cabelos vão ficar mais bonitos e vão crescer mais rápido, pois a massagem ativa a circulação sanguínea.

Se você entrar no clima, com o mesmo óleo finalize com uma massagem facial (técnica indiana) e deixe sua pele linda. Dá sono só de olhar esse vídeo abaixo rsrs é muito bom e relaxante!











Beijos!!!



165 comentários:

  1. Uau!Adorei!Ainda nao tive a oportunidade de fazer essa massagem na Índia, mas uma coisa incrível aconteceu depois que eu comecei a usar os produtos indianos para cabelo. Comprei 2 xampus da linha Himalaia e o óleo de coco (Amla Dabur) e, meu cabelo não só ficou brilhoso e sedoso, como cresceu muuuito em apenas 2 meses!Quase que um milagre!Valeu pela dica!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tabibito onde posso encontrar esse champoo que vc comprou.. Bjo!

      Excluir
    2. Onde vc comprou esse shampoo?
      Algum site? Me manda

      Excluir
  2. Eu também não tive a oportunidade de fazer na India, não vejo a hora rsrss
    Faça a massagem em casa mesmo, você vai ver os resultados, que maravilha! Eu também estou adorando os produtos indianos, estou usando o shampoo vatika e óleo de coco Dabur. Também estou usando o óleo de amla mas o óleo de coco deixa o cabelo mais macio! Quando puder vou experimentar a linha Himalaia que você falou! Estou também tentando acabar meus shampoos antigos de supermercado (garnier, seda, etc) pra daqui em diante só usar produtos indianos, pois são mais naturais e quanto menos química a gente usa, melhor para os cabelos crescerem mais fortes!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Onde eu encontro esses produtos indianos?
      Obrigada! =)

      Excluir
    2. Oi Pamella! Pra falar a verdade eu não conheço nenhum lugar que venda aqui..mas eu vejo muitas meninas comprando pela internet. Procure direitinho um site de confiança. Talvez você consiga encomendar de alguma loja indiana.
      De nada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, estava pequisando sobre umectação e adorei o seu artigo. Ma continuando a pesquisa, li em outro lugar o seguite: "Muita gente faz a umectação capilar com a aplicação do óleo nos fios durante a noite e lavando-os pela manhã. Eu fiz uma vez e me arrependi pois o óleo entrou em contato com o couro cabeludo durante a noite e o deixou mais oleoso ainda. E pior, este excesso de óleo pode formar uma barreira impedindo o nascimento de outros fios de cabelo". Agora fiquei em dúvida sobre passar na raiz e ser bom para o crescimento do cabelo... O que vc me diz? Obrigada. Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane! Eu acredito que se a pessoa tiver o couro cabeludo saudável e usar o óleo NATURAL não trará nenhum efeito colateral. Pode sim aumentar um pouco a oleosidade do cabelo pois essa é a intenção, mas não pode ser uma oleosidade excessiva. Se isso acontecer é porque a pessoa já tem uma raiz bem oleosa então não precisa da massagem com óleo. Também não recomendo aplicar o óleo em cabelos úmidos. No cabelo seco é mais indicado. Alguns resultados dependem de vários fatores como a frequência que a pessoa lava os cabelos (tem gente que fica mais de uma semana sem lavar!) ou o uso de um shampoo que não foi bom para os cabelos.. O principal é a massagem e lavar os cabelos muito bem com shampoo no dia seguinte. Se a pessoa lavar os cabelos corretamente não terá problema nenhum e nem barreira no couro cabeludo, etc pois é um óleo vegetal. Porém se houver muitas dúvidas é bom ver direitinho com um dermatologista, pois cada pessoa tem um tipo de cabelo e talvez alguma necessidade que nem sempre é a umectação que vai resolver. Beijos!!

      Excluir
    2. Meu cabelo ja é grande por natureza (sou de igreja
      ) eles são abaixo dos quadris , nunca cortei, meu cabelo é extremamente oleoso, mas mesmo assim faço umectação com oleo de coco, aplico em tudo( até na raiz) sem medo. O procedimento que faço é esse: lavo os cabelos com shampoo transparente (seda amarelinho, para limpar e abrir bem as cutículas do cabelo, melhorando assim o efeito), ñ pode ser de bebe, pois contem menos detergente, espero ele secar 100% ( para o óleo ñ diluir na umidade dos fios) passo o óleo e fico com ele na cabeça o tempo que puder, depois retiro com o mesmo shampoo (pois meu cabelo é longo, o perolado/leitoso não limpa muito bem ñ) 3x, aproveito que as cuticulas do meu cabelo estão abertas e faço uma mini hidratação ( apenas uns 15 min) e depois passo uma pequena quantidade de condicionador para fechar a cutículas, deixo secar naturalmente, e meu cabelo fica perfeito. Ñ fica pesado nem oleoso, fica muito solto, com balanço, e o brilho e a macies fica intensa. espero ter ajudado!

      Excluir
  4. Legal esse Vídeo da Massagem,é um movimento parecido com o de lavar,por isso as indianas tem cabelos enormes.Eu fazi umectação só nas pontas,mas agora que descobri que alguns óleos,como azeite ,ricino e coco ajudam o crescimento vou comprar para passar na raiz,junto com massagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é o mesmo movimento! Você massageia como se estivesse lavando os cabelos sem pressa! Esses óleos são muito bons, o de rícino ainda não usei..depois me conte os resultados!

      Excluir
  5. Ki legallll,excelente post Star Kaur,vou experimentar utilizando essa técnica.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina!! Que bom que gostou do post! Depois conte os resultados!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Olaaaá voltei,me chamo Andreia.Leio seu blog com frequência,ele é incrível e super instrutivo é possível viajar através da leitura e da exímia descrição que você nos passa,parabéns!
    Graças ao seu blog em especial esse post passei a pesquisar e a assistir no"youtube" tudo sobre a umectação capilar indiana,fiquei interessada no óleo Amla.Fiz uma vasta pesquisa na internet e não encontrei nenhuma loja que venda esse produto aqui no Brasil.Quero muito adquiri-lo,poderia me ajudar indicando onde posso comprar?
    Desde já obrigada pela atenção!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Andreia pelo seu comentário!! De fato não sei como conseguir aqui no Brasil, talvez você consiga encomendar de alguma loja indiana, ou pela internet..
      De nada!
      Beijos!!!

      Excluir
  7. Oláa ! Pessoal pode ser usado também o ÓLEO DE RICINO OU MAMONA, são excelente e o ricino você acha em qualquer farmácia custa em torno de 3 á 5 reais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Esse óleo está fazendo o maior sucesso entre as gringas no youtube e aqui é super baratinho e pouca gente conhece. Eu mesma nunca imaginei que poderia ser usado no cabelo e estou usando e adorando!!!

      Excluir
  8. Ai gente quanto eu mais conheço a India, mais eu me apaixono por esse lugar maravilhoso! Tenho pra mim que é o lugar que vc aprende a se aproximar de Deus, no sentido de paz mesmo, pq tudo que parece vir dai parece que eleva nosso espirito! Amei... vou começar hj!!! Muito obrigada por partilhar seu blog é adorável! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Realmente cada cultura tem algo a nos ensinar e a Índia como sempre nos traz algum conhecimento que nem sempre encontramos no livros, mas no dia-a-dia de seu povo. Acho isso surpreendente.

      Excluir
  9. Ual, muito bom*--*
    eu tenho uma duvida.. posso fazer a massagem nos cabelos sujos, ou preciso lavar primeiro e esperar secar? bjos, adorei, (:
    (Dayellen)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que gosta de lavar os cabelos antes...mas eu prefiro fazer a massagem nos cabelos sujos, pois uma das funções da umectação é também proteger o couro cabeludo das agressões do shampoo.
      Beijos!

      Excluir
  10. eu so uso azeite nas pontas pois tinha medo do cabelo ficar oleoso, vou começar a passar na raiz agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faça um teste..se você usar óleos vegetais não ficará oleoso. Aproveite pra ver qual tipo de óleo é melhor pra você. É normal se a sua raiz for natural, a oleosidade aumentar no início até seu cabelo se acostumar a produzir uma quantidade adequada de óleo. Mas se o cabelo tiver químicas acho que você não vai ter nenhum problema quanto a oleosidade.

      Excluir
  11. Pois é tenho a mesma dúvida do que o anônimo, tem que se aplicar em cabelos secos, como tu falastes, mas tem que ser depois do banho ou não precisa? E uma outra dúvida, não tem problema de eu fazer o banho de óleo, dormir com ele e o óleo escorrer no travesseiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa aplicar depois do banho. O indicado é aplicar antes do banho. Se você não se sentir bem em dormir com os cabelos com óleo você pode aplicar umas 2 horas antes do banho.

      Quanto ao travesseiro, eu costumo cobrir ele com uma toalha ou camiseta velha. Mas depende também do óleo..por exemplo, o de rícino não escorre fácil então eu posso dormir com ele nos cabelos...mas o azeite eu acho que escorre muito e o cheiro é mais forte, então como meu cabelo é comprido eu não durmo com o azeite..

      Resumindo, tudo vai depender de cada óleo que você usar e como você vai se adaptar com a textura e com o cheiro pra saber se dá pra dormir com ele nos cabelos ou não.

      Excluir
  12. Oi Star!
    Conhecendo seu blog agora, e amando! Como boa professora de Yoga, amo tudo que vem da India hehehe
    Sempre faço umectação, amo óleos vegetais! Acho que é por isso que meus cabelos crescem tão rápido! falo muito sobre óleos no blog, também!
    Delícia de blog o seu, viu! Vou colocá-lo no meu blogroll!
    Bjão
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika! Obrigada!! Fico feliz por termos nossa paixão por coisas que vem da Índia em comum!
      Obrigada também pelo seu relato positivo sobre a umectação pois é um incentivo para quem quer ter cabelos longos!
      Muito obrigada pelas palavras e por gostar do blog!! Adorei o seu!! Tb está no meu blogroll!!
      Beijos!!

      Excluir
  13. Olà!!
    Adorei suas dicas, vou fazer a umectaçao agora, fiquei super empolgada!
    Depois escrevo para contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada!! Fico feliz por ter gostado das dicas! Divida com a gente os resultados!!
      Bjss

      Excluir
  14. Adorei seu blog... venho pesquisando sobre umectação a algum tempo,e o seu blog tem o melhor texto de todos que eu visitei a explicação é mto mais completa!! Se puder,diga onde vc compra seus produtos... bjos e mta luz em sua vida!! Voltarei com toda certeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada, fico feliz por saber que o texto está claro e a explicação boa. Às vezes fico preocupada de escrever demais e não ser clara no que tento passar! O óleo de côco, azeite..eu compro em casas de produtos naturais ou supermercado. Outros óleos diferentes como amla ou outras marcas de óleo de côco foram uma encomenda da Índia mesmo. Mas o óleo de amla tem óleo mineral, há quem não goste. Recomendo os óleos puros e hoje em dia temos aqui no Brasil uma variedade deles..comece com óleo de côco ou azeite. E aos poucos você vai experimentando outros. Até hoje nunca vi ninguém reclamar desses dois. Volte sempre!! Bjos e muita luz na sua vida também! Obrigada!

      Excluir
  15. Olá, por favor me fale como consigo esse produto ou melhor onde conseguiu o seu, pois achei um site nacional(BR)de nome: (LOJA MODELO slogan da sua loja aqui)que vende shampoo e condicionador e o valor é...é.. tão alto que não consigo pronunciar é o seguinte R$:40,000,000,000.57 com formas de pagamento outros e digital parcelado em:
    2x de R$ 20,803,920,200.30 com juros.
    3x de R$ 14,145,278,808.19 com juros.
    4x de R$ 10,820,077,392.35 com juros.
    5x de R$ 8,828,317,545.97 com juros.
    6x de R$ 7,503,334,220.94 com juros.
    7x de R$ 6,559,414,775.95 com juros.
    8x de R$ 5,853,703,738.74 com juros.
    9x de R$ 5,306,837,727.24 com juros.
    10x de R$ 4,871,199,418.21 com juros.
    11x de R$ 4,516,487,533.30 com juros.
    12x de R$ 4,222,501,832.28 com juros
    MOÇA POR DEUS, estamos falando do mesmo produto? himalaia da linha ARVENSIS? é muito caro! com esse valor dá pra ir e tratar do cabelo com as indianas na Índia e voltar com dinheiro no bolço. Me interessei pelo produto mais é muito dinheiro
    por favor moça coloque uma foto do seu frasco pra eu ver pois origem indiana MESMO ainda não achei...
    Tudo que me falaram ser bom já o fiz...Mas nada com toque indiano!
    vou sempre entrar no seu blog pra ver se postou a foto se quiser mandar pra o meu e-mail por causa da publicidade gratuita é este(analinunes2012@gmail.com)FICAREI MAIS HÍPER GRATA e serei sua fã eternamente
    aliás nome fofo CAFECOMCHAI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe mas seu comentário está um pouco confuso . Eu recomendo só efetuar compras em sites confiáveis. O blog CafeComChai não vende cosméticos indianos. Produtos indianos não podem ser tão caros. Pesquise melhor e em sites mais conhecidos.

      Excluir
  16. Oii, adorei o post e fui logo comprar meus óleos, comprei o óleo de oliva extra virgem e o óleo de ricínio, uso misturando os dois, aqueço, e passo como você explicou... meu cabelo tem as pontas espigadas por conta da química... gostaria de saber se uso apenas uma vez por semana ou pode ser duas? não irá prejudicar o couro cabeludo se usar duas vezes? ou o certo seria uma vez na raiz e a segunda apenas no comprimento dos fios por semana....
    Meu cabelo não está crescendo pois acontece o que você disse ali, cresce e quebra então não vejo resultado de crescimento, comecei a fazer umectação essa semana...
    Os óleos que comprei estão bons? Se fizer isso regularmente espero ter os mesmo resultados que os seus, pois está difícil. Precisa usar óleo de amla ou esses já garantem?
    Beijos e obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá..uma vez por semana é o ideal para começar e o cabelo acostumar..se você achar necessário tente fazer duas vezes por semana depois de um tempo, não vai prejudicar o couro cabeludo não, só não deixe o óleo por mais de uma noite nos cabelos para o couro cabeludo não ficar úmido por muito tempo. Mas uma vez por semana já é o suficiente.

      Esses óleos são excelentes. Não precisa de óleo de amla não. O óleo de rícino é o óleo do momento e super barato, vale a pena.
      Depois conte os resultados
      De nada
      Beijos!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Adorei, sou louca pra ter o cabelo bem comprido mas sempre resseca e quebra!

    http://umablogueirapobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado das dicas! Realmente funcionam!
      Beijos

      Excluir
  19. Ol´posso misturar os óleos se sim qual???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! tem gente que mistura o óleo de côco com azeite, por exemplo ou o óleo de rícino com algum outro óleo. Geralmente quando o óleo é muito grosso algumas meninas misturam com um óleo mais fino, assim facilita na hora de aplicar. Sinceramente eu nunca misturei óleos, eu gosto de usar puro porque eu acho que cumpre melhor a sua função.

      Excluir
  20. ADORO! SEMPRE FAÇO EM CASA...
    http://rendapretakmm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Carol! Continue fazendo e você vai ter cabelos cada vez mais lindos!

      Excluir
  21. olá gostei muito do seu blog eu tenho aki um oléo de abacate natural da abelha rainha será q esse serve p/fazer massagem no couro cabeludo e óleo de argan desses q vendem na lojas de cabelereiro esse pode? bjss obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela, obrigada! Pra eu responder com certeza, eu peço por favor me passe a fórmula desse óleo da abelha rainha. Quanto ao óleo de argan que vende em casa de cabeleireiros nunca use no couro cabeludo porque eles contém muitas químicas, silicones e parafinas e se você usar esses óleos de cabeleireiro no couro cabeludo com o tempo você vai ter queda, caspa e seborreia difícil de recuperar depois.
      Bjosss

      Excluir
  22. Olá!!!

    Curtiii muito seu blog!!! me diz uma coisa você conhece algum lugar que faça essa umectação aqui em São Paulo?

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada!! Não conheço nenhum lugar que faça umectação. Assim que souber de algo colocarei aqui!
      Bjos!!

      Excluir
  23. Olá. Estou visitando seu blog pela primeira vez, mas já me apaixonei, pois amo a India! A propósito, venho usando o óleo de côco há quase 3 semanas, meu cabelo tem coloração e progressiva... Está simplesmente IRRECONHECÍVEL! Tenho feito aplicação como pré-lavagem todas as vezes (lavo dia sim, dia não), deixo o tempo que dá, mas o máximo possível. Tem sido fantástico! Ele sai fácil com shampoo, não deixa minha raíz oleosa e minhas pontas estão completamente restauradas. Tô apaixonada e indicando pra todo mundo! A queda também diminuiu consideravelmente, só ainda não notei diferença significativa no crescimento, mas ele sempre cresceu bem (porém "estacionava ao chegar no meio das costas, e hoje está um palmo abaixo disso). Parabéns pelo blog, pelo texto e pelas dicas, realmente o povo indiano sabe das coisas! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dai muito obrigada!! Continue fazendo a umectação e com o tempo você vai notar a diferença no crescimento. Leva um tempo mesmo, mas o cabelo vai começar a crescer mais forte e quebrar menos. Geralmente nosso cabelo "não cresce" porque ele quebra, mas com a umectação a quebra diminui e a massagem fortifica a raiz. Continue fazendo, é preciso persistência mas os resultados são maravilhosos!
      Continue dividindo os resultados com a gente!
      Beijos

      Excluir
  24. Oi amei seu blog e suas dicas sobre a tecnica milenar de umectação indiana.Considero um presente valioso p todas as mulheres porq o cabelo representa mto a feminilidade e a beleza da mulher . Eu vou aplicar a tecnica p esses dias , mas gostaria d saber se é preciso "aquecer" o oleo antes d usar ou é opcional ? bjs e parabens mais uma vez por seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia!
      É verdade, o cabelo para muitas mulheres tem importancia na feminilidade.

      Nao precisa aquecer o óleo, as indianas so aquecem o oleo de coco quando ele esta durinho, para voltar ao estado liquido. Os outros oleos nao precisa aquecer nao.
      Abraços!

      Excluir
  25. olá!
    ótimo post!
    Uma dúvida, tenho a raiz oleosa, mesmo assim posso fazer uso de óelo na raiz? qual xampu vc acha bom para lavagem?
    bj e obrigado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!
      Esta aí a questao para algum cabeleireiro ou dermatologista responder porque a massagem pode melhorar ou nao o caso da raiz oleosa. Eu queria poder ajudar mar realmente nao sei se é bom ou nao.
      Abraços!

      Excluir
  26. adorei a dica Star vou usar este olho agora quero ver se esse meu cabelo num cresci ainda estar no meio das costa o objetivo é na região lombar que eu quero muito obrigada flor voce é uma bença

    ResponderExcluir
  27. Ola... conheci seu blog hj... meu cabelo ta um horror .. eu posso fazer umectação antes de hidratar?

    ResponderExcluir
  28. UAAAAAAAUU Meu cabelo vai crescer!!! Amei suas dicas . Sou fascinada pela cultura indiana e meu sonho é conhecer a India o Marrocos aiai quem sabe um dia bjs obrigada seu blog é o máximo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Eles tem tantos segredos de beleza e esse dos cabelos é o um dos melhores!

      Excluir
  29. fiz com o oleo de amla, mas ficou feio. acho que é pelo fato de ter óleo mineral. Meu cabelo ficou estufado, ainda q oleoso.
    Vou usar outros óleos...
    Também encomendei Amla em pó... ela pode ser usada no lugar do óleo ou eu devo acrescentar óleo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas nao se adaptam ao oleo mineral, experimente oleo de côco.

      Sobre amla em po nunca usei e nao sei como preparar..

      Excluir
  30. por favor conhece sites que vendam esses produtos? obrigada!

    ResponderExcluir
  31. é necessário aquecer o óleo??
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisa nao, eu uso temperatura ambiente, só se voce quiser usar oleo de coco e ele estiver solido.

      Excluir
  32. Ola!!amei essa materia e quero muito ter um cabelao!!gostaria que vc indicasse um lugar aqui em Brasilia que venda esses produtos..Ficarei muito agradecida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Desculpe, eu moro em SP e nao sei como te indicar. Mas procure em casas de produtos naturais.

      Excluir
  33. que maravilha seu blog,amei muito,quero muito conquistar um cabelao.e meu cabelo ta bem maior depois que comecei a fazer umectacao,amo d mais ,depois lava bem os cabelos e fica lindos.beijos Deus te abencoe e saiba jesus te ama ele esta voltando,da um passo pra ele que ele dara dois por voce,e ele continuara abencoando vc e sua familia...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e fico feliz de saber que a umectaçao trouxe resultados positivos!
      Deus te abençoe tambem

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Olá, eu uso o óleo de rícino estou amando,meu cabelo é quimicamente tratado, uso duas vezes na semana e fica com um brilho incrível, lí que não é aconselhável escovar e pranchar no mesmo dia, mas não consigo, fica muito bonito, minha intensão de uso é atingir um bom crescimento dos fios... amei o blog bjussss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Que bom a umectaçao trouxe resultados! Logo logo voce vai estar com cabelao!

      Excluir
  36. A técnica desbota a henna? Já li que a umectação desbota (uso henna pura), mas as indianas também usam henna e fazem a técnica... alguém que saiba me falar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que nao, porque minha sogra usa henna e faz umectaçao e o cabelo dela nao desbota. Outro dia passei henna no meu marido para esconder os cabelos brancos, ele usa oleo nos cabelos e nao desbotou, percebi que tanto na minha sogra quanto no meu marido ocorreu o desbotamento natural, depois de varias lavagens mas e o oleo nao acelerou o processo, mas aí vai do tipo de henna e a frequencia de vezes que voce lava o cabelo, ate mesmo o shampoo, mas só a umectaçao nao causa isso não. Nao sei qual henna minha sogra usa, mas no meu marido usei aquela Surya em pó e fixou bem.
      Agora vai de voce fazer um teste!
      Abraços!

      Excluir
  37. Oi adorei as dicas...
    Tem que esquentar o óleo? comprei o de rícino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Nao precisa nao. Eu ja fiz com o oleo morno e nao vi diferença nos resultados, mas tem gente que gosta, vale a pena voce tentar.

      Excluir
  38. Mas sair na rua, principalmente no sol com os cabelos cheio de óleo não vai fritar? Desculpa se eu disse alguma besteira rs
    E cuidado com o óleo de ricino, ele é derivado da mamona que é veneno, grávidas NÃO PODEM USAR POR CORRER RISCO DE ABORTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não frita o cabelo não porque a temperatura não é suficiente para esse tipo de reação.

      Quanto ao óleo de mamona, que é o óleo de rícino muito bem lembrado! As grávidas devem tomar cuidado, pois tudo o que aplicamos no couro cabeludo cai na corrente sanguínea.

      Excluir
  39. Amei essa publicação !!! Agora sim, vou fazer muitas umectações !!!

    ResponderExcluir
  40. Eu quero fazer a umectação mas qual oleo é melhor?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia,
    Realmente a umectação abaixa hidrata e reduz um pouco o volume dos cabelos faço umectação a um ano com vários óleos 100% natural e realmente são incríveis.
    O que eu gostaria de perguntar é se existe alguma mistura com pó indianos e óleos, que amacie os cabelos digo isto porque comprei pó de amla e ele tem o cheiro igual a Hene (o alisante brasileiro) fiquei pensando sera que não existe um alisante natural na Índia?
    Desde já grata pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço alisante natural os produtos preferidos dos indianos são os óleos
      De nada

      Excluir
  42. Oi, quero muito fazer uma umectação, já até comprei olho de coco mas tive uma duvida recentemente. Meus cabelos são cacheados, tem alguma restrição ou alguma coisa que eu deva fazer diferente?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  43. Oi, quero muito fazer uma umectação, já até comprei olho de coco mas tive uma duvida recentemente. Meus cabelos são cacheados, tem alguma restrição ou alguma coisa que eu deva fazer diferente?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, tudo bem?
      Posso te ajudar com essa informação.
      Não há nenhuma restrição ou forma diferente de usar. Pelo contrário, o cabelo cacheado é o mais beneficiado com a umectação, pois por causa dos cachos, a oleosidade natural não escorre ao longo do fio, o que torna os cachos ressecados.
      Beijos

      Excluir
    2. Concordo com a Mariana, pode fazer sem medo!

      Excluir
  44. como faço para comprar o oleo indiano qual saite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhum site por isso não recomendo. Mas assim que souber de algum site confiável colocarei aqui

      Excluir
    2. http://lista.mercadolivre.com.br/oleo-de-coco-vatika-300ml-com-amlalimo-e-6-ervas-indianas_NoIndex_True

      Excluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Jennifer, e eu queria saber se a umectação pode ser feita todos os dias ou três dias seguidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho legal todos os dias nem 3 dias seguidos porque o couro cabeludo precisa "descansar" e deixar trabalhar a oleosidade natural a não ser que você lave o cabelo muito bem com shampoo logo em seguida, ou seja, só se você usar como pré-poo. Mas lembre-se de que tudo o que é demais estraga.

      Excluir
  47. Oi, façam óleo de coco em casa, é super fácil e barato, com dois cocos eu faço 200 ml de óleo e essa mesma quantidade é vendida por 30 reais, então é melhor fazer em casa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, você poderia dividir a receita com a gente?
      Bjs

      Excluir
  48. Olá =D Meu nome é Ingrid
    Eu estava procurando sobre maquiagem indiana, nem sei porque cai em algo sobre cabelos de um outro blog cai no seu . Adorei ^^
    Fiquei com dúvida em relação a quais óleos usar.
    O óleos cairão na corrente sanguínea, então quais indica usar, sem riscos?
    Sei que pode ser usado o azeite, e não terá problemas, ate porque comemos ele hhahaaha. Mas, pode ser o óleo de azeite normal, de cozinha?
    E mais... pode ser usado óleo de cozinha de soja ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Obrigada!
      Sim o azeite é o de cozinha mesmo. Todos os óleos para a umectação são os mesmos que compramos para usar na cozinha. O que eu confio e é fácil de achar é azeite e óleo de côco. Para mim o óleo de côco é mais eficaz do que o azeite.

      Quanto ao óleo de soja não recomendo porque ele é muito denso, grosso. Nunca arrisquei então não posso dizer.

      Excluir
  49. Gostaria de saber faço todo o procedimento com o oléo, deixo a noite e no outro dia quando Lavar posso usar secador e chapinha ? Normalmente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é não fazer no mesmo dia mas se você não conseguir ficar sem escova e chapinha não estranhe se no mesmo dia o cabelo ficar pesado e sem movimento .

      Excluir
  50. Tenho mechas nos cabelos? Posso usar o oleo amla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da cor das suas mechas. O óleo de amla puro tem a cor verde escura então pode ser que deixe algum pigmento se sua mecha for muito clara. Faça um teste antes.

      Excluir
  51. Boa tarde. Desde à uns tempos para cá que vejo que o meu cabelo, de natureza encoracolada, tem perdido o volume, ficou mais seco e começou a cair mais e entretanto comecei a sentir uma enorme comichão e reparei que, pela primeira vez na minha vida, tenho caspa... Fui à farmácia e, agora, durante as próximas 3 semanas, tenho de lavar o cabelo 3 vezes por semana com um shampoo da bioderma nodé ds+. No entanto, ouvi falar sobre o óleo de ricina e o de amla e gostaria de saber como se faz, se posso misturar os dois e aplicar pelo cabelo todo ou se só na raiz e as quantidades visto que o meu cabelo molhado da-me pelo meio das costas.
    Gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá! Primeiro você precisa saber a causa da sua caspa, e depois que melhorar você pode tentar a umectação. Mas controle a caspa primeiro e depois tente óleo de côco ou azeite. O óleo de amla tem óleo mineral e eu acho que no seu caso não é bom. Cuidado com o óleo de rícino pois ele é extraído da mamona então acho que não é bom em excesso pois tudo o que toca o couro cabeludo entra na corrente sanguínea .

      Excluir

      Excluir
    2. Olá, desde já agradeço a sua resposta...
      Eu só irei fazer a umectação daqui a um mês, sensivelmente, pois o champoo que estou a usar é de tratamento para a caspa...
      Se eu juntar uma colher de chá de óleo de ricino e outra de óleo de coco acha que faz bem? E se a aplicação é feita apenas no couro cabeludo ou no cabelo todo...

      Excluir
    3. De nada . Eu não sei, já vi pessoas que misturam mas não gosto de misturar os óleos.

      Excluir
  52. adorei a leitura, meu entendimento a cerca da umectação realmente melhorou
    tenho cabelo cacheado 3b/3c e qdo fiz pela primeira vez com oleo de coco foi indiscutível a diferença
    estou dando um trato no picumã neste momento e resolvi ler mais, gostei da dica sobre a função da massagem no processo que chamamos de umectação.
    Que a luz de Ganesha te acompanhe e dê brilho ao nosso cabelo kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outro ponto incrível do post é o primeiro vídeo da indiana, nota 1 trilhãaao de mto bem feito

      Excluir
    2. Obrigada! Fico muito feliz que esteja dando certo!

      Adorei a parte "que a luz de Ganesha te acompanhe dê brilho ao nosso cabelo" kkkkk show!!

      O vídeo da indiana é mesmo muito bom!

      Obrigada!

      Excluir
  53. oi eu amei as dicas mas o óleo que se referes e aquele de cozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é o de cozinha , mas evite o óleo de soja porque é muito denso e difícil de sair. Prefira óleo de côco, azeite de oliva, óleo de linhaça , etc

      Excluir
  54. Olá Boa tarde..
    Adorei suas dicas vou começar hoje ..
    Mais oque eu comprei foi o vitacapili de Coco o IP hair será que esse serve..
    Ass:Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Escreva aqui a composição dele assim poderei te ajudar melhor.

      Excluir
  55. Obrigada por compartilhar dessa sabedoria com a gente.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite Star, entrei aqui pela indica4ão da youtuber Eny Marques, ela falou tão bem de vc que eu fiquei curiosa, e não me arrependi de entrar aqui. Obrigada pelas informações. Moro na suiça e usei uma vez o óleo de Amla, mas, depois vi que meu canelo não funcionou pq ele conteém óleo mineral, como vc frisou, uso o óleo de coco nas minhas humectações tbm. Te pergunto: Vc tem canal no youtune? vc faria muito sucesso com suas dicas bjs e tudo de bom pra vc. Bete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!!! Muito obrigada!! Você pode experimentar o Vatika, acho que aí na Alemanha você encontra fácil em lojas de produtos indianos !
      Não tenho canal no YouTube, tenho vontade, quem sabe um dia dê certo!!
      Muito Obrigada!!!
      Beijos!!

      Excluir
  57. olá amei essa forma de umectação,amo seu blog.

    ResponderExcluir
  58. olá amei essa forma de umectação,amo seu blog.

    ResponderExcluir
  59. Amei as dicas obg,voy usar depois coloco o comentario.

    ResponderExcluir
  60. Amei as dicas obg,voy usar depois coloco o comentario.

    ResponderExcluir
  61. Adorei a dica,vou usar e comentar eu aquI obg.

    ResponderExcluir
  62. Adorei a dica,vou usar e comentar eu aquI obg.

    ResponderExcluir
  63. Olá, meu cabelo é super fino, ralo e está caindo muito, quero começar a usar o óleo de rícino com óleo de coco pra fazer umectação a noite. Qual Proporção que você indica? O comprimento é abaixo do ombro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que 30 ml é o suficiente se seu cabelo é fino. Mas aconselho a você tratar a queda primeiro com algum médico.
      Beijos

      Excluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Olá, a umectação pode ser feita com Azeite virgem, ou apenas o Extra virgem?

    ResponderExcluir
  66. Olá querida, adorei seu post, vou falar sobre umectação amanhã no meu blog e queria linkar seu post, posso?. Bjs

    Mostrando as Garras

    ResponderExcluir
  67. Oi Boa tarde, adorei esse blog...era o que procurava. Gostaria de saber se você pode indicar alguma henna para pintar os cabelos, gosto de pintar os meus de preto, mas a água oxigenada resseca, o que vc me indica? não quero deixar o preto basico dos cabelos kkk obrigada pela atenção, Deus abençoe. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda! A henna pura na verdade não tem cor diferente do avermelhado. Mas você encontra a henna com o tom preto na forma líquida, facil de passar, eu sugiro da marca Surya vendida nas lojas de cosméticos.
      Beijos

      Excluir
  68. Ah...posso fazer a umectação com óleo de coco e também o oleo de rícino? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas meninas fazem a umectação cocos dois óleos juntos. Eu prefiro usar o oleo de côco sozinho.
      De nada.

      Excluir
  69. ! Tenho feito umectação com óleo de coco e óleo de rícino há algumas semanas, mas venho notando que durante o process de passagem dos óleos há uma forte queda dos fios, talvez causada pela fricção. Acontece com todas ou tenho feito algo errado? Adorei as dicas e os vídeos, vou caprichar na massagem nas próximas vezes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. Eu acho o óleo de rícino muito pesado, muito denso. Aconselho a você usar os óleos separados é assim você vai saber qual deles não está sendo bom para você.
      Outra dica e não friccionar muito o couro cabeludo, passe delicadamente o óleo sem forçar a raiz do cabelo.

      Troque também de shampoo, às vezes a causa da queda é o shampoo.

      Se não melhorar a queda procure ajuda de um médico para dar a solução.
      Beijos

      Excluir
    2. Já faço acompanhamento médico há algum tempo para queda, uso pantogar e minoxidil e eles melhoraram muito o problema. O que me preocupa especificamente é a fricção dos óleos no cabelo seco. Como meu cabelo é muito fino por causa da progressiva e das luzes (estou no processo de transição capilar), ao passar o óleo acabam vindo muitos fios juntos e ao fim da umectação acaba sendo um sofrimento ver o monte de cabelo nas minhas mãos. Apesar de notar como eles ficam mais macios e brilhantes depois, tenho medo de estar errando na aplicação do produto e trazendo mais danos do que benefícios ao meu cabelo...

      Excluir
    3. Nesse caso é melhor interromper o uso da umectaçao e ficar somente com aquilo que é indicado pelo seu médico. Não deveria causar a queda pois é somente um óleo natural mas cada organismo reage de um jeito então no seu caso melhor nem insistir já que o resultado não tem sido satisfatório.
      Beijos

      Excluir
  70. Olá! Parabéns pelo texto e explicação! Gostei muito.
    Gostaria de saber como as mulheres indianas fazem para tirar a umectação, a lavagem dos cabelos? Eu faço, mas lavando com shampoo da a impressão que retirei todos os benefícios :(

    ResponderExcluir
  71. Olá Joice! Muito obrigada!!
    As indianas tiram a umectação com shampoo normal desses que temos em supermercados mesmo! Fique tranquila que não vai retirar os benefícios não. Os cabelos e couro cabeludo absorvem o necessário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  72. ah que bom então :)
    vou procurar por shampoo com componentes mais naturais e sem sulfatos e afins...
    Muito obrigada mesmo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  73. olá, eu comprei o oléo amla no site Mercadolivre.com.br e chegou direitinho, e ainda nao apliquei o oléo puro na raiz como no video pois estou com medo de não ser totalmente natural e estragar meu cabelo, o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Se você tem dúvidas, te aconselho a usar somente no comprimento dos cabelos sem aplicar no couro cabeludo. Deixe para aplicar no couro cabeludo somente óleos 100% vegetais como o óleo de côco.

      Excluir
  74. Oi, Star, uso henna há quase 30 anos. Posso fazer essa umectação com óleo de rícino e óleo de coco ou pode dar reação com a henna? Há quase 20 anos uso a henna em pó da Surya. Pode dar reação ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá reação não . As indianas usam henna e também fazem umectação . Eu já usei henna e também fiz e não deu nada.
      Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigada, Star. Adorei teu blog. Parabéns!

      Excluir
    3. De nada, MFrancisca!
      Eu que agradeço sua presença aqui no blog!
      Obrigada!

      Excluir
  75. Olá fiz esse procedimento, mas com uma mistura que vi num blog, dizendo ser o segredo do cabelo das indianas,conforme o link http://cabelosderainha.com.br/o-segredo-das-indianas-para-o-cabelo-crescer-rapido/ Deixei a noite toda, no dia seguinte, meu cabelo estava tão melado, que uma lavagem não adiantou, tive que lavar o cabelo duas vezes. O que vc diz dessa mistura? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo do cabelo das indianas é o óleo de côco . Não precisa de misturas, não precisa de nada, ele sozinho já mostra os benefícios.
      Respeito as técnicas inovadoras, mas como no YouTube as pessoas estão sempre em busca de novidades, aqueles que fazem vídeos precisam satisfazer o público e assim as receitas inovadoras se espalham rapidamente.

      Mas a receita original que conheci através de amigas indianas e minha família indiana é o óleo de côco puro e simples. Mesmo assim recomenda-se lavar o cabelo 2x com shampoo.

      Caso você insiste em usar óleo de côco com alguma mistura deixe apenas algumas horas no cabelo. Evite dormir com misturas no cabelo.
      Se você quiser dormir com óleo de côco no cabelo, use o óleo puro.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, vi seu blog só depois de já ter feito a mistura. Nas próximas vezes farei da forma que vc explicou. Muito o blog!! Continue postando.
      Abraços

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  76. ola eu queria comprar os oleo de amla mas nao confio muito em sait pois muia coisa e falsificada

    ResponderExcluir
  77. Se eu fizer a umectação sábado, deixar o azeite por duas horas e tirar, posso escovar o cabelo normalmente no domingo?

    ResponderExcluir
  78. Ha dois meses estou usando um óleo da MD7cosméticos, indicado pela minha cabeleireira, totalmente natural composto por sete óleos, um deles é rícino conhecido como mamona, coco macaúba e alecrim ou outros quatro não lembro rs..., mas a umectação com óleo deixo meu cabelo maravilho, estou felicíssima adorei recomendo, beijos...

    ResponderExcluir
  79. Óla. Entrei no mundo dos produtos naturais indianos a algum tempo e gostei tanto que até passei a vende-los. Uso Henna Burgandy para pintar os cabelos e shampoo de Shikakai com Amla e Ritha. Estou adorando não ter mais que usar químicas. Faço umectação 2 vezes no mês e é ótimo. Vou testar outros óleos pois no momento só estou usando o de coco.
    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  80. Amei seu blog, amo a Índia!
    Meu cabelo é um pouco oleoso, comprei o óleo vatika da dabur, será q vai ajudar no crescimento????
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  81. Olá!! Meu cabelo é preto e ja com fios brancos, uso tinta e tonificantes, mas meu cabelo está muito poroso. Quero usar Henna e fazer umectação alem da reconstrução. Existe Henna para cabelos pretos?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir