quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Por que a noiva indiana está triste?

Essa é uma pergunta que muitos já se fizeram ao ver a foto de alguma noiva indiana. A primeira coisa que nos vem à cabeça é "ela está triste porque o casamento é forçado" ou "ela está triste porque deve ter odiado o noivo que escolheram para ela"..mas não é bem isso. Na verdade, a beleza do noivo é a última coisa que elas estão preocupadas nesse momento.

Vamos direto ao ponto:

O homem indiano é muito família? sim ele é muito família. É tanto, que entre você e a família dele, ele vai ficar com a família dele.. E mesmo depois de casar!

Ok.. já não tem mais tanto aquela obrigação de morar com os sogros. Vejo muitos  alguns indianos que compram ou alugam casas quando se casam e vão morar na paz, sem ninguém pra atrapalhar. Isso é mais moderno e dá mais status.

Tem aquele que prefere ficar com os pais e trazer a esposa pra viver junto, pois na cultura punjab a esposa faz parte da família do marido sim. Na Índia ela corta os laços com a mãe e o pai, e só tem contato esporadicamente, por telefone ou datas especiais.

No dia do casamento muitas fazem aquela cara de triste, mas não é porque não gostaram do noivo. Elas choram por que nesse dia elas vão se despedir da família. O noivo fica em último plano. Você pode ver que elas nem se preocupam em olhar na cara deles, se é bonito ou feio. Ela está com muita insegurança, uma menina que do dia para a noite vai ter a responsabilidade de ser esposa, cuidar do marido e da família dele, cuidar da casa e dos filhos, cuidar dos sogros e cunhados. Uma menina que nunca conversou sobre sexo com ninguém, tem medo da noite de núpcias, não sabe o que é um beijo na boca de repente se vê casada. São milhares de dúvidas e inseguranças. É nessa hora que a ficha cai, e ela vê que está deixando a casa dos pais.

Óbvio que muitas moças também ficam felizes  porque o casamento é um grande acontecimento na vida de um indiano. Uma indiana que não consegue um casamento é destratada pela sociedade. É claro que muitas também sonham com um bom marido, uma família bonita, também ficam felizes ao se casarem

 Tem também um lado cultural muito forte, eles pensam que uma noiva que se mostra triste, tímida e infeliz no dia do casamento é uma moça direita, modesta, insegura, submissa. Porém aquela noiva que se mostra feliz, faladeira e sorridente no dia do casamento é na verdade uma mulher que está desesperada para casar porque está desesperada por sexo (aquela que estava louca pra desencalhar), portanto não é uma mulher direita nem confiável. Eles nunca vão dar essa resposta a você mas isso está no íntimo do homem indiano.

Os pais da noiva, irmãos e amigas também choram muito quando ela vai para a casa do marido.
Em alguns vilarejos, eles não participam da grande festa de casamento da filha. Apenas a família do noivo e amigos dele se fazem presentes. Eles acreditam que assim ela se acostuma com a nova vida sem a presença dos pais e amigos que ficaram para trás.



O sentimento da noiva nesse momento é apenas sobre a família. Em alguns vilarejos, ela deixa literalmente de ser considerada filha, inclusive não tem nem direito a herança dos pais.

Nós brasileiros somos mais unidos, gostamos de almoçar juntos em alguns finais de semana, com direito a churrasco com os pais, avós, irmãos. Eu nunca ouvi falar disso na minha vida onde a noiva se casa chorando. Pensei que fosse uma ou outra.

  Imagine uma garota que nunca saiu de casa pra nada, de repente se vê longe da família, e sob o amparo e cuidados de outras pessoas, numa casa totalmente diferente, não deve ser fácil.

Aqui a gente adquire a liberdade mais cedo, volta tarde de uma balada, dorme na casa das amigas, viaja pra praia com a galera nos feriados, vai nos churrascos da faculdade sem ter hora pra voltar..mas lá isso nem passa pela cabeça delas. Nunca viveram isso, nunca dormiram fora de casa, nunca chegaram tarde. É outra realidade. No fundo a gente vai se desprendendo da barra da saia da mãe aos poucos. Imagino como para elas o negócio é tenso!

O vídeo que quase me fez chorar junto foi esse aqui !

O momento do arroz, é o momento que a noiva deve deixar sua casa, se despedir da família e seguir para a casa do marido. Como eu disse em outro post, jogar o arroz para trás significa que apesar de estar deixando a casa dos pais ela deseja que nunca falte nada para eles e que tenha sempre fartura na casa deles.


Algumas fotos. Aqui não importa a religião e qual região a India, é sempre um momento difícil.

Coloquei dois vídeos mostrando esse momento da noiva indiana com a cantora Pooja. Nesse filminho a noiva chora, se despede, fica lembrando dos momentos com os pais, e depois mostra ela chegando na casa do noivo, sua nova casa e família.

Se você não tiver paciência assim como eu, de ouvir os dois homens fazendo gracinhas e contando piadas (que só eles entendem) para divertir os noivos, vá direto para 05:51 no primeiro vídeo.




 No Brasil entendemos que no fundo não há uma separação das famílias.

Não vejo problema em tirar um dia pra visitar minha mãe, sair pra fazer compras e tomar um café. Não é todo dia. Não vejo problema. Mas na India não tem disso não. 



As noivas choram muito

O irmão da noiva também chora

Momento que os avós, tios e irmãos a colocam no carro que a levará para a casa do noivo.

Se despedindo da mãe


Se despedindo do pai
Alguém deve estar se perguntando: "Mas por que a esposa indiana faz parte da família do marido?"
 Muitos indianos acham que depois do casamento a moça será facilmente influenciada por opiniões dadas pela família dela. Na verdade o noivo e os pais dele querem uma esposa submissa à família do marido, que faça as vontades deles. E claro, a família da moça sempre tentará protegê-la e dará conselhos a favor dela caso algo não esteja bem, isso a deixará mais esperta e decidida, o que não é desejo dos maridos.

Lembrei de uma coisa:  Algumas mulheres sikhs também inserem o sobrenome Kaur que significa princesa ou muda o nome de acordo com aquele que o marido escolher ou muda apenas para o sobrenome do marido porque depois de casada ela é da família dele.

Claro que existem algumas poucas famílias modernas, que não seguem à risca tudo isso pois cada família tem um jeito próprio de viver.

 Bom, de diferente acho que são esses os detalhes do casamento e alguns costumes punjab. Conforme eu for lembrando de mais coisas vou postando pra vocês!

Beijoss!!

4 comentários:

  1. O que ocorre depois da noite de núpcias com o casal indiano?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se há festa e se o casal sai pelo mercado dançando e batendo sinos e comemorando com o povo na rua?

    ResponderExcluir
  3. No dia do casamento ocorre sim uma grande festa principalmente na chegada do noivo mas depois da noite de núpcias eles levam uma vida de casados como mundo inteiro vive.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Tenho pena dessas moças ! Isto tudo me parece uma tragédia.

    ResponderExcluir