quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Desvendando alguns mitos

Quero falar sobre perguntas frequentes que chegam até mim mas pra nossa surpresa, elas não são feitas através do blog, mas pessoalmente. Acho até curioso, o fato de muitas pessoas me fazerem sempre as mesmas perguntas como essas:

"Nossa, mas indiano come com a mão né??"
R: Sim, na India. Mas não quer dizer que come igual bicho ou sei lá o que. Eles comem tudo separadinho em potinhos, vários molhos e uma espécie de pão (chapati/roti) pra acompanhar. Aí eles cortam o pãozinho com a mão e passam no molho(chutney) e comem. Simples! Lembra dos italianos que nos trouxeram o hábito de comer sopa com pão? A gente pega um pedaço do pão e passa na sopa? É igualzinho. Fora da India usam garfo e faca normalmente.

"Você vai ter que usar burca?"
Não, só as muçulmanas usam burca e por motivos particulares. Não é obrigatório o uso de burca na India. 

"Mas ele pode ter umas 4 esposas né?" 
R: Não. O sikhismo ordenou a monogamia. Uma esposa e um marido. Apenas entre os muçulmanos isso é permitido e mesmo assim não é tão fácil de acontecer.

"Eles acreditam em vários deuses" (em tom de deboche)
R: Não. Sikh acredita em um único Deus. Os hindus tem vários deuses, a igreja católica e a umbanda acreditam em vários santos..mas todos acreditam no mesmo Deus. Cada um tem sua fé e deve ser respeitada. 

"Ouvi falar que na hora das refeições a mulher só come depois do marido!"
R: Não. A mulher sikh não come depois do marido. Mas nós sabemos que isso (a mulher se alimentar depois dos homens) pode ocorrer em alguns vilarejos, lugares afastados das cidades, ou outros Estados independentemente da religião. Mas o sikhismo não é a favor do homem que deixa a mulher comer por último. Um exemplo disso é o langar, onde todos se alimentam juntos no templo, independente de idade, sexo, casta, religião.

"Indianos comem no chão?"
Nem sempre, isso depende de cada casa. Na família do meu marido por exemplo, comemos na mesa, mas quando visitamos alguma família que serve a comida no chão, comemos no chão sem problemas.

O importante é levar na esportiva e fico feliz quando as pessoas perguntam. Assim  esclarecemos algumas dúvidas e não perdemos a chance de desengatar bons papos!

Beijos!

8 comentários:

  1. A pergunta sobre comer com a mão é clássica! rs... Geralmente meu marido come apenas comida indiana com a mão, inclusive arroz com os curries. Não raras vezes as pessoas PEDEM para ver ele comer com a mão, acho tão estranho, porque parece que ele é um ser de outro planeta! rs...

    Já vi mulher comer depois do marido, em cidade grande inclusive, depende muito de a família ser mais tradicional ou não. Geralmente elas ficam cozinhando enquanto os homens da família vão comendo tudo quentinho e feito na hora (os chapatis, por exemplo).

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, essa é clássica!! imagino as pessoas pedindo pra ver ele comer com a mão!! Meu marido também come só a comida indiana com a mão. Fico imaginando as pessoas pedindo pra ver rsrs parece que eles são alienígenas! rsrs Mas sabia que eu também morria de curiosidade pra ver? Eles tem um jeitinho diferente de comer com as mãos e pra mim foi difícil aprender, acredita? rs no começo a comida caía do roti, eu não conseguia dobrar o roti direito, me atrapalhava toda!

      Você está certa..eu vi um vídeo que as mulheres ficam esperando os homens terminarem de comer. Acho que a forma que você falou acontece bastante no Brasil também. Por exemplo, quando estamos fritando bolinhos, que é bom comer quente, alguns já vão se servindo, e nós só começamos a comer quando acabamos de fritar tudo. rsrs Acho que entre os indianos também é assim, depende da família, da criação né!Acaba se tornando uma coisa normal bjss

      Excluir
  2. Parece incrível amiga, mas é a pura verdade. As pessoas agem como se eles fossem seres de outro planeta e perguntam cada absurdo, falam cada besteira omg! Mas, faz parte da falta de informação do povo ocidantal mesmo. Graças a Deus que a religião Sikh é muito mais flexível, prática e com certeza moderna e é a que melhor se adapta à nossa realidade atual. Beijos, Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo! E sobre a religião sikh realmente é mais flexível e se adapta à nossa realidade. A dificuldade é o conflito entre a cultura e a religião pois o sikhismo é uma idéia nova numa cultura milenar dos indianos. Está na luta de igualar o papel da mulher na sociedade, e graças a Deus alguma famílias já tem uma visão mais esclarecida!
      Beijoss

      Excluir
  3. Os gregos são cristãos ortodoxos, não acreditam em vários deuses, eles acreditaram em vários deuses na época no paganismo, há milênios e nesse período o mundo todo era pagão. No umbandismo há santos, mas eles não são "adorados", assim como no mundo católico e no mundo ortodoxo cristão, os santos são "intercessores", "advogados" e não deuses adorados, Deus é apenas um. O Vaticano, por exemplo, já deixou isso claríssimo na liturgia, quem "adorar" Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, não está sendo um bom cristão, hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Eu me referi apenas a uma filosofia de vida, me referi à mitologia grega (não religião), umbanda e catolicismo de uma forma geral, na crença de cada povo, tem até quem acredite em duende. Eu não pretendi entrar no assunto aprofundado de várias religiões até porque não sou teóloga e nem tenho posição para dissertar sobre o assunto. Só me referi às crenças de algumas religiões e povos. Mas em nenhum momento eu disse que os santos são "adorados" no catolicismo e na umbanda. Eu fiz menção de que acreditar em vários santos ou deuses não quer dizer que uma pessoa não acredite no único Deus. Eu como umbandista também não fico adorando meus orixás como adoro a Deus, mas tenho profundo respeito por cada um de uma forma especial pois na umbanda também seguimos os ensinamentos de Jesus Cristo. Eu mencionei sobre crença e não adoração. E dei ênfase de que toda crença deve ser respeitada! Obrigada por comentar, talvez eu não tenha me expressado com clareza em poucas linhas ! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Imagine, Star, nem precisa se explicar, eu só me aprofundei no assunto porque sou ortodoxa grega mesmo e gosto do assunto, hehehe. Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Seja sempre bem-vinda(o)!! Também adoro conversar sobre vários assuntos e principalmente quando vocês deixam comentários! Gosto muito desse bate-papo, afinal o blog é pra interagir, trocar idéias, se fosse pra eu ficar falando aqui sozinha não teria graça!hehe beijosss

    ResponderExcluir