domingo, 27 de janeiro de 2013

Conselhos de amiga: O que fazer e o que não fazer na India

Depois de muito se falar sobre o que aconteceu com a garota em Delhi (apesar de muitos outros casos esse foi o mais divulgado) a preocupação em fazer as malas e ir para a India aumentou. Então vou tentar simplificar ao máximo e ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre como se comportar lá. Essas dicas valem para qualquer parte da India e não só no Punjab.

Você é firangi!
Primeiro, esteja ciente de que lá você é a estrangeira, e toda estrangeira é tratada de forma diferente, começando pelos preços mais altos dos produtos que você deseja comprar até a forma que te olham parecendo que querem invadir até sua alma..seja no Punjab ou qualquer outro Estado da India.

As jovens e as mais branquinhas ou loiras. cuidado redobrado pois chamarão muita atenção em meio a multidão, e não adianta usar roupas típicas, eles saberão que você é gori (a forma como são chamadas as estrangeiras e garotas de pele clara). Os homens enlouquecem por uma gori. Além disso, toda estrangeira é sinal de presa fácil porque é vista de uma forma diferente, eles dizem que as estrangeiras gostam de sexo e são fáceis.

 Os homens de lá tem uma atração muito forte pelas estrangeiras mas isso não quer dizer que as respeitam sempre. Para eles só as indianas são puras e santas, se mesmo assim não respeitam nem as indianas imagine uma gori. Nada impedirá um tarado de te secar com os olhos (e como são tarados, viu).

Mas você pode optar por um salwar kameez roupa típica do Punjab para se sentir mais confortável. Aliás, muitos deles ficam contentes quando usamos roupas típicas inclusive a família do seu amado. É um conjunto de calça, bata longa abaixo dos quadris e lenço. Você deixa pra comprar lá pois é muito mais barato, você vai voltar com a mala cheia pois são lindos!!




Você é daquelas que faz amizade facilmente?
Não faça amizades como aqui no Brasil, conversa de fila de banco, de mercado, padaria. Lá cada um no seu quadrado. Quando se trata de desconhecido, homem fala com homem e mulher fala com mulher somente o necessário. Não confie em amizades masculinas, não troque telefone e não viaje sozinha com o cara sem conhecer a família dele.

Não sorria! Você não está sendo filmado! 
De forma bem clara, não dê liberdade pra homem nenhum! Parece que forcei a barra né! Mas é bem assim. Não dê sorrisinhos na rua querendo ser simpática com aqueles que você nunca viu. Sabe quando no Brasil a gente agradece alguém e lança um sorriso espontâneo mesmo pra um desconhecido?  Esqueça isso na India.

 Para os homens de lá qualquer sorriso da mulher significa segundas intenções com ele. Você já percebeu por que as indianas muitas vezes são sérias? Não conversam com ninguém nas ruas? Por isso mesmo. Os homens de lá tem a imaginação fértil , eles adoram puxar conversa e só pensam naquilo.

Roupas, roupas, roupas...
Se você está indo com uma agência de viagem, como turista e em grupo, ok, sem estresse. Mas se você for para conhecer a família do seu amado e o lugar que ele vive, melhor seguir os conselhos abaixo:

Não use decote, blusa de alcinha, transparência, bermudas ou saias acima do joelho, roupas muito justas que marcam os quadris e o busto, e nada que deixe a alça do sutian aparecer.


Prefira roupas confortáveis e blusas com manguinhas que cubram os ombros, e se for o caso use uma echarpe ou dupatta no colo e cubra os quadris com uma bata longa, mesmo se você estiver vestindo um jeans.

Gestos
Tenha cuidado com os gestos. Ao sentar nunca cruze as pernas de forma que a sola do sapato fique apontada para alguém ou alguma divindade ou imagem sagrada. Jamais aponte a sola do seu sapato para alguém pois isso é um insulto, um desrespeito muito grande.

No Brasil: Beijo, outro, tchau! 
             X
Na India: Oi e Tchau! 
Não cumprimente os homens com beijo no rosto e evite tocar neles e abraçar. Para cumprimentar apenas junte suas mãos na posição de namaste (acho que namaste todos conhecem) e diga um "sat sri akal" se estiver no Punjab ou um simples Helooo!

Cuidados extras:
Nunca insulte, faça piadas, dê risada sobre qualquer imagem ou animal sagrados e na hora de tirar a foto jamais pise ou encoste os pés em algum símbolo sagrado para fazer poses (isso é coisa séria, e lá é olho por olho dente por dente quando se trata de religião).

Não ande sozinha à noite, na verdade não ande sozinha nenhuma hora do dia.

Não pegue tuk-tuk, táxi, riquichá, ônibus ou trem sozinha e também nunca fique sozinha com um homem desconhecido. Esteja sempre acompanhada de preferência pela família do rapaz e procure andar em grupo.

Evite frequentar lugares de aglomeração pois os homens dão um jeito de passar a mão, dar beliscões nas nádegas, seios ou qualquer outra parte do corpo. E olha que isso eles fazem até com as indianas.

Se você ficar em hotel nunca chame o seu amor para subir no quarto. Mesmo que seja para ele esperar você acabar de se arrumar. Os funcionários poderão chamar a polícia e dizer que você é garota de programa. Tudo isso porque um casal não pode ficar sozinho no quarto sem ser casado. Eles chegam a pedir até certidão de casamento pra confirmar, e você ainda corre o risco de ouvir que a certidão é falsa mesmo sendo verdadeira!
Deixe sempre o quarto do hotel trancado e não aceite serviços de quarto de madrugada. Se você desconfiar de qualquer horário, desconfie mesmo e diga que não pode abrir para o funcionário, invente uma desculpa qualquer. Melhor errar pelo excesso de cuidado do que pela falta dele. Se alguém bater na porta não tenha vergonha de antes de abrir perguntar qual serviço de quarto e por que, e se for o caso não tenha vergonha de dizer "NÃO" e tudo isso sem abrir a porta!

Lembre-se de que ao chegar na casa do amore vocês vão dormir em quartos separados até o casamento, e nem adianta reclamar, fazer cara feia ou pedir para o amado confrontar os pais. Ás vezes mesmo depois de casados alguns casais dormem separados quando vão visitar a família na India.

Nunca fale sobre sexo na frente de ninguém e nunca pergunte nenhum tipo de intimidade. Se você vir alguma mulher grávida evite fazer muitas perguntas sobre a gravidez como por exemplo desejos, para quando é o bebê e principalmente se é menino ou menina pois lá na India o médico é proibido de revelar o sexo do bebê devido o grande número de abortos de meninas. Evite passar a mão na barriga dela pois eles acreditam muito em "vodoo", "olho gordo", "mau olhado" etc..
Gravidez é relacionada a sexo e tudo relacionado a sexo eles não conversam.

Não ande de mãos dadas, não beije em público, não beba álcool, não fume.

Talvez você não tenha necessidade de seguir tudo isso que citei, talvez tudo será mais light pois depende das pessoas que você está prestes a conhecer incluindo a família do amado.

Mas guarde estas dicas contigo. Se sentindo mais segura e ao saber como agir em determinadas situações com certeza sua viagem será mais prazerosa!

Beijos!!!












15 comentários:

  1. Amei o texto, como sempre! Ocorre que tem muito menina iludida pensando que vai morar no Taj Mahal, a vida na Índia não é fácil. O país é superpopuloso e daí já surge metade dos problemas, a outra metade vem de uma séria de traços culturais, que não nos cabe julgar, mas com os quais talvez sejamos incapazes de lidar.
    Um beijo pra você e continue com seus ótimos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É verdade, não é nada fácil tanto na parte da convivência quanto no sistema do país, tudo muito diferente. Ir como turista é uma coisa, viver lá é outra!
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Somos muito felizes por ter alguém para orientar e compartilhar conosco informações tão importantes.
    Muito obrigada por tudo querida Star Ji.
    Bjs, <3
    Paloma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá didi! Obrigada pelo comentário! É interessante a gente discutir e advertir sobre isso! Acho minha obrigação falar da realidade já que me propus a falar sobre a cultura e sobre o país. Fico feliz em saber que posso ajudar de alguma forma pois não quero que ninguém saia decepcionada depois!!
      beijos!!!

      Excluir
  3. Oi Star, achei muito interessante o post... Não sabia de quase nada disso, falam tanto dos países islâmicos com relação à vestimenta e comportamento das mulheres, mas na Índia pouca gente fala... Eu acho que se eu me vestisse de indiana passaria tranquila por uma delas rsrs... ainda mais porque mesmo aqui no Brasil quando ando sozinha sou muito reservada mesmo... Um indiano com quem conversei disse que pensou que eu era do Iraque pela minha cara ... Mas aí quando falo que sou brasileira, a conversa muda (odeio isso)! E o problema não é falarmos sobre sexo, é que quando eles sabem que nós somos estrangeiras eles resolvem puxar assunto sobre isso por pura molecagem.O indiano mais bonzinho com quem converso nunca falou em sacanagem, mas sempre fica perguntando sobre o meu cabelo, aliás mulher de cabelo curto não é muito apreciada por eles né?

    Um beijo da Pérsia!
    Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tocou num ponto que me marcou: "na India pouca gente fala.." Isso é a pura verdade, eu por exemplo tinha o sonho de ir para lá e não entendia quando meu marido não quis que eu fosse sem planejar, sem ter um carro para me levar aos lugares, etc. Aí que ele me contou o que acontece lá, eu fiquei chocada e fui pesquisar na net..aí que vi a realidade com meus olhos. Infelizmente eles respeitam mais a mulher da India e Oriente Médio. Mulher ocidental ainda tem uma imagem distorcida para a maioria dos indianos e também não gosto quando eles olham diferente ou falam coisas nada a ver. Sobre o cabelo curto acho que causa uma certa curiosidade para eles, dependendo do lugar que os indianos são, eles não ligam muito, como por exemplo indianos de Mumbai e Delhi pois muitas indianas costumam cortar os cabelos principalmente as jovens. Já os indianos do Punjab são mais bicho-do-mato e preferem o penteado tradicional (mulher de cabelão).
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Olha, vou falar uma coisa, bem sério, vi VÁRIAS firangis na Índia com roupinhas bem polêmicas, tipo barriga de fora, decotão e tudo mais, e elas pareciam FELIZES por estar fazendo sucesso, com todos aqueles olhares lascivos em direção a elas, mesmo que elas fossem mais feias que a mãe do sarampo kkkkk...

    Eu não sou muito boa para dar dicas, então só indico um pouco mais de discrição mesmo, que acho que já está de bom tamanho.

    Com certeza quem seguir as suas dicas todas muito provavelmente não terá quase problema nenhum.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk essa foi boa!!! Mas tem mulher que nem liga mesmo né..eu morreria de medo!!

      Espero que essas dicas ajudem!
      beijos!!

      Excluir
  5. Lindona to com maior medo..... vou com uma amiga que esta fazendo mochilao na asia e vou encontra-la na india e contratamos um serviço de um motorista particular que é recomendação deste blog

    http://www.viagemparamulheres.com/2012/03/india-triangulo-dourado-como-se.html

    Porém somos em duas mulheres que já visitamos o egito entao sabemos mto bem como nos comportar !!! será que é bom avisar o consulado brasileiro?

    O que vc acha?

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se você conseguiu se virar bem no Egito, acredito que você conseguirá na India, afinal a visão que esses homens tem da mulher é a mesma. A india recebe milhares de turistas e se vocês estão indo com um motorista recomendado não creio que haveria problemas. É sempre bom comunicar alguém sobre os lugares que você pretende visitar. Sobre o consulado, não tenho conhecimento se eles são aptos ou não a fazer alguma coisa ou medida protetiva pois o serviço deles deixa a desejar. Mas se for possível é recomendo avisar sim. Muitas garotas foram passear na India e não tiveram problemas. Evite sair de noite na rua, não saia sozinha, e não ande de táxi sozinha principalmente a noite. Acho que esses são os principais cuidados que se deve tomar!
      Beijos!!

      Excluir
  6. Você não exagerou em nada Star :)
    Pelo o que o meu noivo diz é exatamente assim, e ele me dá os meus conselhos! rs

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Cintia! Procure seguir sempre os conselhos do seu noivo! Valem ouro!
      beijos!

      Excluir
  7. Com tanto homem no mundo desprezar um indiano é medida de bom senso, até as indianas, se pudessem, fariam isto.

    ResponderExcluir
  8. Sonho em conhecer a Índia desde criança, estou planejando ir com meus filhos , de 16 anos também deseja conhecer,uma dúvida que nunca li é em relação a turista com filhos, meus tem 10 e 16 anos. Como andar com eles lá, visto que casais não andam de mãos dadas , e mães e filhos?

    ResponderExcluir