sábado, 20 de abril de 2013

Um dia reflexivo

Hoje é um domingo introspectivo, de reflexão..pois lá na Índia é o último dia de orações (como se fosse uma missa) para o meu sogro. 

Dois dias atrás tive um sonho que me deixou intrigada..sonhei que estava conversando com uma senhora e nesse sonho eu quis dar uma das minhas dupattas a ela. Então eu peguei todas as minhas dupattas, todas dobradas e coloquei na frente dela para que escolhesse uma que lhe agradasse. Então ela pegou uma dupatta. Eu fiquei incomodada e pensei "mas ela quer justo essa dupatta"..e ela dizia "eu quero essa!" mesmo discordando eu entreguei a ela. Quando acordei fiquei pensando porque aquele sonho mexeu tanto comigo, pois a dupatta que ela havia escolhido era a mesma que eu havia usado no luto do meu sogro, e dupatta branca significa luto. E aquilo não saía da minha cabeça e eu tentava entender porque o sonho me marcou tanto, e porque sonhei com algo que significa luto na cultura indiana, por que eu não conseguia esquecer o sonho.  Se é coincidência, eu não sei, mas fiquei sabendo que hoje é a ultima cerimônia de adeus ao meu sogro. 

Da mesma forma que realizamos missa de 7 dia, 1 mês, um ano, etc..lá na Índia é parecido. Então de acordo com o costume não posso usar nenhum perfume, maquiagem, cosméticos, enfeites, pulseiras, sindoor, roupas coloridas, nada disso hoje. Pediram também para usar branco e adivinhem: a mesma dupatta branca a qual eu sonhei . É um momento íntimo principalmente para a família do meu marido, por isso não vou me prolongar ou entrar em detalhes mas ao mesmo tempo tudo é muito novo, cada hora um costume diferente, uma forma diferente de lidar com as situações. 

Mas uma coisa é certa: sentimento não tem nacionalidade, não tem costume que mude essa essência. Você pode nascer na Índia, no Brasil, na China..os costumes mudam, mas os sentimentos não! Amor é amor em qualquer lugar do mundo.  Saudade é saudade em qualquer lugar do mundo..e quanta saudade meu sogro deixou!

Beijos

4 comentários:

  1. Sinto muito pela vossa perda :( para estas coisas nao há palavras mesmo... WAHEGURU JI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha querida. Waheguru ji ka khalsa, waheguru ji ki fateh.

      Excluir
  2. Puuuxa....sinto muito pelo acontecido. Que ele descanse em paz e Deus possa trazer conforto ao coracao dos familiares.

    ResponderExcluir