terça-feira, 7 de maio de 2013

Quando nós somos a visita

Uma coisa que admiro no costume dos indianos é a forma que eles recebem as visitas, não importa se é no Brasil ou na Índia, o tratamento é o mesmo: sempre muita comida. Eu que sou amante de comida indiana (mesmo sofrendo com a pimenta) não deixo passar nada. Sempre que me servem algo novo estou eu a provar. Acho que a única coisa que não faço muita questão é o chapati/ roti. Acho que pesa muito no estômago, mas às vezes não dá pra comer sem esse roti.

Pois então, final de semana fomos na casa de um amigo que mora aqui no Brasil e a receptividade é algo que nos impressiona. Ele sempre cozinha para nós, meu marido adora porque assim aprendo como é feita  a comida, e na hora de ir embora esse amigo sempre nos dá alguma coisa para comer em casa, seja um pacotinho de tempero, seja algum doce (acho que esse detalhe depende da família e dos costumes de cada região).
Acho super bacana, não fico me sentindo sem graça, percebo que para a maioria dos indianos realmente a visita é super bem tratada como sempre ouvi dizer. Não tem essa de dizer "fulano vem aqui só pra comer". De fato se você visitar a casa de um indiano você irá para comer e isso não é ofensa nenhuma. É o contrário, recusar a refeição que é uma ofensa. 

Alguém deve estar se perguntando se comemos no chão. Não, não comemos no chão! rs Não são todos os indianos que tem esse costume e também não tiramos o sapato ao entrar na casa.

Pra falar a verdade detesto frescura de visita. Tem gente que pensa que é etiqueta recusar comida na casa dos outros. É claro que devemos ter bom senso. Quando eu vou na casa de alguém (brasileiro) e eu vejo que a pessoa é humilde e fez a comida com uma quantidade certa para requentar e comer mais tarde, eu pego só um pouquinho se me for oferecido, ou em troca eu digo "não obrigada, mas aceito o café!". Se às vezes eu não tenho fome mas quero causar uma boa impressão na primeira vez que visito a casa de alguém, eu aceito um copo d'água. É incrível como essa do copo d'água funciona.

Não tem coisa melhor do que bater papo com um café ou chá. Uma coisa que reparei: enquanto a gente pergunta para a visita o que ela gostaria de tomar (um café, água, chá..) os indianos não tem o costume de perguntar nada para a visita. Quando você menos espera vem alguém servir o chai, na Índia geralmente é a nora que serve.

Quando a visita recusa tudo dá impressão de arrogância e nojo. Não é legal. Me lembro de uma amiga que estava super chateada porque um amigo de infância do marido dela sempre recusou comida quando ia na casa deles. Um dia no aniversário desse amigo, o marido dela comprou salgadinhos, refrigerante, e alguns petiscos e o rapaz simplesmente recusou tudooo! Ela ficou super magoada e o marido também. Fiquei imaginando porque uma pessoa faz isso. Será que é coisa de infância, quando a mãe ensina a não parecer um "morto de fome" na casa dos outros ou será que é nojinho? Dá pra ver que a diferença cultural esbarra até na hora das refeições! O que pode parecer educação para nós, é falta de educação para eles e vice-versa.

Voltando ao assunto de ser uma visita na casa de um indiano, não é de bom gosto recusar tudo o que te oferecem. Esse negócio de dizer "não, obrigada" para parecer educado não cola. É claro, ninguém precisa comer forçado, tem gente que não gosta de determinada comida, então pense bem antes de visitar a casa de alguns deles rs

Me lembro que naquele dia comi daal(lentilha), roti e picles. Quando pensei que acabou veio um prato com alguns snacks, um doce em forma de bolinha que mais me lembrou uma paçoca (feito pela mãe do rapaz) e claro, não poderia faltar o chai. Sempre é servido chai após as refeições. Particularmente eu acho pesado para ser servido após as refeições, afinal de contas eu fui acostumada a tomar um cafezinho que agora deu lugar ao chai.  Foi legal e ainda levei para casa uma sacola com vários desses doces e snacks. Só não tirei foto do daal porque eu não esperava que seria servido e fiquei com vergonha de tirar as fotos ou ele achar que sou doida afinal o "turista" aqui é ele, não eu rs

Fotos dos snacks e chai.
Beijos!






:)


7 comentários:

  1. SSA Ji! Ótimo post! Bjs, Paloma

    ResponderExcluir
  2. Adoro chapati, adoro tarka daal, adoro a comilança na casa dos "brimos", o que tenho mesmo é preguiça de cozinhar todas essas coisas rs...

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!É verdade mesmo!Eles ficam tão felizes em receber as pessoas, né? Minha vizinha de cima, se não me vê um dia, já aparece lá em casa e, sempre com alguma comidinha. Essas tiazinhas indianas são umas fofas!Teve um dia que fui lá perguntar alguma coisa, mas ela me fez entrar, comer um monte de doce,água, chai e, no final das contas, nao consegui jantar naquele dia!Hahahaha...Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro o chapati, o dahl... E principalmente parotha! De batata ou paneer, qualquer coisa :) já do chai... Prefiro o meu cafezinho mas as vezes lá tenho de o beber porque vejo a satisfação estampada na cara :)

    ResponderExcluir