sábado, 29 de junho de 2013

Conhecendo a vestimenta Sikh

O traje tradicional dos Sikhs remonta séculos.  O código de conduta Sikh especifica o uso de kachhera (calção largo) e um turbante para todos os homens. Para as mulheres a opção de usar um lenço na cabeça para cobrir os cabelos. A modéstia é para ambos. O nome para a vestimenta tradicional é bana.
Bana é uma palavra que significa vocação, ou chamado, e se refere ao traje tradicional vestido por um homem, ou mulher, cuja vocação é o Sikhismo. Muitos Sikhs vestem uma bana cerimonial quando assistem em rituais no Gurdwara, ou durante festivais. Sikhs muito devotos usam a roupa tradicional todos os dias.

Fazem parte da vestimenta sikh:
Chola
5 K's do sikhismo
Khanda
Kurta Pajama/pyjama
Salwar Kameez
Turbante
Véu

Chola
A palavra chola significa manto.
Chola pode ser usado para indicar que o corpo é o manto da alma.

O chola é uma espécie de túnica do guerreiro Sikh para a batalha. O chola pode ser usado com uma calça de pijama sobre a kachhera. É um manto que permite facilidade de movimentos. Um guerreiro podia manobrar e pular, ou andar montado no lombo de um cavalo. Nos tempos modernos, o chola é muitas vezes usado durante exposições de Gatka, que é a arte marcial Sikh.

Chola é um estilo formal, traje de guerreiro usado durante desfiles, ou no culto sikh, pelo panj Pyara e outros homens e mulheres devotos.
Azul é a cor tradicional do guerreiro Sikh. No entanto escolha pessoal pode influenciar a cor escolhida para adaptar o chola que pode ser também ser preto, laranja ou amarelo, e branco, mas é raramente visto em qualquer outra cor que não sejam essas. 

Pronúncia: Cho - laa
Grafias alternativas: Cholaa




Os Cinco K's do Sikhismo
São os cinco artigos de fé:
1.Kachhera - calção solto.
2.Kanga - pente de madeira.
3.Kara - Pulseira de aço.
4.Kesh - cabelo não cortado.
5.Kirpan - espada curta.

Khanda - Brasão Sikh
O khanda é um emblema que representa o Khalsa, ou o brasão Sikh de armas. Trata-se de uma espada de dois gumes no centro de um aro e duas espadas. Um enfeite khanda podem ser aplicado ou bordado na roupa Sikh  ou usado também como um broche no turbante. 



Kurta Pajama - Roupa do Homem Sikh
Kurta Pajama é o traje do homen Sikh. A Kurta é uma espécie de camisa longa com fendas laterais até a altura do bolso.  O pijama é uma calça larga, muitas vezes combinando com a kurta. Os devotos usam  um estilo simples e cores sólidas para expressar humildade.


Salwar Kameez
Salwar Kameez é o traje para as mulheres. Salwar são calças largas um pouco mais ajustadas no tornozelo. O salwar é usado sob o kameez, que é uma túnica disponível com inúmeros estilos e cores, muitas vezes decoradas com bordados. A cor pode combinar ou contrastar, e é usado com o véu chamado chunni ou dupatta. Aquelas extremamente devotas tendem a usar estampas simples, ou cores sólidas com pouco bordado, como uma expressão de humildade.




Turbante
O turbante Sikh é usado em uma variedade de estilos. É de uso necessário para um homem Sikh, e opcional para uma mulher Sikh que pode escolher entre um véu sozinho ou junto com o turbante.

Estilos turbante:

Domalla - comprimento duplo turbante de 10 ou mais metros 
Pagri -  turbante de 5-6 metros (é o mais comum)
Dastar - Um único turbante de 4-6 metros 
Keski - Um turbante curto de dois ou três metros 
Patka - Lenço amarrado sobre o topete cobrindo toda a cabeça.

 A foto abaixo com esse cotoquinho na cabeça é patka. Muito usado pelas crianças, estudantes e esportistas. Serve para prender e cobrir os cabelos. Geralmente fica por baixo do turbante.
Patka. 




 

Véu feminino
Estilos de véu
Chunni - Um véu leve de até dois metros e meio
Dupatta -  Grande véu com tecido mais grosso de até dois metros e meio.
Ramal - Lenço triangular.








Lindo o colorido das roupas!
Beijos!!

Um comentário:

  1. Creio que, hoje em dia, o Salwar Kameez é usado pela mulheres em toda a Índia, porque é mais prático do que o Sari, sobretudo nos transportes públicos e nas lambretas, que elas conduzem como os homens.

    ResponderExcluir