sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cabelos compridos

Olá pessoal! Os assuntos que bombam aqui no blog depois dos assuntos românticos de brasileira e indianos é....cabelooosss compridos!! Sim!!! Um blog sobre a Índia não poderia deixar de falar sobre dicas indianas de beleza para ter um cabelo comprido e saudável.  Na verdade o povo quer saber, o que o cabelo da indiana tem!Mas nós sabemos que não há segredo. As indianas do norte ainda veneram um cabelo bem comprido e são muito tradicionais, não gostam de químicas. Quem acompanha o blog há algum tempo deve ter lido sobre a umectação que as indianas fazem semanalmente. Esse é um método milenar. Além disso vou passar algumas dicas do que elas fazem para ter cabelão! Não espere receitas milagrosas ou cremes caros ou grandes fórmulas. Tudo é muito simples:



1 - Beba muita água. Isso limpa o seu organismo e elimina as toxinas. Você vai ver a diferença, inclusive já falei sobre isso anteriormente.

2_ Faça umectação (banho de óleo) semanalmente ou de 15 em 15 dias. Algumas indianas fazem o pré-shampoo, ou seja, elas fazem a umectação TODAS as vezes antes de lavar os cabelos. Como as indianas não lavam os cabelos todos os dias, geralmente 1 a 2 vezes por semana, fica fácil fazer a umectação sempre antes de lavar os cabelos. Isso é uma rotina, sempre sempre umectação, massageando suavemente o couro cabeludo.

3- Coma amêndoas. Todas as noites coloque umas 10 amêndoas em um copo com água. Pela manhã beba essa água e coma as amêndoas sem a casca. Não sei o motivo que os indianos tiram a casca, acho que isso facilita a digestão. Isso eles fazem para ter boa memória e cabelos fortes. Faça isso todas as manhãs. Mas tenha sempre uma dieta equilibrada.

4- Diminua o consumo de alimentos industrializados começando por refrigerantes e sucos artificiais...

5- faça uma trança antes de dormir. Não faça trança muito apertada. A trança evita o atrito do seu cabelo com o travesseiro, não deixa o cabelo emaranhar e assim evita a quebra. Não use elásticos apertados no dia-a-dia. Se você quiser prender os cabelos faça uma trança.

6- Evite muitas químicas, colorações, e escovas. Evite muitos shampoos, cremes disso, daquilo...
Um shampoo, condicionador, máscara e leave in são suficientes.

7- Assuma seus cachos, assuma o volume natural do seu cabelo, assuma suas ondas. Pare de ficar alisando o cabelo com progressiva ou chapinha. Quanto mais natural, mais rápido e forte o cabelo cresce.
Eu acho muito bonito um cabelo volumoso, porque o cabelo da brasileira naturalmente já é mais fino do que o cabelo oriental. Onde que colocaram na cabeça da mulher brasileira que só o cabelo liso é bonito?  O cabelo cacheado, ondulado e crespo também são bonitos ao natural, mas aí vai do gosto de cada um, o importante é o cabelo ser bem tratado. Se você usa alguma química o cuidado deverá ser redobrado. Química no cabelo só funciona para quem tem paciência de cuidar das madeixas.  O importante é o cabelo ser saudável para crescer bem.

8- A maioria das indianas são totalmente contra qualquer tipo de química e tinturas que não sejam henna.

9- Durma bem.

10 - Não penteie o cabelo com força. Muitas indianas penteiam o cabelo no chuveiro. Tem gente que acha isso um crime. Eu fiz e gostei. Penteei levemente com um pente de dentes largos quando passei condicionador. Assim não precisei pentear o cabelo com pressa e passar um kilo de leave in para desembaraçar quando saí do banho. Quando penteio o cabelo seco eu escuto ele arrebentar. No banho isso não aconteceu.
Não penteie seu cabelo toda hora, quanto mais atrito, mais fácil ele arrebentará e pare de passar a mão no cabelo toda hora para não fazer atrito, trazer sujeira nem oleosidade.

11- Não corte seu cabelo de 3 em 3 meses se você quiser deixá-lo crescer. Eu fico uns 6 meses sem cortar e se deixar fico até mais. As indianas com cabelão simplesmente não cortam o cabelo. Mas elas cuidam muito bem dele. Aqui as pessoas te apedrejam se você disser que está há mais de 3 meses sem cortar o cabelo, mas eu não estou nem aí, fico sem cortar mesmo. Eu deixo crescer até onde quero e só aparo as pontinhas em casa quando der vontade. Para selar as pontas, use óleo de côco ou de rícino nelas ou qualquer reparador de sua preferência.

12- Bom, para quem faz o jejum da lua como eu (karwa chauth - festival indiano) não seria diferente na hora de cortar o cabelo. Eu só corto meu cabelo na lua cheia. Eu aparo a pontinha, eu mesma faço isso em casa. Meu cabelo é outro depois disso..eu acredito muito nas energias, então para mim faz sentido. Se você também acredita, essa é uma dica de ouro..are baba!

Alguns problemas que impedem o rápido crescimento dos cabelos:

Álcool
 cigarro
 alimentos e bebidas industrializados em excesso
Pouca ingestão de água
Poucas horas de sono
Estresse
Problemas hormonais
Uso de alguns medicamentos
Excesso de produtos para o cabelo
Cabeleireiros que não sabem cortar "só as pontinhas" maldade!


Para você se inspirar










Beijos




27 comentários:

  1. Gosto demais do seu blog! Amei este post! Quero deixar meu abelo crescer e estou deixando de fazer tantas químicas (luzes e progressiva). Minha inspiração é ver o cabelo lindo que as indianas têm. Obrigada por compartilhar dicas e conselhos tão valiosos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola jerusia obrigada! Voce vai notar muita diferenca! Beba muita agua, isso me ajudou muito no crescimento do cabelo. Beijos

      Excluir
  2. Sat Sri Akal JI

    Adorei este post, eu tenho o meu cabelo comprido como numa tive e as dicas das indianas aqui facilitam a minha vida também. O meu cabelo e extremamente fino e oleoso... Costumava lavar todos os dias mas agora de 2 em 2 dias. Esta mais forte e sedoso... Mas nem sempre me lembro de usar o óleo todas as vezes que o lavo :p

    Eu acho que a minha sogra nunca cortou o cabelo na vida! Tão compridoooo!!!! :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum mesmo as indianas dizerem que nunca cortaram o cabelo!
      Essas dicas também tem me ajudado bastante, eu também diminuí as químicas nos cabelos, joguei um monte de shampoo fora e hoje presto bastante atenção no rótulo!

      Beijos!!

      Excluir
    2. Claudia, o que vc fez para conseguir ficar sem lavar o cabelo, pois o meu é extremamente oleoso e fino, se ficar um dia sem lavar já parece que está sujo, tentei o "lavar a seco" mas tb não deu certo, passei talco e nada... preciso lavar todos os dias e secar, se puder pode responder pelo e-mail tb magali.magali@live.com obrigada

      Excluir
    3. Quando ele estiver um pouco oleoso amarra,simples.de um dia para o outro com certeza nao estara assim tao sujo,ne?😉

      Excluir
  3. adorei o post , gosto muito de suas dicas de cabelos entre outras , naõ sei se vc tem , mas seria muito bom ter o café com chai no facebook ..... bjsss star !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu tinha aberto um café com chai no face mas muitas meninas achavam que era fake hahahah dá pra acreditar?! Aí fiquei chateada e cancelei. Estou pensando em abrir um grupo futuramente mas não sei quando...

      Obrigada pela sugestão!!Assim que abrir colocarei aqui a novidade!! Beijos, Liliane!!

      Excluir
  4. Eu tambem sempre babo com os cabelos das indianas, principalmente as mais do interior, que realmente nao usam nenhuma quimica. A mulherada aqui em Mumbai tem mania de querer ser loira ou ruiva. E, nao sao poucas as que fazem a famosa progressiva. Um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana quer dizer que em Mumbai da para comprar tinta para o cabelo loira?
      Procurei tanto mas aqui no norte parece que só pintam de castanho, preto ou avermelhados... ;(

      Excluir
    2. Interessante, realmente no norte as indianas não são muito fãs de tintas e quando usam é alguma cor escura ou vermelha. Meu marido detesta o tanto de coisa que passo no cabelo como cremes, reparadores de pontas, etc mas eu entendo que de onde ele veio as mulheres não usam nada além de óleo..

      Excluir
    3. Claudia, acho que dá pra comprar sim. Meu marido comprou em Delhi uma tinta da L'oreal para minha mãe, é uma cor diferente da que usamos aqui no Brasil mas muito bonita, não era muito loira mas se compararmos ao padrão indiano era uma tinta bem clara sim. Se você conseguir alguma tinta loira me passa a numeração dela..eu queria saber que tipo de loiro elas usam aí..

      Beijos!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blog, vou seguir as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. você faz cronograma capilar? uma das dicas fala que não é preciso usar muitos cremes disso daquilo, pois o cronograma capilar fala que é preciso usar uma mascara para hidratação, uma para nutrição e uma para reconstrução, então seria um excesso de produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Eu já fiz o cronograma capilar quando tive um corte químico, mas hoje que meu cabelo está recuperado não faço mais.

      Tudo vai depender do que seu cabelo precisa, se ele precisa se recuperar de algum estrago grande por causa de químicas recomendo sim o cronograma porque você vai usar aquilo que é necessário no momento. Mas não precisa fazer o cronograma a vida toda como nos dizem. Chega uma hora que você só vai manter o cabelo, só vai usar a mascara de hidratação quando necessário, ou de nutrição ou reconstrução somente quando necessário. Não precisa ser escrava do cronograma.

      Com o passar do tempo, quanto mais recuperado e saudável seu cabelo estiver, menos produtos você vai precisar.

      Excesso de produtos é aquilo que você usa e deixa no cabelo como os finalizadores, cremes para pentear, ampolas, spray, mousse, reparadores de pontas, etc.

      Beijos

      Excluir
  9. Eu tomei roacutan e meu cabelo ficou bastante ressecado, e ai eu queria recuperar de qualuqer forma, desenvolvi um tipo de tok,kk, tentando recuperar o cabelo, e quando ele tava voltando ao normal, eu lavava todos os dias, e as vezes ate lavava 2 vezes no mesmo dia, e passava bastante coisa nele, terminou que a estrutura dele mudou, agora faço tudo certinho, mas não quero ser escrava de cronograma, mas você acha que seria necessário eu fazer um cronograma? Ele já está bem melhor sem cronograma, só cuidando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se seu cabelo já está bem melhor sem o cronograma então acho que você pode fazer só a umectação. Mas se você acha que o medicamento alterou muito a estrutura do seu cabelo converse com algum dermatologista para te recomendar o shampoo adequado e também é importante cuidar mais da alimentação .

      Excluir
  10. posso fazer umectação sem fazer cronograma capilar? ai no caso posso fazer a umectação na segunda e fazer hidratações no sábado?

    ResponderExcluir
  11. Olá, por acaso pesquisando na internet vi seu blog e posso dizer q estou apaixonada. Fiz BC no meu cabelo e choro todo dia pq amo cabelos compridos, mas quero q ele cresça saudável e bonito. Estou anotando todas suas dicas. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Suponho que você fez BC para tirar toda a química dos cabelos . Você vai ver como agora eles crescerão mais saudáveis e mais rápido!
      Beijos!

      Excluir
  12. adorei, me ajudou muito. eu ja sabia que se vc corta seu cabelo na lua cheia ele cresci mas rapido, minha mae e minha avo des de pequena fazem isso, gostei de mas das sua dicas,pretendo fazer o banho de oleo

    ResponderExcluir
  13. Amei suas dicas..
    Pena que meu cabelo é crespo não cresce😢...
    Cuido muito bem..nao sei mas o q fazer. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Fiz um processo químico no meu cabelo quebrou todo , passei muito tempo tentando recuperar meu cabelo e nada , depois que comecei da fazer a umectacao com óleo de coco meu cabelo está bem melhor.Adorandooo 😍😍😍

    ResponderExcluir