segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os enfeites da noiva indiana - Solah Shringar

Solah Shringar é o ritual em que a noiva indiana é embelezada da cabeça aos pés em dezesseis tipos de adornos, cobrindo quase todas as partes do corpo. É um símbolo de feminilidade e fertilidade ligados a Deusa Lakshmi, que é a deusa da beleza, da fertilidade e prosperidade na cultura hindu.

Esses enfeites podem variar de acordo com a região mas geralmente as diferenças são pequenas, por exemplo, a mulher sikh não tem costume de usar sindoor e magalsutra. Mesmo assim é possível ver muitos casais sikhs realizarem a cerimônia do sindoor pois a tradição hindu é muito forte.
Esta tradição tem as suas raízes nos tempos antigos. A literatura indiana fala sobre os dezesseis adornos que completam uma noiva hindu no dia de seu casamento. Dizemos dezesseis adornos como é a tradução literal da palavra Solah (dezesseis) Shringar (adornos).

Por que dezesseis? De acordo com a mitologia hindu, existe uma ligação coerente entre o ciclo menstrual da mulher e do ciclo lunar. Embora esta teoria foi deposta por cientistas no século 20, sua influência na cultura indiana ainda permanece. A tradição de usar dezesseis adornos no Solah Shringar foi criado para anular o efeito das fases da lua, que por sua vez está conectada ao ciclo menstrual das mulheres.

Não existe uma lista definida dos dezesseis enfeites e acessórios usados​​, mas os mais importantes são abordados aqui. Basta olhar para um quadro de alguma deusa indiana. Você vai ver que elas sempre estão usando os mesmos enfeites. Isso quer dizer que uma mulher pode se inspirar na deusa indiana, e  tudo o que uma deusa usa é permitido.


Radha

Krishna e Radha

Trindade Lakshmi, Durga Mata e Saraswati

Shaadi ka Joda (Vestido de Noiva)

O Shringar começa com o vestido de noiva. Para as noivas hindus, o vestido é geralmente um sari de cor brilhante, com muitos bordados em fios dourados. Os tipos dos vestidos de casamento podem variar desde sari, lehenga, salwar etc; Isso depende de qual parte da Índia a família da noiva pertence. É o acessório mais importante para uma noiva. Uma noiva começa a partir do momento em que ela escolhe seu vestido de casamento, seja ele um lehenga ou um sari. Só depois disso, outros adornos são escolhidos combinando a roupa. Tradicionalmente uma roupa de noiva é composta por cores vivas e vibrantes como vermelho e dourado. A cor magenta é muito usada pelas noivas sikhs no casamento em gurdwaras.



Cor magenta, cor preferida da noiva sikh ao se casar na Gurdwara

Keshapasharachana (Penteado) 
Gajra (flores)

Kesh significa cabelo,  Pash afluir, e rachna significa arranjo. A trança, de acordo com a mitologia antiga, simboliza os três rios da Índia (três tranças) - Ganga, Yamuna e Saraswati. Também simboliza a trindade de Brahma, Vishnu e Shiva. Há também uma outra teoria: Uma vertente representa a casa do pai da noiva, o segundo é a casa dos sogros, e a terceira representa a própria noiva que está ligada às duas famílias.






O cabelo da noiva é adornado com flores e acessórios. Geralmente a flor usada é Jasmim.


Mangtikka

Mangtikka é um acessório geralmente de ouro com pedras preciosas usado na separação central do cabelo até a testa. Acredita-se que a parte central da testa abriga o ajnachakra , o chakra que defende a preservação. Isto simboliza a condição da mulher como a preservação da raça humana. Hoje existem diferentes variações de Mangtikka. A Mangtikka com correntes amarradas ao longo da linha do cabelo é um tipo, que destaca as noivas.



Sindoor 

Pronuncia-se "sandur".
Sindoor ou Vermillion é o símbolo que indica quando a mulher é casada. É a união dela com o marido. Ele é aplicado sobre a divisão central do cabelo. O pó é de cor vermelha, que simboliza a fertilidade e poder regenerativo da mulhere. É também chamado de Suhaag e é considerado um símbolo sagrado. Sindoor é colocado  pela primeira vez pelo noivo durante os rituais de casamento. Em algumas culturas hindus, o Sindoor deve ser usado diariamente. Como é uma tradição hindu não é comum o uso dele pela mulher sikh, mas devido a grande influência do hinduísmo é possível ver algumas delas usando o sindoor.




Bindi

Bindi é colocado no centro da testa da noiva. Bindi tem enormes explicações religiosas. Acredita-se que o centro da testa é o lugar onde existe o terceiro olho místico, e representa o fogo. Os nossos olhos são capazes de ver o presente, enquanto que o terceiro olho ajuda a ver o futuro. De acordo com certas tradições hindus o Bindi também indica que uma mulher é casada.



Kohl ( Kajal )

Kajal é igual um lápis preto que acentua e destaca os olhos. Os ingredientes utilizados na preparação ( sândalo / Manjal karsilanganni , óleo de rícino , manteiga ) tem propriedades medicinais, mantém a região hidratada e protegida de poeira. Acredita-se também que o kajal afasta maus espíritos e olho gordo.



Nath (Nose Ring - Anel nasal)

Nath é um dos acessórios mais tradicionais e étnicos. Em algumas tradições, o anel no nariz é um símbolo de uma mulher casada e, portanto, é usado diariamente.



Karn Phool (brincos)

Brincos embelezam as orelhas de uma noiva indiana. Karn Phool é uma palavra em sânscrito que significa "flor da orelha".



Haar (Colares) e Mangal Sutra (colar que simboliza o casamento)

Haar são colares normalmente feitos de ouro, e embelezado com pedras preciosas. Eles são geralmente pesados, com belos desenhos elaborados, contribuindo para a beleza da noiva. Um colar especial, geralmente feito de pérolas negras e ouro, é colocado pelo noivo sobre a noiva durante a cerimônia de casamento, e é chamado o Mangal Sutra. Isto simboliza o casamento e é usado pela noiva até sua morte. Importante destacar a diferença de cada região e também religião, por exemplo, entre os sikhs não é regra o uso do colar.


Baajuband (bracelete)

Braceletes são um símbolo de beleza e são usados ​​no braço da noiva, principalmente colocado sobre a blusa. Geralmente é feito de ouro com belas pedras preciosas sobre ele. Acredita-se que braceletes afastam o mau olhado.


Mehendi (Henna)

Mehendi representa o amor e significa a força do casamento. Mãos e pés da noiva são decorados com minuciosos desenhos padrões, feitos normalmente um dia antes do casamento. Uma vez que o mehendi é seco e lavado, ele fica com uma cor vermelho-alaranjada. Esta cor tem vários significados, como a fertilidade, a força, a ligação emocional, ligação sexual entre a noiva e o noivo, e é considerado auspicioso. A crença popular é que quanto mais escura a cor de Mehendi, mais adorada a noiva será. Acredita-se também que mehendi serve para proteger as pessoas de espíritos malignos, doenças, miséria e morte.

Chura/Chudiyan/Churi (Pulseiras)

Esse tipo de pulseiras são mais um sinal de uma mulher casada. Dependendo do costume, as pulseiras são feitas de ouro, vidro, de cor vermelho, ou qualquer outro metal. Em certas tradições, como Sikh e Punjabi, Kaleras também são usados ​​junto com as pulseiras e eles devem ser usados ​​mesmo depois do casamento. Kaleras são uns enfeites pendurados às pulseiras.
Adornar os pulsos de uma noiva com pulseiras e braceletes feitos de ouro, vidro ou qualquer outro material são usados significam longa vida ao marido. A cor do vidro das pulseiras, muitas vezes depende da cultura que a noiva ou seus sogros seguem. Em algumas regiões da Índia, é o tio do noivo que dá as pulseiras para a noiva.

A noiva não pode fazer nenhuma tarefa de casa durante os primeiros dias do casamento até que ela remova essas pulseiras pois isso é símbolo de recém-casada. Assim todos na região saberão que ela agora é uma mulher casada. Enquanto ela usar essas pulseiras (pode durar vários dias) as pessoas continuarão abençoando e fazendo rituais, dando presentes, qualquer coisa que seja considerado auspicioso para o casal viver feliz.

Kaleras da noiva Punjab


Aarsi (anel grande/ anel de polegar)

 A maioria das noivas tem um véu cobrindo o rosto durante a cerimônia de casamento, impedindo-a de ver o noivo. Estes anéis de polegar são geralmente feitos com espelhos, que ajudam a noiva ver a si mesma e também conseguir enxergar o noivo através do espelho do anel. Hoje em dia é muito comum a noiva escolher uma pedra preciosa no lugar do espelho.





Kamarband (cinto)

Kamarband é um ornamento amarrado na cintura. Geralmente usado por noivas que vestem sari. É um bonito cinto, geralmente feito de ouro com pedras preciosas, que acentua a cintura da noiva. Ele também ajuda a manter o sari no lugar.


Payal (tornozeleiras) e Bichua/toe ring (anel no dedo do pé)

Payal é uma grossa tornozeleira que tem pequenos sinos que fazem um som bonito, musical quando a noiva caminha. Sempre usadas em pares.
Anéis no dedo do pé são geralmente usados ​​no segundo dedo do pé e também é um símbolo de uma mulher casada. Tradicionalmente a noiva usa o anél de dedo do pé até a morte de seu marido. Certas culturas também têm algo chamado "Mahur", onde uma linha vermelha grossa é desenhada ao redor dos pés da noiva. Esta é outra indicação de uma mulher casada.

Ittar (Perfume)

O perfume vai manter a noiva agradavelmente perfumada e também a manter o frescor durante os longos rituais do casamento.




Extra
Coloquei 1 "ritual" extra que toda noiva indiana faz:

O Banho com ervas e tratamento de pele com pasta de turmeric

Antes de se vestir, noiva toma um banho especialmente elaborado no dia de seu casamento, o que em si é um ritual seguido tradicionalmente. Primeiro aplica em seu cabelo óleos aromáticos e uma pasta de leite, haldi = turmeric (açafrão), sândalo em pó e farinha de grão-de-bico no rosto, mãos e pernas. Depois disso, ela é banhada e seu cabelo é lavado com uma pasta feita a partir de plantas medicinais como Brahmi, Shikakai, Aloe Vera, Bhringraj e Amla. Não há como negar o brilho que uma noiva irradia quando passa por este banho cerimonial.



Beijos!

27 comentários:

  1. Lindíssimas ... adorei conhecer um pouco mais desta cultura tão linda!
    Fotos maravilhosas! Adoro seu blog!
    Abço,
    Rose

    ResponderExcluir
  2. Post muito bonito :)

    So uma pequena anotação, as pulseiras são também chamadas de Chura e o tempo de duração em que são usadas difere de família para família mas e sempre por longos períodos. Na nossa família usa-se até se ter um bebe, se depois de 2 ou 3 anos ainda nao haver bebe entao pode-se retirar. Entretanto vai-se mudando, muda-se pelo menos 3 vezes! Quando se muda nao tenho bem a certeza mas para ja tive de mudar no Karva Chaut.
    :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Meu marido sempre fala chura mas eu não me lembrava se era assim mesmo então acabei não colocando, já vou acrescentar, obrigada!
      Sim sobre o tempo de duração difere mesmo, por isso não me prendi a esse detalhe. Na família do meu marido as mulheres usam por uns 40 a 90 dias, mas essa de usar até ter um bebê eu não sabia. Muito interessante! Eu usei novas pulseiras de vidro no karva chaut, na hora estranhei usar novas pulseiras porque eu já tenho as que usei no casamento, eu pensei que usaria as mesmas pulseiras que usei no casamento..acho que foi por isso..acho que por eu estar aqui no Brasil a gente acaba não seguindo tudo como como se faria na Índia e acabo não vivenciando todos os detalhes. Adoro essas coisas!! Gostei muito de saber disso! Beijos!!!!

      Excluir
  3. A familia do meu marido e Hindu, se calhar e por isso... Os Sikh São sempre mais light nestas tradicoes hehe :p
    Durante o primeiro mês nao pude retirar a chura para nada, depois pode-se tirar menos de metade para dormir! Depois muda-se... Há pessoas que passado X tempo ainda acrescentam mais umas poucas mas desta vez bangles!
    Com o calor foi muito complicado, eu usava menos de metade mas quando saia tinha de usar o lote completo :S
    Agora tenho rosa/magenta :D
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os sikhs são mais ligth nessas tradições, eles seguem muitas delas mas não exatamente como os hindus seguem..e eu que me complico porque eles acabam misturando tudo hahaha

      Apesar do calor deve ter sido uma experiência muito boa você sair com o lote completo de pulseiras em um lugar que as pessoas entendem e valorizam. Aqui no Brasil, por exemplo, as pessoas nem imaginariam que é um símbolo de recém-casada assim como o sindoor. Eu uso diariamente o sindoor e as pessoas pensam que é sangue, que eu cortei a cabeça, etc rsrsrs ou o bindi, as pessoas param para perguntar o que significa ou ficam me olhando tentando entender.

      Adoro a cor magenta, acho muito linda!!

      Beijos!!!

      Excluir
  4. Não tenho palavras achei super lindoo

    ResponderExcluir
  5. estou fazendo um trabalho de escola e achei muito interessante o conteúdo desse site amei o que vc escreveu vc entende de tudo vc é d+.
    uma duvida como se chama esse pano que vcs colocam na cabeça.
    fora isso vc é d+.
    bjinhos
    luh

    ResponderExcluir
  6. Flor, sou neta de indianos, e em outubro me caso. Minha festa terá como tema a India, e me casarei a caráter, só que estou com MUUUIIITA dificuldade de encontrar acessórios para mim.
    Pode me ajudar?!?!? Estou desesperadamente desesperada!!!!
    Me socorre!!!!!
    Carol Dias
    saory_pump @hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu os acessórios?? Infelizmente não respondi o comentário a tempo mas espero que tudo tenha se saído como planejado.
      Beijos

      Excluir
  7. Gostaria de saber onde posso encontrar o Nath para comprar aqui no Brasil, faço parte de um grupo de dança e apresentaremos a dança indiana, mas estamos com dificuldade para encontrar este acessório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na 25 de Março em São Paulo tem muitos acessórios para danças indianas e árabes. Talvez em lojinhas de templos hare krishna você conseguirá encontrar alguma coisa.
      Beijos!

      Excluir
    2. Acessórios indianos você só encontra aqui na minha lojinha online. https://www.facebook.com/CRajbazaar.in/ tudo importado da Índia🇮🇳

      Excluir
  8. Nossa é tudo tão lindo, maravilhoso. Amei as pulseiras, a tika, os braceletes e o nath, queria eles haha.

    ResponderExcluir
  9. Nossa é tudo tão lindo, maravilhoso. Amei as pulseiras, a tika, os braceletes e o nath, queria eles haha.

    ResponderExcluir
  10. gostei de aprender um pouco a cerca da vosa religiao e cultura.mas tabem gostaria de estar um dia com vosco e assistir os vossos rituais.estarei na india apartir do dia 26 de setembro desse ano.beijinhos da vossa querida amiga yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada!! Espero um dia nos encontrarmos na Índia!!
      Beijos!!

      Excluir
  11. Meu sonho é conhecer a Índia.Como disse no outro comentário achei tudo lindo,mas as pulseiras não paro de admirar.Tem como encontrar elas aqui no Brasil Star Kaur? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho é conhecer a Índia.Como disse no outro comentário achei tudo lindo,mas as pulseiras não paro de admirar.Tem como encontrar elas aqui no Brasil Star Kaur? Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Amei esse blog era tudo o que eu precisava porque gosto muito da cultura e da religião, e meu casamento se meio indiano e preciso de ajuda para achar todas as coisas para a cerimonia e para mim também

    ResponderExcluir
  14. Como pintor-artista tudo o que é relacionado com o Oriente me fascina ! andava á procura de umas fotos para me inspirar nas minhas pinturas sobre Mulheres Indianas em trajes indianos.
    E encontrei duas fotos espectaculares, e que gostava de pintar a óleo s/ tela .

    ResponderExcluir
  15. Como pintor-artista tudo o que é relacionado com o Oriente me fascina ! andava á procura de umas fotos para me inspirar nas minhas pinturas sobre Mulheres Indianas em trajes indianos.
    E encontrei duas fotos espectaculares, e que gostava de pintar a óleo s/ tela .

    ResponderExcluir
  16. Ter Conhecimento Sobre o Mundo inteiro é cultura . Temos que Saber de tudo O que acontece no Planeta. A Índia é um Pais muito diferente se não viajamos direto vamos ter cultura através das História e do seu povo.

    ResponderExcluir
  17. Ter Conhecimento Sobre o Mundo inteiro é cultura . Temos que Saber de tudo O que acontece no Planeta. A Índia é um Pais muito diferente se não viajamos direto vamos ter cultura através das História e do seu povo.

    ResponderExcluir