terça-feira, 25 de março de 2014

Receita de turmeric milk para tratar sintomas de gripes e resfriados

Sempre ouvi os indianos falarem desse tal de turmeric milk  ou Golden Milk (leite com açafrão) e pensei em experimentar para aliviar a tosse e dor de garganta. Procurei a busca no youtube e gente, deu tão certo que vim passar a receita para vocês. Já vou avisando que tem "gosto de remédio", ou seja, não espere pelo sabor de nenhum milk shake ou coisa parecida mas os resultados são ótimos.

Muito usado na medicina ayurveda Turmeric Milk (leite com açafrão)  ajuda a aliviar os sintomas da dor de garganta e tosse, entre outras complicações do trato respiratório. Recomenda-se tomar ainda quente antes de dormir. Tem gente que tem o costume de beber todas as noites devido seu alto poder anti-inflamatório.

Você vai precisar de:

1 coador de chá
1 xícara de leite (pode ser integral/semi/desnatado)
1/2 colher de chá de açafrão em pó
Mel a gosto
Gengibre a gosto

Em uma panela pequena ferva o leite com o açafrão e o gengibre (se você quiser um gosto mais forte de gengibre, amasse ele antes)
Sirva na xícara (se preferir utilize um coador de chá) e adicione o mel a gosto.

Beba todas as noites antes de dormir, não ultrapassar uma xícara diária.



Benefícios do açafrão-da-terra/Cúrcuma/açafrão-da-Índia leia aqui http://www.outramedicina.com/1326/acafrao-da-terra-e-seus-beneficios-para-saude

Cúrcuma é amplamente utilizado como conservante de alimentos, especiarias e corante na Índia, China e Sudeste da Ásia. A planta também é considerada auspiciosa e é uma parte de rituais religiosos além de tratamentos de beleza.
Cúrcuma é comumente conhecida como Kurkum (árabe), Hsanwen (Birmânia), geung Wong, queixo Yu (chinês), Gurkemeje (dinamarquês), Geelwortel (holandês), açafrão da Índia (Inglês), Safran des Indes, Terre-mrite ( francês), Indischer Safran, Gelbwurz (alemão), Haldi (Hindi), Kunyit (indonésio), Curcuma (italiano), Ukon (japonês), Haridra (em sânscrito), Crcuma, Azafrn rabe (espanhol), Gurkmeja (sueca) e Haladi (Urdu).

Fonte:
http://emaxilab.com/saude-e-bem-estar-artigo-2-941.html

10 comentários:

  1. Acrescento que açafrao tem propriedades anticacerigenas, O açafrão era a 500 anos atras vendido pelos portugueses a preço do ouro só depois os holndeles descobriram tambem o caminho maritimo pra a India. Com o açafrao se contruiu o mostereiro dos jeronimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar com a gente! Gostei muito de saber disso! Obrigada. O açafrão tem muito valor na culinária, é uma pena que as propriedades medicinais dos condimentos sejam tão desconhecidas aqui no Brasil.

      Excluir
  2. De fato o açafrão é um ingrediente muito importante, além das propriedades medicinais traz aspectos inigualáveis á um prato em que o mesmo é adicionado, infelizmente o seu alto custo impossibilita o seu uso contínuo, mas confesso que sempre que posso o adiciono as minhas produções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri há pouco tempo as propriedades medicinais do açafrão e já estou maravilhada. Acredito que o açafrão em pó tenha grandes benefícios também..eu costumo usar aquele em pó que tem o preço mais acessível..é o mesmo da culinária indiana (açafrão-da-terra).

      Excluir
    2. Adorei seu blog! Obrigada por compartilhar tanta riqueza sobre a Índia!

      Excluir
  3. Olá! Só uma dúvida... vc está falando do açafrão amarelo mesmo o mais barato ou o azaffron vermelho, aquele caríssimo, o qual só compro quando vou ao Irã por ser mais acessível o preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o açafrão amarelo mesmo, aquele baratinho que a gente encontra fácil no mercado.

      Excluir
  4. Adorei a receita vou fazer ..
    Estou adorando seu blogue beijjjj

    ResponderExcluir
  5. O açafrão verdadeiro , europeu, é outra coisa, é o pistilo de uma flor, é muito caro e não tem nada a ver com o açafrão (cúrcuma ou turmeric em inglês) que é um tubérculo parecido com o gengibre, que é do que se está falando aqui.

    ResponderExcluir
  6. O açafrão verdadeiro , europeu, é outra coisa, é o pistilo de uma flor, é muito caro e não tem nada a ver com o açafrão (cúrcuma ou turmeric em inglês) que é um tubérculo parecido com o gengibre, que é do que se está falando aqui.

    ResponderExcluir