sexta-feira, 3 de julho de 2015

India proíbe cosméticos testados em animais

De acordo com o site The Hindu a Índia é o primeiro país do sul da Ásia a proibir testes de cosméticos e seus ingredientes em animais e importação dos cosméticos testados em animais.

Alokparna Sengupta, Humane Society International (HSI) /  Gerente de campanha Cruelty-Free da Índia, disse: "Esta é uma grande vitória para inúmeros animais que deixarão de ser criados para sofrer, e é um momento de orgulho para a Índia como ela se torna a primeiro país da Ásia do Sul a acabar com a crueldade dos cosméticos ".

A decisão foi tomada em uma reunião no Bureau of Indian Standards (BIS) presidido pelo Drugs Controller General of Índia e está em consonância com a posição da União Europeia.

A decisão segue apelos de vários quadrantes, incluindo o do Conselho Nacional Consultivo da presidente Sonia Gandhi e ativista pelos direitos dos animais Maneka Gandhi, para evitar a crueldade com os animais.

People for the Ethical Treatment of Animals (PETA),  também tem feito campanha para terminar o teste de produtos de uso doméstico e seus ingredientes em animais.


Qualquer produto cosmético que realiza testes em animais irá enfrentar uma ação conforme disposto na Lei de Fármacos e Cosméticos e da Lei de Crueldade Animal. Violação da Lei de Fármacos e Cosméticos por qualquer pessoa ou gerente corporativo ou proprietário será punida por um período que pode ir de 3-10 anos e também incidirá o pagamento de uma multa que poderia ser de Rs.500 a Rs.10,000, ou com ambos.

O uso de testes modernos alternativos à experimentação animal também se torna obrigatório, substituindo testes invasivos em animais. Isto significa que qualquer fabricante interessado em testar novos ingredientes cosméticos ou produtos acabados deve primeiro obter a aprovação do órgão regulador da Índia (India’s regulator Central Drug Standards Control Organisation). Ao fabricante será dado a aprovação para testar apenas após o cumprimento das normas do BIS.

Mais de 1.200 empresas em todo o mundo proibiram todos os testes em animais, em favor de testes  eficazes modernos, mas muitos ainda optam por submeter animais a testes dolorosos.

Membro do Parlamento Baijayant 'Jay' Panda disse: "Este é um grande dia para a Índia e para os milhares de animais que não sofrerão mais, mas muito trabalho precisa ser feito ainda. Nosso governo deve tomar um passo adiante, a proibição dos produtos cosméticos que são testados em animais no exterior e, em seguida, importados e vendidos aqui na Índia. Só então a Índia demonstrar seu compromisso, compaixão, métodos de investigação modernas e ser verdadeiramente livres de crueldade. "

Israel e os 27 países que compõem a União Europeia têm implementado tanto testes e proibições de vendas para trazer um fim ao sofrimento dos animais de cosméticos em suas respectivas jurisdições, e HSI está liderando a campanha para persuadir a Índia para se tornar a próxima zona de cosméticos totalmente livre de crueldade . A proibição de vendas vai impedir as empresas de terceirização de teste e importação de produtos de beleza testados em animais retornem para a Índia para venda.
(O indiano Kunal Nayyar do seriado "Big Bang Theory"  faz campanha nos EUA)  
A proibição vem na forma do artigo 135-B, que afirma: "A proibição de importação de produtos cosméticos testados em animais. -  cosmético que foi testado em animais a partir da vigência de Medicamentos e Cosméticos (Quinta Emenda) Regras de 2014 ou importadas para o país "A notificação entrará em vigor em 13 de novembro de 2014 (30 dias a partir da data de notificação ).





http://www.thehindu.com/news/national/india-bans-testing-of-cosmetics-on-animals/article4860969.ece

http://www.hsi.org/news/press_releases/2014/10/animal-tested-cosmetics-import-ban-india-101414.html?referrer=https://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário