quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Eu não pratico o desapego

Um texto meu sem pé nem cabeça, meio lá meio cá...

Vejo um número muito grande de mulheres que admiram e desejam ter cabelos longos, daqueles quase na cintura. Eu fico triste ao ver no youtube o quanto de mulheres que tiveram seus cabelos totalmente danificados por corte químico, quebra e precisaram de uma mudança radical, resultando num cabelo esfarelado, ralo, com pontas finas. Sempre recomendo umectação indiana, reconstrução, hidratação e só. A pessoa não precisa ter um cabelo liso para ser bonito, não precisa ter um cabelo colorido, descolorido, etc. Eu já sofri por isso e só Deus sabe como mexeu com minha autoestima, como gastei horrores para recuperá-lo. Hoje parei de usar química e tantos produtos que alteram sua  estrutura.

Mas nem todas as pessoas admiram um cabelo comprido, ou pelo menos algumas acham que é coisa de mulher submissa ou porque o marido não deixa cortar, etc. As pessoas falam "corta esse cabelo", " tá parecendo crente", "está pagando promessa?" , "brasileira é muito apegada ao cabelo", " cabelo cresce!". Imaginem quando um homem quer ter cabelos compridos, então! 

Por que esto falando isso? Eu sou muito apegada ao meu cabelo e não me perguntem de onde isso veio porque nem eu sei responder.  Tem pessoas que não contratam um homem ou mandam ele embora porque tem os cabelos longos. Tem profissionais que também criticam nós mulheres que gostamos de cabelos compridos, dizem ser fora de moda. 

Tem gente que diz que é besteira ter apego ao cabelo porque isso significa medo de mudanças. Não concordo, e eu rebato essa crítica que ouvi a vida toda:  acho  importante você ter apego e gostar de algo que existe em você. Eu já acho que aquelas pessoas que dizem não terem apego a nada podem não ter uma personalidade definida ou tem alguma dificuldade de cultivar sentimentos ou até mesmo demonstrar as emoções, por isso estão em constantes mudanças, ou seja, aquilo que a gente é por dentro muitas vezes exterioriza. Sinceramente, eu tenho medo de pessoas que se dizem "desapegadas". O que esperar de quem não pode cultivar um amor, uma amizade. Parece que a pessoa cria uma armadura fria contra uma possível decepção. 

Já parou pra pensar que a primeira coisa que a maioria das mulheres fazem ao passarem por uma grande decepção amorosa é mudar o visual? Quem nunca? Isso mostra a necessidade de mudar aquilo que está dentro dela, é uma forma de exteriorizar sua luta interna para se estabilizar emocionalmente, e se sentir renovada.  Quando estamos mais equilibrados e com uma boa autoestima não temos a necessidade de exteriorizar nossas emoções com tanta frequência. 

É natural do ser humano se apegar àquilo que tem algum valor seja emocional ou material, então porque é politicamente correto dizer que uma pessoa não deve se apegar a nada?   Então não devemos nos apegar à família, ao trabalho, ao parceiro, ao nosso corpo? Por que uma pessoa que está sempre mudando o visual radicalmente é considerada jovem e moderna enquanto uma mulher de cabelo comprido é considerada antiquada e um homem com cabelos longos é inaceitável na sociedade e mercado de trabalho?  Por que isso causa temor ? 

Ter apego não significa  domínio, não é carência, submissão ou dependência. Apego significa afeto, carinho, fidelidade,  cuidado.

Hoje em dia é bonito dizer que não nos apegamos a nada. É bonito exigir isso dos outros dentro das empresas, nas escolas, na rua. Mas talvez o que falta no mundo seja exatamente o contrário:  apego à família, ao próprio corpo, ao trabalho, ao próximo, ao amor, a Deus.

Abraços


20 comentários:

  1. Verdade, as pessoas tem o dom de se incomodar com o que os outros são, e querer interferir até mesmo em relação ao querer, ou ter feito promessa, ou até mesmo por conta de uma crença, de um cabelo longo, tenho uma opinião se a opção do meu próximo não fere nem a mim nem a outros e não trara danos a sociedade eu não tenho nada que questionar ou opinar, afinal quem é obrigada a seguir moda? ninguém, está não passa de uma imposição social e comercial para movimentar o mercado consumista da moda, estética etc. Vejo cada cabelo horrível e ninguém diz nada, pq é fashion, agora vc manter seu cabelo da forma que Deus lhe deu é antiquado, misericórdia. Fico indignada quando vejo muitos interferirem nestes assuntos pois faço parte do grupo citado "crente" hahaha e que mal a em ter uma crença? Se a pessoa tem uma crença e é capaz de ser fiel a ela está é digna de admiração mesmo q está crença seja contrária a minha pois isso é sinônimo de obdiencia, responsabilidade, caráter, minha opinião, fica em paz com seu cabelao que deve ser lindo! Amo cabelao, afinal amo tudo o que Deus fez da forma que Ele fez sem interferência humana, sou admiradora da obra Dele sem dúvida. Que cada um seja da forma que lhe cabe sem interferir na dos outros ne, principalmente quando ninguém pediu palpites rsrs. Bjs Se meu comentário ir ficarei muitíssimo feliz haha pq sempre tento comentar e nunca salva. Amo esse blog. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ainda é muito primitivo e vivemos sob regras de comportamento implícitas . Homem não pode ter cabelo comprido, mulher não pode ter cabelo afro, quem tem cabelo comprido é estranho, e assim por diante. Eu também sou a favor de admirar aquilo que Deus deu. A gente se transforma muito para ser aceito e isso não quer dizer que estamos felizes com essas escolhas. A busca pela beleza é insaciável dentro da ditadura da moda
      Beijos!

      Excluir
    2. Isso é verdade, muitos tentando ser livres se tornam escravos.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa to feliz hahaha finalmente consegui comentar depois de mais de um ano acompanhando suas publicações, já escrevi cada textao e não foi. bjs bjs bjs OLX pra opinião de quem não lhe acrescenta nada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa serio que o comentário nunca chegou?? Ai meu Deus ainda bem que agora deu certo!!

      Fique a vontade para escrever !! Adoro tocar ideias!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Desde que li no seu blog sobre a umectação indiana eu tenho feito nos meus cabelos e o resultado não poderia ser melhor! Sou super agradecida pelas dicas!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  5. Gosto demais dos seus textos e reflexões! Concordo totalmente! Sempre tive cabelos compridos e, por causa do excesso de química, tive que cortá-los... Fiquei triste, parece que não era eu mesma... Quando descobri seu blog, passei a seguir suas dicas fazendo umectação, do jeito que você ensinou, e meu cabelo está melhorando e crescendo (Oba!!!)! Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jerusia!! Muito obrigada!! Pra mim deu super certo e descobri a umectação na fase que eu mAis precisava também! Não troco por nenhum tratamento moderno !
      Beijos!!

      Excluir
  6. Gosto demais dos seus textos e reflexões! Concordo totalmente! Sempre tive cabelos compridos e, por causa do excesso de química, tive que cortá-los... Fiquei triste, parece que não era eu mesma... Quando descobri seu blog, passei a seguir suas dicas fazendo umectação, do jeito que você ensinou, e meu cabelo está melhorando e crescendo (Oba!!!)! Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Star, tudo bem? Estava sumida heim?!
    O que você disse ali em cima é verdade, buscamos agradar a tantos, seguir um padrão para sermos aceitos e cá estou eu, com 9 meses de transição capilar para voltar a ter meus cachos, que alisei para ser aceita.
    Vai entender. Viva a umectação! Obrigada por compartilhar essa maravilha conosco.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! É sumi por um bom tempinho mas sinto tanta falta de estar aqui!! Obrigada!
      A umectação é maravilhosa e isso me abriu os olhos para uma beleza mais natural, eu também estou na transição para um cabelo sem tantas químicas, sem alisamentos, progressiva. Faço tudo por meu volume natural doe a quem doer kkkk
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, seu blog é muito legal. Gosto de conhecer coisas da Índia. Você tem alguma foto de como seu cabelo mudou com óleo de coco?
    Ou pode falar as mudanças nele? No meu parece que cresce mais rápido, e tem alguns fios nascendo, só que eu não vejo a hidratação incrível que muitas veem, n sei se é por causa do shampoo que uso para tirar o óleo depois da umectação e também faço a massagem no couro cabeludo.

    O que você disse é verdade, todo mundo tem que seguir o padrão doentio de beleza, senão, é ridicularizado. Homem com cabelo grande é gay, mulher de cabelo curto é lésbica, em pleno 2015 ainda tem gente pensando isso. Tem a ditadura do cabelo liso, qualquer outro tipo é ruim.
    Tem que ter o cabelo da moda para que te deixem em paz. Ridículo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elen !! Obrigada!
      Na verdade eu não cheguei a fazer um antes e depois porque eu comecei a fazer umectação no desespero de consertar um corte químico . Eu não esperava tantos benefícios então nem tirei fotos mas quando comecei a notar diferença no crescimento resolvi contar aqui no blog e recomendar a todo mundo !! eu posso procurar algumas fotos antigas de quando iniciei o tratamento, quando estava com o corte químico e como está agora. Realmente a mudança é grande.

      Na verdade o resultado da umectação não é dar maciez no cabelo como uma hidratação. Não é a umectação que vai deixar o cabelo lindo e hidratado. À umectação é um tratamento que mantém o couro cabeludo saudável e protegido, e isso mantém seu cabelo saudável da raiz até as pontas assim ele fica forte e cresce mais rápido sem quebrar tanto. A umectação ajuda a fortalecer e consequentemente o cabelo cresce rápido. Para conseguir um cabelo macio e desembaraçado você precisa usar algum creme de hidratação que seu cabelo goste. Mas não faça hidratação no mesmo dia da umectação.

      Beijos!

      Excluir
  9. Entendi, é que sempre vejo as meninas dizendo que também é para hidratar.
    Realmente cresce mais rápido e está mais forte. Se achar as fotos vai ser bem legal, para fazer a comparação.
    Obrigado por responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elen, procure sobre cronograma capilar para entender melhor onde a umectação se encaixa. O que você quer, é a hidratação que vai proporcionar, mas sem a umectação não vai surtir efeito pois elas se completam.
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigado, vou procurar!

      Excluir