terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ouro, muito ouro!!

Não dá pra falar da Índia sem pensar em ouro! Os indianos são os maiores compradores de ouro no mundo junto com a china. O ouro é o bem material mais importante na vida de um indiano, tanto que eles dizem "no gold, no wedding" algo como "sem ouro, sem casamento".



E por que os indianos gostam tanto de ouro? Porque o ouro é um investimento, nunca perde seu valor além de ser uma forma de passar as riquezas de geração a geração. Aqui no Brasil a mãe repassa as joias à filha. Na Índia, as joias da sogra vão para a nora. Um dia quando eu conversava com meu marido fiz um comentário de alguma coisa que não me lembro o que era, mas me lembro muito bem da resposta dele quando eu disse: "vou guardar isso aqui para quando eu tiver uma filha" e ele respondeu "e para sua nora, você não vai guardar nada??"
www.thisismoney.co.uk

Quando os pais tem uma filha, desde pequena já começam a comprar e guardar para ela peças de ouro, como brincos, pulseiras, colares, para o dia do seu casamento porque além de garantir o respeito da família perante a sociedade, o ouro da noiva é o porto seguro num momento de dificuldade financeira, o ouro é tudo o que a mulher tem como garantia na vida.
www.ibtimes.co.uk

Eu me lembro de uma pesquisa que colocou os indianos em primeiro lugar no ranking mundial como as pessoas que mais guardam o dinheiro pensando no futuro (uma pena que não encontro o link assim que puder colocarei aqui).

Além de ser uma segurança para o futuro, eles acreditam que a joia traz benefícios terapêuticos para quem usa, os astros da pessoa agem em sintonia e a deusa da prosperidade fica feliz, assim a pessoa atrai cada vez mais. Dizem que dinheiro chama dinheiro.  Aqui no Ocidente as pessoas dizem que comprar roupas de marcas internacionais, bolsas, cintos, sapatos da moda é investimento porque são peças que duram anos. Na Índia, você não vê todo mundo com roupas de grife, mas no mínimo um brinco, colar ou anel de ouro. Confesso que antes eu não enxergava dessa maneira, mas do jeito que nosso país está comecei a pensar, num momento de crise o que vale mais: o ouro ou a bolsa?

Na cultura indiana o ouro é prosperidade material e espiritual porque o bolso fica feliz e os deuses também!




Leia mais aqui http://tabibitosoul.com/2015/07/30/os-indianos-e-o-ouro-uma-estoria-de-amor/

Abraços!

7 comentários:

  1. Olá querida starkaur, tudo bem? Engraçado, hoje estava lendo cadernos econômicos, e temas afins e me deparei com um tema voltado para a Economia da Índia, imediatamente me lembrei de você! Tirei uma foto, mas não sabia como enviá-la diretamente a você pelo instagram e agora, em casa, vim até aqui para anotar seu email... E vejo que você trouxe um assunto bem legal e, de certa forma, voltado para economia indiana!
    beijo
    Ps. vou te enviar por email
    Aminah/Vandira
    www.farhandiary.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aminah!! Tudo bem e você?
      Que legal! Vou lá olhar o e-mail!! É verdade, nem percebi que de certa forma o que escrevi teve algo a ver a economia indiana!
      Beijos!!!

      Excluir
    2. Pois amiga, pensei que de repente te inspire a um Post falando diretamente da economia do país. Eu acho o tema super interessante e pelo pouco que li será algo muito importante e afetará diretamente a vida dos indianos!
      Beijo

      Excluir
  2. Mulheeeeeeeer eu quero e muito ouro!!! E vc falou tudo, esse negocio de bolsas, roupas e etc nao se comparam jamais a ter uma bela economia feita por adquirir ouro! Beijo! Ps: estou precisando de conselhos e sei que vc esta casada ha um tempaoe tem experiencia em relacionamentos interculturais, por favor me da uma luz la no meu blog ok?

    ResponderExcluir
  3. Star querida, acredita que na minha família também pensam assim? Minhas avós, dos dois lados investem em ouro e passaram esse hábito para os meus pais que tem correntes, anéis, etc. Eu quero ter meu próprio acervo rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom falar sobre isso porque desde que eu me entendo por gente minha mãe compra jóias de ouro ela nunca usava bijuterias desde que ela teve um noivo rico que só presenteava com jóias de ouro e pedras preciosas daí ela aprendeu a enchergar a jóia como investimento o que foi muito bom pois uma vez ela precisou penhorar algumas joías e o ouro tem muito valor nos ajudou muito...isso não é só na índia assim como casar e viver com a família da sogra no Brasil acontece muito...

    ResponderExcluir