quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Está chegando Karva Chauth 2015 (30 de outubro)

Na sexta-feira dia 30 de outubro será celebrado o Karva Chauth que é um dia de jejum que as mulheres fazem para seus maridos.

Hoje as mulheres estão ansiosas se preparando e fazendo henna nas mãos para celebrar amanhã.






Se você quiser saber como foi meu primeiro Karva Chauth 2013

 Como foi o  Karva Chauth 2014



Encontrei uma página que explica bastante coisa aqui: http://www.indiacelebrating.com/festivals/karwa-chauth/ 


3 comentários:

  1. Eu lendo sobre esse ritual e vi também em um filme a encenação da lenda que deu origem ao jejum e me veio em mente algo que me soou lógico, considerando q este é um ritual hindu, dentro do hinduismo existia um motivo óbvio para que as mulheres desejassem saúde e vida longa ao marido, acredito q esse jejum seja um ritual para garantir a própria existência, pois não são as viúvas hindus que no passado eram sacrificadas após a morte do marido? Faz tempo q li isso, acho q eram enterradas vivas ne!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade os maridos quando faleciam eram cremados e as viúvas eram queimadas junto do marido, ou porque elas sabiam que a vida sem o marido seria um grande sofrimento ou porque a família do marido forçava a viúva a fazer isso porque ninguém queria mais uma boca para sustentar. Muitos diziam às viúvas que essa era a prova de amor ao marido.

      Eu acredito que esse ritual tem a ver com o fato de o marido ser o provedor do lar, pois como a maioria das mulheres deixam de trabalham quando se casam, dependem do marido por isso desejam vida longa a ele. O jejum é uma forma de mostrar como o marido é importante para a mulher indiana e como a mulher depende dele, pois é ele que trabalha, sustenta a família e coloca comida dentro de casa. Por isso quem quebra o jejum da esposa é o marido porque ele é o provedor e sem marido a vida de muitas mulheres é muito difícil.

      Excluir
  2. Éh verdade. A mulher sempre sendo desmerecida, em pensar que muitas hj em dia acabam sendo mais capaz q muito homem e muitas até os sustentam.

    ResponderExcluir