terça-feira, 3 de novembro de 2015

A primeira impressão é a que fica?

Ontem uns amigos convidaram meu esposo e eu para tomar um café e bater papo numa padaria aqui perto de casa. Chegando lá nos deparamos com mais pessoas na mesa que nos foram apresentadas.

Conversa vai, conversa vem, tudo estava normal, e sempre aquela curiosidade de saber um pouco mais sobre a Índia e como nos conhecemos até que veio o primeiro comentário, daqueles que você não sabe se a pessoa quer ser engraçada ou está tirando uma com a sua cara.
Um homem maduro lá pelos seus 40 e poucos anos, casado, o tipo de pessoa que você espera o mínimo de bom senso, vira para meu esposo e pergunta " e você deu uma vaca para ela ?". Nossos amigos que já tiveram a oportunidade de viajar para a Índia, tem um respeito muito grande pela cultura e não fazem parte desse rol de piadistas, ficaram com cara de paisagem sem entender "a piada" estranhando a pergunta, meu esposo entendeu menos ainda até que nosso amigo perguntou ao homem "como assim, você quer saber se ele deu uma vaca para ela?"  e o homem respondeu dando risada "ué, não tem que dar uma vaca quando casa?"


Depois disso a pessoa falou do dote dando risada (como se no Brasil isso nunca tivesse existido). A nossa reação foi a mais natural possível  mas confesso que não gostei, não me senti confortável. Mesmo assim pensei em dar uma segunda chance e não julgar a pessoa por isso, talvez ele não imaginasse a má impressão que essa "brincadeira" poderia causar mas não posso mentir que isso me incomodou. Pode ser que no futuro isso seja irrelevante, mas com pessoas assim eu acabo ficando na defensiva.

Sei que na visão de alguns estou pegando pesado e me importando por tão pouco, mas por que  pessoas que nem te conhecem insistem em fazer piadas, dar risada e desrespeitar uma crença, cultura ou religião? 

Eu acho deselegante fazer piadas sobre aqueles que acabamos de conhecer afinal não sabemos a impressão que isso pode causar. 

Tem gente que perde a oportunidade de ficar quieto.


Abraços!


10 comentários:

  1. Eu tb já ouvi muito clichê. Acontece igual na India, qdo falam do Brasil. Eu nem deou bolo. É ignorancia, no sentido da palavra mesmo: nao saber, nao ter informacao. Ser mal informado.
    Agora eu ja aprendi. Respondo a pergunta da pessoa como se a pergunta fosse seria. Se era para ser piada, a pessoa fica com a cara la no chao, porque eu levei a serio. Tipo: no seu caso eu teria dito "Nao, ele nao me deu uma vaca". "Nao é desta forma que funciona, mas assim assim assado...." ... Com a cara mais seria do mundo tens que responder a essas bobagens. Experimente. Vais ver como é interessante . hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo conselho, Bettina!! É bom poder conversar sobre essas coisas e trocar ideias. Muitas vezes não consigo driblar essas situações..na próxima vez que acontecer algo desse tipo fazer como você disse hehhee
      Beijos!

      Excluir
  2. É bem complicado tentar fazer piada com estrangeiros e uma cultura estranha, pois piada por mais engraçada que seja só tem graça se todos entendem, e a desse ai foi tão tosca que nem brasileiro deve ter entendido, eu não entendi haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha verdade! Pois nem eu entendi!!! Fiquei com cara de paisagem, ofendida e pensando se ele estava falando sério ou brincando! Você está certíssima.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Star, este caso foi realmente pura ignorância em relação à cultura de outro país, aliada a um piadista sem noção.
    Não somos obrigados a conhecer outras culturas, mas devemos respeito à todas. Faltou bom senso, é claro, mas é o tipo de pessoa que não vale à pena ficar chateada, pois o mundinho dele deve ser bem pequeno e como disse a leitora Bettina, o melhor mesmo é responder com a maior seriedade, assim ele acaba encerrando a piada...
    No post de hoje lá no meu blog eu escrevi sobre o chai e citei você.
    Beijos,
    Ana
    Viagens e Beleza
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , confesso que me ofendi. Sabe quando a pessoa faz aquela cara de idiota e você não sabe se leva a sério ou na brincadeira? Fiquei numa saia justa, mas na próxima vez serei mais firme e se me sentir ofendida deixarei claro e farei como a Bettina disse, é difícil reagir nessas horas mas acho que agora já estou mais preparada.
      Obrigada pelos conselhos.
      Beijos

      Excluir
  4. Star e incrivel mesmo essa informalidade brasileira, meu pai e estrangeiro e meu love tambem, eu faco muito igual a Bettina comentou, por mais idiota que seja a pergunta eu logo em seguida digo ( fazendo cara de quem comeu e nao gostou ) ahhhhh vc estava tentando ser engracado ( enfase no TENTANDO edou um sorrisinho kkkk ) e coloco uma cara de paisagem. A pessoa fica logo sem graca e o mau comportamento nao se repete kkkkkkk.
    Sinto muito que vc tenha passado por isso! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bella! É assim mesmo que agirei se alguém quiser bancar o engraçadinho novamente. Obrigada pelos conselhos.
      Beijos

      Excluir
  5. Sei muito bem como é isso, Star! Muitas pessoas, principalmente as mais próximas, ficavam comentando: " Como o homem bomba vai? " "Ele te trocou por quantos camelos?" e isso me irritava bastante, quando eu estava noiva do Ibrahim. Muitas pessoas não têm o hábito de procurar saber, de pesquisar como é aquela cultura e acabam sendo "ignorantes", levando pro lado do sarcasmo. Beijos, Star!
    Laísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E o pior é que não sei quando é piada ou quando é ignorância. Acho que as duas coisas, viu!
      Difícil situação. Também já ouvi essas coisas.
      Beijos

      Excluir