quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Apropriação ou admiração?

Vocês já perceberam o número de cantores que fazem seus vídeos inspirados na Índia? Esses vídeos geram controvérsias porque geralmente as músicas não tem a ver com a cultura indiana, então para a comunidade conservadora  não há o que justifique uma cantora ocidental se vestir de indiana (bindi, henna nas mãos, saris etc) para cantar músicas americanas. Por outro lado, alguns indianos se orgulham e agradecem o reconhecimento. A maioria das celebridades já precisaram se desculpar um dia ou dar explicações a respeito do uso de acessórios indianos em seus vídeos para lá de sensuais. 

Coldplay ft. Beyonce - Hymn For The Weekend

Iggy Azalea - Bounce

Shakira - 


Madonna  - Vogue


Selena Gomez - Come & Get It

Existe uma linha tênue que dificulta identificar o que é "apropriação" e o que é admiração de uma cultura, mas se tratando de música, arte e dança só posso dizer que não fazem nada de diferente de Bollywood que sempre contrata estrangeiras para o corpo de baile dos filmes. 

O que você acha desse vídeo? 


Abraços!

4 comentários:

  1. Oiii sou nova aqui no blog. Mas quero agradecer por cria-lo,estou lendo a uma semana e já me encantei pela escrita e pela cultura. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Seja bem vida!
      Muito obrigada! Fiquei feliz por saber que está gostando do blog!
      Beijos!!

      Excluir
  2. É realmente complicado, hoje em dia cada vez mais é complicado fazer o que quer que seja. Há quem ache que tudo é apropriação cultural, há quem ache que nao se deve vestir as meninas de rosa... enfim. Eu acho que desde que não se seja ofensivo não há problema alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. As pessoas sempre arrumam motivos para discórdias. Tornam coisas que não são ofensivas em ofensivas e o caminho para o entendimento não é esse. Acho que isso gera mais rivalidade entre as pessoas.

      Excluir