segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Não tem Festival das Luzes no Brasil


A festa das luzes está próxima, a Índia está se preparando para celebrar o Diwali , nas redes sociais só se fala nisso, indianas que moram nos States e outros países colocam fotos das roupas, maquiagens, a cidade toda iluminada. As gringas casadas com indianos também só falam nisso, vestem suas melhores roupas, comem, dançam... e eu aqui procurando algum lugar em São Paulo que comemore o Diwali.

Eu gostaria muito de poder celebrar o Diwali aqui na minha cidade, mas ninguém fala sobre isso, ninguém sabe nada sobre isso. Um lugar ou outro até tenta celebrar o Diwali mas ainda assim é difícil encontrar.

Não poder celebrar o Diwali é como passar o Natal e Ano Novo em branco.

Poxa até o Obama festeja o Diwali e declara feriado!






Veja como o Diwali é celebrado fora da Índia:


Londres

Sydney Opera House celebra o Diwali








Abraços!!

5 comentários:

  1. O Star,
    Só imagino o quão lindo não deve ser o Diwali. Os indianos já gostam de cores e brilhos no dia a dia, imagine num festival! Gostaria muito de estar na India agora.
    Na minha cidade os indianos são raros, então esse festival não é nem comentado por aqui.
    Vou me contentar e ver as fotos pela internet.
    Beijos,
    Ana,Viagens e Beleza
    Facebook

    ResponderExcluir
  2. Olá Star Kaur,
    Também gostaria muito de poder comemorar o Diwali, mas infelizmente aqui no Brasil é muito difícil encontrar cidades que celebram as festividades Indianas. Porém acredito que possamos fazer algo mesmo quem somente em nossas casas... Aqui onde eu moro, nem mesmo o Halloween é muito comentado, no entanto eu o comemorei com familiares de um modo simples, porém muito gostoso, e espero conseguir fazer o mesmo com o Diwali, e passar um pouco dessa cultura linda dos Indianos aos meus filhos.... Happy Diwali *-*

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Hahaha eu estou rindo não porque a situação seja engraçada (é chato, na verdade), mas porque sei como você se sente. Ainda hoje fiz uma pesquisa sobre receitas legais para fazer no Diwali e encontrei vários snacks ótimos, mas aí vem a outra luta: como encontrar todos os ingredientes? Isso porque estou em São Paulo e, teoricamente, aqui tem de tudo rs. Bem, tente celebrar o Diwali com a sua família de forma mais modesta, talvez, mas não menos significativa. Farei o mesmo em casa (pelo menos algumas luzinhas eu hei de acender). Um dia espero participar das comemorações na Índia (!), mas enquanto isso não acontece, nada nos impede que incorporemos o espírito festivo e iluminado (hehe) do festival. Tuhanu diwali diyan boht boht vadhaiyan hon, Star Kaur! Desejo a você um excelente Diwali com muita Prosperidade, amor e saúde para você e sua família =)

    ResponderExcluir
  5. Vocês sabem que se quiserem realizar algum evento, vocês podem organizar e apresentar o projeto junto a prefeitura, que poderá liberar o uso de uma praça ou parque para vocês, sem custeios e com autorização junto ao Ministério da Cultura e Turismo. Similar as feiras de comida italiana ou apresentações do teatro/desfile chinês ou mesmo os shows golpel com entrada franca e outros eventos gratuitos. Mas, por ser um evento de uma cultura distinta que nem eu conheço para saber o que ocorre, vocês teriam que se organizar e dizer o que ocorreria no local, para mostrar que seria seguro para o restante da população, nada que infrinja a lei e coisas assim do tipo. E assim, vocês poderiam comemorar e ter em veículos de comunicação o local e horário todos definidos para tal evento. Claro, que os custos com decoração seriam dos organizadores, mas creio que tirando isso, vocês poderiam firmar parcerias com restaurantes especializados e outros serviços como escolas de yoga e lojas de roupa indiana. Uma ideia para você.


    Até!

    ResponderExcluir