terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Qual a proposta do blog?

Quem acompanha o blog há algum tempo, provavelmente sabe como tudo começou, mas sempre temos novos leitores. Meu relacionamento começou virtualmente, e após 3 anos meu marido veio para o Brasil. Desde então eu abri o Café com Chai para escrever sobre o universo indiano, curiosidades, relacionamento virtual, adaptação e vida no Brasil afinal um indiano também tem choque cultural quando vem viver no Brasil e até aquele momento não tinha encontrado na internet nada parecido.

Escolhi o nome Café com Chai porque são duas palavras que representam muito bem as duas culturas. Chai significa o famoso chá indiano. Café é a bebida brasileira.

Além disso, vi que poucos brasileiros conhecem o Norte da Índia e sua rica culinária, a religião Sikh, os indianos do Estado do Punjab, o que me fez ir mais além e também mostrar parte de uma cultura ainda desconhecida para nós brasileiros.  

Eu não moro na Índia, mas vivo a cultura indiana no Brasil.  Então, imagine um blog ao contrário:  a brasileira não foi morar na Índia mas o indiano que veio para o Brasil, precisou se adaptar, aprender novo idioma, fazer novas amizades, novo emprego  etc.
Isso me fez entender que nossa casa é metade indiana e metade brasileira, eu aprendi que para viver em harmonia seria  necessário me adaptar à cultura de meu marido e ele à minha. 

Também gosto de alertar sobre os riscos de uma aventura virtual (qualquer nacionalidade) porque não tenho a intenção de encorajar nem iludir ninguém.  Não encorajo nenhuma brasileira a fazer loucuras pois eu sei  como é quando uma pessoa abre mão de tudo para viver em outro país.

Não escrevo como tudo é perfeito, como sou forte, que sei tudo sobre a Índia. Ao contrário, tenho minhas fraquezas e sobre a Índia não sei nada além do que uma pessoa casada com um indiano saberia.

Tudo o que descobrimos (eu e vocês leitores) aqui no blog fazemos juntos, pois tudo o que é novo para mim gosto de dividir e deixar registrado. Não estou escrevendo para profissionais, mochileiros ou agências,  mas para gente como eu, que gosta de trocar informações sobre a cultura oriental, bater um papo descontraído, informal, sem estereótipos. 

Eu tento fazer do blog um lugar aconchegante, onde você pode tomar seu café ou seu chai e viajar por alguns minutos para a Índia, lá no Oriente, sem histórias de Aladdin ou tapetes voadores mas com os pés bem firmes no chão, em solo brasileiro.



Abraços! 

10 comentários:

  1. Muito bom o seu blogue! Sou portuguesa, estou num relacionamento com um indiano do punjab e o seu blogue tem me dado muita informação.
    Obrigada, Star! Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Muito obrigada!! Felicidades a vocês!! Beijos

      Excluir
  2. Oi Star, o seu blog é maravilhoso, informativo, real, mas sem ser pesado.
    Acompanho o Café com Chai antes mesmo de imaginar que um dia eu conheceria a India e iria me encantar com ela (acho que era premonição, hehe...).
    Parabéns pela sua dedicação e pelo excelente conteúdo do blog.
    Beijinhos,
    Ana
    Viagens e Beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida Ana!! Acho que é premonição mesmo! e veja como é a vida, hoje temos tantos assuntos em comum, que essa amizade floresça a cada dia e continue sempre bela! Beijos!!

      Excluir
  3. Não consigo enviar e-mail pra você :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, tem certeza que escreveu direitinho? O e-mail está normal cafecomchai@hotmail.com

      Excluir
  4. Eu sou portuguesa casada com um Paquistanes. Apesar da religiao ser diferente a cultura parece-se um pouco. Comida, vestuario etc
    Independentemente disso adoro seu blog e sigo-o ja faz muito tempo.
    😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Erica!! Os paquistaneses são bem parecidos com os indianos punjabi no vestuário e culinária!! Fico feliz que esteja acompanhando o blog!
      Beijos

      Excluir
  5. Star seu blog é maravilhoso é uma viajem a índia em especial ter você como guia adoro visita ló. Principalmente conhecer mais sobre o Sikismo os Sikhs e toda cultura do Punjab.S2
    Bjs,amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elis!!
      Fiquei muito feliz com seu comentário!!
      Obrigada amiga
      Beijos!

      Excluir