quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Adaptação fácil?

Quem pensa que a fase da adaptação já acabou está muito enganado. Não existe regra como um mês, um ano, dois...isso vai de cada pessoa. Dessa vez não quero falar sobre dificuldades de arrumar trabalho por aqui. Quero falar de coisas do dia a dia, costumes..

Não quero fazer com que muitas mulheres tomem decisões precipitadas. Casamento entre diferentes culturas não é fácil. Eu sou feliz mas precisei ter muita paciência para chegar até aqui. Um dia eu e meu marido chegamos a essa conclusão, o porquê de muitas famílias não aceitarem uma "miscigenação". Sabe aquela história de que os mais velhos tem razão? Isso mesmo.

Tem gente que adora jogar confete e serpentina, mostrar muito glamour, me desculpem mas não acredito. Quem diz que a adaptação aqui é muito fácil e tranquila, não existem problemas culturais, nenhum tipo de conflito não acredito.

Tem horas que meu marido é o homem mais moderno do mundo, inclusive uso biquíni na praia tranquilamente, nunca imaginei que esse dia chegaria (estou devendo um post sobre a primeira viagem para a praia). Tem horas que ele é tão machista que até minha sogra se torna mais moderna do que ele, inclusive é ela quem faz ele ser mais compreensivo explicando que tem coisas que são da minha cultura. No começo enfrentei muitos problemas com roupa.

Eu não tenho nenhum problema com a cultura indiana, mas ele enfrentou muitos problemas porque aqui tudo é oposto daquilo que ele viveu na Índia. Aqui mulher e homem se beijam no rosto, se abraçam na rua mesmo não sendo namorados, grupos de garotas bebem e fumam junto com rapazes, travestis pelados nas esquinas, casais que trocam de parceiros frequentemente, mães que cuidam dos filhos sozinhas porque o pai não quer assumir, meninas de 15 anos que namoram, crianças que já usam aparelhos celulares e todo o tipo de eletrônicos..tanta coisa..não estou dizendo coisas negativas daqui, mas é tudo o que ele não via na região dele. Imagine a situação.

Outro dia saímos para curtir um MPB na Vila Madalena e uma garota estava beijando um rapaz...15 minutos depois ela estava beijando outro. Depois uma garota que estava do nosso lado chegou num cara e do nada começaram a se agarrar, depois cada um foi para um lado. Ele entrou em choque.."olha ela está com outro!". Eu morri de vergonha porque essas coisas eu também não concordo, mas aí ele pensou que isso é cultural, achou que todo mundo faz isso normalmente, então ele achou que no meu passado eu fazia isso também. Gente, tem coisas que são complicadas, vivemos numa cidade muito grande então tem de tudo. Percebi que algum momento ele se sentiu um peixe que vivia num aquário e de repente conheceu o oceano. Ele já viajou antes, não estou falando de um homem que nunca saiu da Índia, mas a diferença cultural foi gritante ao morar em outro país.

As pessoas não vieram de uma fôrma de bolo mas eu quero deixar claro que não é tão fácil quanto parece. Meu marido e eu brincamos ao dizer que as pessoas na rua pensam que somos o casal perfeito mas nem imaginam os nossos conflitos rsrs

Os blogs influenciam muito, as histórias ganham destaque. Por isso eu também mostro o outro lado da moeda. As pessoas querem mesmo é aprender sobre uma cultura diferente e conhecer os prós e contras. A minha felicidade eu divido com meu marido. Não é gostoso a gente dividir a nossa felicidade com quem nos ama? Mas as dificuldades devem ser ditas. Tenho uma amiga que vai se casar e meu marido me orientou a conversar com ela e explicar tudo sem enfeitar nada, sem vida de cinderella porque ele sabe que não é fácil.

Não acredito que tudo seja tão simples. Brasileiro que vai morar em outro país também tem que se virar nos 30 para não surtar com problemas culturais então porque com um estrangeiro vivendo no Brasil seria diferente? Quem diz que tudo é simples ou perfeito só penso uma coisa: Ou a pessoa mente para ela mesma ou vive um conto de fadas virtual.

Você que está embarcando nessa viagem não se deixe levar pelas ilusões. Casamento entre diferentes culturas é coisa séria e exige muito de você.



Beijos


17 comentários:

  1. Gostei de seu post, Star! Mas eu acredito que haja casais multiculturais que não enfrentam tantas problemas, como alguns poucos que conheço pessoalmente.

    Também acho que personalidade é algo que influi muito mais no relacionamento do que diferença cultural, é o que creio que seja o meu caso. Eu e o marido somos duas pimentas ardidas, então já viu kkkkkk

    Mas de maneira geral não posso deixar de concordar com vc, ainda que não seja o meu caso especificamente, diferenças culturais têm um peso considerável!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, com certeza a personalidade influi muito. Sempre vi pessoas se basearem na cultura e religião antes de formarem um relacionamento sólido mas esquecem que o que vai ditar as regras realmente é a personalidade. Muito bem colocado!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Sat Sri Akal Star JI

    E isso tudo que falaste no post, eu também vejo que muitas meninas são iludidas pelos "príncipes", eles fazem-se de modernos, que aceitam tudo porque na verdade estão só a usá-las para obter o visto porque se as amassem de verdade nao iriam permitir muita coisa. Isto o meu marido disse-me logo no inicio. Se não fosse importante para ele, ele nao se importaria se tivesse amigos homens ou bebesse, mas sou a mulher dele, a sua jaan... Entao nem pensar! Além de personalidades compatíveis e preciso saber lidar para se puder ter harmonia.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, meu marido disse a mesma coisa no início! Ele fala que se estivesse comigo para obter visto ou passar o tempo ele não se importaria com nada como ter amigos homens, beber, vestir roupas curtas, etc Ele fala que se importa com algumas coisas porque realmente me vê como esposa dele.
      Beijos!!

      Excluir
  3. ... estou aqui, lendo seu blog sempre que posso .... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Que bom te ver por aqui, você sumiu..Beijos!!

      Excluir
  4. Eu nao enfrento esses problemas, mas cada relacao é diferente e tem sua diversidade, nao é mesmo ? Essa é a graça da vida, a multiDIVERSIDADE. Multi Kulti como dizem aqui na Alemanha :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... no meu caso viver em uma cidade como São Paulo não foi muito fácil no início. Acho que se eu morasse em alguma cidade pequena do interior o choque cultural não teria sido tão intenso.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Olha amigas eu acredito que é complicadíssimo, eu ja me envolvi com alguém de outra cultura totalmente diferente da minha durante 4 anos e no final não deu certo, isso porque ele nem nascido nos países árabes era. Hoje eu vejo com mais clareza e vejo que realmente seria muito conflituoso casos que dão certo pra mim é a exceção da exceção. Mas só quem passa pela situação pra saber mesmo né, dizer algo assim para alguém cega de paixão é dar murros em ponta de faca, é dizer pra adolescente que é cedo dimais pra namorar, maaaaassss mesmo assim fica dica ;) .

    Bjaummmmm força ai amiga !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mencionou um ponto importante, muitas vezes a pessoa nem precisa nascer no país para carregar determinada cultura pois a convivência familiar tem um peso importante nessa hora. Também vejo os casos que dão certo são exceção. Eu vi de perto momentos difíceis que duas amigas minhas passaram com homens de diferentes culturas, uma casada com americano morando nos EUA e outra namorava um indiano aqui no Brasil...
      Beijos!!

      Excluir
  6. Oi, Star!Após ler este post, não pude deixar de comentar! Acho que não só o fato do esposo ter sido nascido e criado na Índia, mas também, acho que depende muito do local onde ele nasceu. Aqui em Mumbai, por exemplo, até eu fico escandalizada com algumas roupas e comportamentos da mulherada. Imagino o choque dos meus sogros quando eles fizerem sua 1a visita à Mumbai!!Se minha sogra não gosta nem de mulher que usa calça jeans, imagine só quando ela chegar e ver os shortinhos e minisaias de Mumbai!! Em relação ao dia-a-dia de casada, tem vezes que eu dou graças a Deus por ter me casado com um indiano conservador do Norte da Índia, porque bate bem com minha personalidade, mas tem outras, quando ele faz uns comentários machistas, que eu surto! Enfim, nada é perfeito, mas quando ambos têm um objetivo, um vai polindo o outro até as coisas ficarem mais tranquilas. E, por favor, não deixe de contar a estória da 1a ida à praia!Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! O fato de meu esposo ter nascido em uma cidade pequena do norte da Índia realmente fez uma diferença muito grande. O mundo dele era apenas a Índia, só música indiana, mulheres de punjabi suit, notícias indianas e por aí vai.. Ele sempre disse que Delhi e Mumbai é como São Paulo, que as mulheres usam saia curta, jeans..eu só acreditei porque uma vez ele trouxe umas roupas da Índia que eu nunca imaginei ver mulheres indianas usando como vestido curto, blusa de alcinha, saia curta.. mas quando ele viu de perto o que é VIVER em cidade grande acho que ele surtou rs porque até então ele era só um turista, mas quando passou a viver aqui a ficha caiu. Eu também dou graças a Deus por ter um marido conservador, que me passa confiança pelos valores morais, coisa difícil de se encontrar hoje em dia mas quando eles misturam esse conservadorismo todo com um mundo louco..nem a gente entende rs Pode deixar que vou contar a estória sim!! Grande abraço!

      Excluir
  7. Isso eh verdade (desculpe pela falta de acentuacao)!
    Os indianos mesmo que ja sejam viajados e conhecam outras culturas, eles nunca "aceitarao" a nossa cultura na boa.
    Sou casada com um indiano a 4 meses :), mas estamos morando no Japao. Ele ainda nao vivenciou a nossa cultura brasileira, mas ele sabe como eh, e ja houveram muitas discussoes sobre isso. Eles nao aceitam e ponto! rs
    Nos brasileiras somos mais maleaveis referente a "diferencas", pelo menos eu acho! rs
    Mesmo que eles digam que sao mente aberta, eles nao sao, nao adianta, vao defender e comparar com a cultura deles uma hora ou outra.

    Star, o seu tb eh assim?Defende a cultura indiana e a India com unha e dentes como se fosse o pais mais perfeito do mundo? rsrsr

    Bjus...
    Otimo post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, eu também acho que nós brasileiras somos mais maleáveis. Acho que nós crescemos no meio de portugueses, italianos, japoneses, chineses, gregos, turcos e por aí vai..temos uma imensidão de culturas agregadas. Mas para quem vive em uma cultura "fechada" como a indiana, por exemplo, tudo fica mais intenso principalmente as diferenças.

      Eles não aceitam e ponto. Eles podem até fingir fechar os olhos para muita coisa mas não aceitam e uma hora ou outra criticam.

      Esse negócio de mente aberta também não funciona. Eu sempre gostei de mencionar isso no blog. Os indianos podem morar fora da Índia, podem viajar muito, e está cheio de indiano usando roupa cara de marcas famosas ocidentais como Gucci, Armani, FCUK e mais um monte de coisa e com isso muita mulher pensa que o cara é super moderno. Mas a cabeça não muda, uma hora ou outra vai dizer que a cultura dele sempre é melhor do que a nossa.

      O meu marido é assim, no início foi um sufoco, tudo a Índia era melhor, as esposas indianas eram o exemplo para o mundo, a cultura indiana era a melhor e defendia tudo com unhas e dentes..mas com o tempo as comparações foram diminuindo a partir do momento que ele começou a se acostumar com as diferenças. Hoje vejo que não vale a pena discutir por isso. Deixe ele falar sobre o país dele, acho que isso acontece com qualquer um que vive fora do país, com o tempo isso melhora, você vai ver!
      Beijos!!

      Excluir
  8. Oi de novo :) eu concordo sim, mas no meu caso depois de termos vivido na Inglaterra quando chegamos a India o meu marido passou a ver com diferentes olhos. Já nao era tudo tão maravilhosos como ele falava e achava. Pois quando estão aqui acham tudo normal, claro, quando estão fora tem saudades e acham que a terrinha deles e que e a melhor mas depois regressar e ter que voltar a viver num pais onde nao há sistema para nada depois de ter vivido em sítios "fáceis" faz com que a opinião mude :) Agora só fala bem do exterior e nao de amizades com Indianos! Aprendeu ( aprendemos ) uma grande lição. WAHEGURU JI

    ResponderExcluir
  9. heheh verdade!! Depois de um ano morando no Brasil meu marido foi visitar a família na Índia e depois de uns dias disse pelo skype que queria voltar para o Brasil, que a vida lá na Índia estava sem graça, as coisas não eram do mesmo jeito etc. Então ele voltou para o Brasil mais preparado. Acho que ele também aprendeu.
    Waheguru ji

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do seu blog, parabens. Sou casada com um indiano que tbem é assim, as vezes bem moderno e as vezes minha sogra é mais rsrsrsrs. O biquini ele também nem ligou mas as meninas novas cada dia com um namorado diferente ou de agarramento pela rua ele acho o fim (eu tbém rsrsrs). Bom saber que o respeito, até mais do que o amor, faz com que as pessoas convivam em paz. Sat Sri akal. Beijos, Maharani Vrinda Devi dd

    ResponderExcluir