segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Óleo de Jasmim

Jasmim (Jasmine vem da palavra persa Yasmin) é uma flor muito usada pelas indianas para enfeitar e perfumar os cabelos. As mulheres da Índia e Oriente Médio apreciam muito a fragrância do jasmim além de usarem em incensos, óleos, perfumes, rituais religiosos, guirlandas de casamento, chá. A flor faz parte principalmente dos enfeites das mulheres do sul da Índia.



Alguns dos países produtores de óleo essencial de jasmim são a Índia, Egito, China e Marrocos.

O óleo de Jasmim é caro devido o grande número de flores necessárias para produzirem uma pequena quantidade de óleo. Dizem que um quinto de óleo é extraído de 10 mil a 15 mil flores. Por isso ele  é diluído e assim rende mais e seu preço se torna mais acessível. As flores têm de ser recolhidas à noite porque o cheiro de jasmim é mais poderoso ao anoitecer. As flores são colocadas em panos de algodão embebidos em outros óleos por vários dias e, em seguida, são extraídos com a verdadeira essência do jasmim. 


A fragrância tem propriedades relaxantes, alivia tensões, motivos deram ao aroma o título de afrodisíaco. 

 Existem aproximadamente 200 espécies, e apenas uma é nativa da Europa. As flores são nativas de regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África e Austrália.O centro de diversidade está no Sul e Sudeste da Ásia.




Um dos perfumes mais inspiradores da poesia indiana e árabe.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu amoo! Já usou o óleo de jasmin dabur?? Muito bom, uso no cabelo antes de lavar. Se eu estivesse na Índia usaria sempre..hehe

      Excluir
    2. Nunca experimentei, só dois da Vatika, um de amêndoas que estou a usar agora e o outro era o de coconut. Tambem usei um de coconut mas nao me lembro da marca, sei que era um boião azulão. Mas este era muito espesso e o cheiro fortíssimo! O meu Rambo passava o tempo a tentar lamber o meu cabelo!! :)
      Vou ver se encontro o de Jamim, beijo!

      Excluir