terça-feira, 15 de abril de 2014

Gestos indianos

São 3 que mais chamam a atenção:

Tocar as próprias orelhas: os indianos pedem perdão ou desculpas tocando de leve as próprias orelhas. Isso simboliza o velho puxão de orelhas que muitas crianças levavam dos pais e da professora.

Balançar a cabeça: Esse gesto deixa muitos ocidentais confusos porque não dá pra saber se o indiano está dizendo sim ou não. Geralmente eles fazem isso quando dizem "mais ou menos", "talvez", "pode ser".  Muita gente pensa que todos os indianos tem esse hábito mas não são todos que balançam a cabeça. Os punjabis que conheço, por exemplo, não fazem isso com tanta frequência. São os indianos do sul que em sua maioria balançam a cabeça o tempo todo.

Tocar os pés dos mais velhos: É uma forma de mostrar respeito. Os indianos tocam os pés de seus pais, idosos, professores, nobres ou líderes religiosos. Ao tocarmos os pés, a pessoa nos abençoa com um toque no corpo ou sobre nossa cabeça.
Tocar os pés de alguém é uma forma humilde de reconhecer a grandeza do outro.
 Eles dizem que quanto mais você é abençoado por alguém mais velho mais próspero será porque quando tocamos os pés com respeito, os bons pensamentos e desejos dos mais velhos criam vibrações positivas que fluirão em nossa vida.



Deixo um vídeo punjabi muito bonito como não achei foto para ilustrar o gesto de tocar as orelhas você  também pode conferir no vídeo em 1:45


Abraços!

11 comentários:

  1. Oi Star
    Gostaria de saber o que significa o gesto que aparece no clip Ghagra em 1:27
    http://www.youtube.com/watch?v=caoGNx1LF2Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Esse gesto eles fazem como se estivessem estalando os dedos para "quebrar" o mau olhado, mau agouro. Muitas vezes eles fazem quando elogiam alguém que está muito bonito, assim esse gesto "quebra" qualquer inveja e mau olhado que possa recair na pessoa que foi elogiada.

      Excluir
    2. Que bom saber disto! Estava procurando sobre este gesto (estudo a fronteira entre gestos e línguas de sinais). Grata pela explicação!

      Excluir
  2. Oi, meu nome é Luana, e eu sou do Paraná, de Curitiba, e eu e minha prima de sc somos muito fãs da Índia, tipo, temos inúmeros vídeos e musicas no celular, assistimos filmes Bollywoodianos e temos nossos atores e atrizes favoritos, e quando eu achei deu blog eu me apaixonei! Caramba, como é estar casada com um indiano? Nossa, deve ser muito legal! Eu tenho uma dúvida.... Tem um gesto indiano que a pessoa toca a testa de leve, saberia me dizer o que seria? Obg desde já, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida muito obrigada!!
      Pelo que tudo indica, esse gesto que você se refere é "salam" . Esse gesto é a forma que os muçulmanos se cumprimentam, como se estivessem dizendo "oi".

      Beijos

      Excluir
  3. Boa tarde acho lindo, o gesto de tocar os pés e adimiro muinto o sgnificado do gesto do gesto .

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde acho lindo, o gesto de tocar os pés e adimiro muinto o sgnificado do gesto do gesto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Realmente esse gesto é muito bonito . Me lembra o mesmo respeito que infelizmente caiu em desuso no Brasil onde a pessoa beija a mão do mais velho e encosta na testa pedindo benção .

      Excluir
  5. Olá! Eu gostaria de saber o que significa estender a mão um pouco perto do rosto para um indiano? Vejo muito isso em alguns clipes, como este: http://youtu.be/G9cXCnxabOY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Eu não consigo abrir esse link, voce pode me enviar o nome da música e os minutos que aparecem o gesto? Assim eu dou uma olhadinha no youtube.

      Excluir
  6. oi eu gostaria de saber oque siginifica o gesto feito neste clipe: https://www.youtube.com/watch?v=sIooFGRBZJY
    esfregar/sacudir a mão atras da cabeça ou sei oq ta acontecendo ai kkkk
    obrigado

    ResponderExcluir